ACESSIBILIDADE: Gestores públicos já têm Cartilha focada em Turismo Acessível (contém vídeo)

Publicação visa padronizar e descomplicar as ações dos prefeitos quanto ao segmento de turismo

A primeira ação de destaque por ocasião da abertura do 20º Salão São Paulo de Turismo, no dia 04 de outubro, foi o lançamento oficial da Cartilha de Turismo Acessível (Turismo sem Barreiras).

Os secretários Marcos da Costa (dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Roberto de Lucena (Turismo e Viagens) destacaram a importância desse material para o fortalecimento do atendimento a essa importante fatia de público.

Números recentes demonstram existir, no Brasil, um quadro a alcançar mais de 18 milhões de brasileiros com deficiência e, para estes, a atenção do gestor público não pode ser menor.

A Cartilha, em formato eletrônico destina-se à promoção da melhor e mais ampla inclusão de PCDs no trade turístico.

Esse é um primeiro produto específico, adaptado às demandas das pessoas com deficiência e a proposta das Pastas é conseguir a sensibilização de todos os setores da gestão pública municipal.

A capacitação dos diversos setores da municipalidade deve ser elemento imprescindível para a efetivação adequação das ações propostas na Cartilha.

O envolvimento dos setores da sociedade civil, da iniciativa privada, deve ser trabalhado de maneira assertiva e decisiva, pois o turismo acessível é um direito do cidadão e tende a gerar rentabilidade a quem cuidar de proporcionar condições para o acesso aos equipamentos e atrativos.

“Nesta cartilha trazemos orientações de como receber bem as pessoas com deficiência, atendendo suas necessidades, valorizando-as e acolhendo-as de maneira a tornar a atividade turística inclusiva e prazerosa”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

 

“A cartilha apresenta informações valiosas que podem auxiliar para uma experiência turística verdadeiramente inclusiva e é mais do que um simples manual: é um convite para a transformação. Todos os cidadãos, com e sem deficiência, têm o direito de explorar e desfrutar das maravilhas que nosso Estado tem a oferecer”, destacou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Acesse a Cartilha clicando aqui, para a versão em texto.

Para assistir ao vídeo abaixo, caso nossa web rádio esteja tocando, basta clicar no botão quadrado do player existente no topo da página.

Aqui você encontra um vídeo com descrição de imagem 

Texto: Marcos Ivan

 

Comentários