FILME: A Jornada dos Príncipes no MIS de Campinas

Eles se amaram e amaram mais o Brasil

O Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS exibirá no próximo dia 16 de setembro, às 19h30, o filme A Jornada dos Príncipes, com a presença do diretor Malcolm Forest.

O filme que teve sua estreia nacional pela rede de televisão da TV Cultura, no dia 7 de setembro último, com 100% de aprovação da audiência, relata a trajetória heroica de D. Pedro I e Dona Maria Leopoldina nas semanas que antecederam à proclamação da Independência Do Brasil.

“A música unia o casal, pois ambos eram excelentes musicistas, sendo D. Pedro também ótimo compositor. Eles passavam tardes e noites muito agradáveis, felizes, era um romance musical. Tentamos passar isto para o público, mostrando outro lado da Independência”, afirma o diretor, Malcolm Forest, que também é compositor de parte da trilha sonora. Obras originais de D. Pedro I em produção do diretor do filme, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, complementam a trilha sonora.

O filme faz parte de um projeto amplo que envolve música e exposições.

Após a exibição haverá um espaço de perguntas e respostas e roda de conversas sobre Música, a História, o período monárquico e a Independência do Brasil.

O Dr. Jorge Alves de Lima, presidente da Academia Campinense de Letras e a maior autoridade brasileira sobre o compositor Carlos Gomes, que foi patrocinado pelo imperador D. Pedro II, fará parte do debate.

Serviço

“A Jornada dos Príncipes”

Duração: 36 min.

Imagens em 4K

Trilha sonora: Obras musicais de D. Pedro I e do diretor e compositor Malcolm Forest.

Classificação: Programa Livre

Mais informações: sucessomdk@gmail.com / 11 99984-5016

Trailer: CLIQUE PARA VER

Links das plataformas para assistir “A Jornada dos Príncipes” por streaming:

Youtube Filmes, para alugar ou comprar: clique aqui

Prime Vídeo

Claro TV +

Apple TV

Microsoft BR

Sobre o Diretor Malcolm Forest

Compositor, cineasta, autor, historiador e ambientalista.

Nasceu em São Paulo e se formou em música, magna cum laude, pela Universidade da Califórnia em Los Angeles - UCLA. Doutor Honoris Causa em música pelas Faculdades Einstein. Estudou também cinema, tema pelo qual teve grande interesse, desde os seus 13 anos de idade.

Especializou-se em composição e orquestração. Estudou violão, canto, teoria, harmonia, contraponto e fraseologia musical com o Prof. Milton d’Agostino em São Paulo, discípulo da Prof. Sofia Melo Oliveira. Dedicou-se à composição de música popular internacional. Compôs o “Hino da Calçada da Fama” de Hollywood, o “Hino do Marco da Paz”.  Teve mais de 41 lançamentos em discos como compositor e cantor. Recebeu disco de ouro por expressivo sucesso. Compôs música para 8 novelas e trilhas de filmes.

Compôs três obras sinfônicas para o Concerto do Bicentenário da Independência do Brasil com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realizado em Brasília em 7 de junho de 2022, além de fazer a pesquisa histórica das composições de D. Pedro I e de seus contemporâneos para o Concerto. 

A obra “LIBERTAS BRASIL” (Malcolm Forest) - Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil” de D. Pedro I foi muito aplaudida, tendo como solista, o pianista Álvaro Siviero. Ela foi posteriormente gravada pela Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro e apresentada pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira sob regência do maestro Ten. Paulo Rezende, na cerimônia da chegada do Coração de D. Pedro I no Itamaraty, no dia 22 de agosto de 2022. Em dezembro, como consequência desta performance, a Orquestra recebeu do Itamaraty a condecoração “Ordem do Rio Branco”.

“LIBERTAS BRASIL” (Malcolm Forest) Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil” de D. Pedro I tem hoje um recorde de 14 apresentações sinfônicas no Brasil, só em 2022.

Cineasta

Malcolm Forest é cineasta. Produziu o premiado filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” (https://youtu.be/QRFt6HIcHp0) para o qual compôs e produziu a trilha sonora.

Realizou o filme “A Jornada dos Príncipes” subsidiado por emenda parlamentar federal. Ambos foram contratados e exibidos em rede nacional pela TV Cultura com excelente resultado de audiência em todo o Brasil.

Malcolm Forest é também historiador e Vice-Presidente da Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. É autor de livros, destacando-se sua contribuição de um capítulo sobre a música de D. Pedro, para o livro “D. Pedro I, entre o Voluntarismo e o Constitucionalismo”, obra comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil, “Aspectos de uma controvertida personalidade”, de José Theodoro Menck, lançado pela Câmara dos Deputados no dia 8 de setembro de 2022.

Pelo conjunto de sua obra recebeu prêmios como o Colar Guilherme de Almeida, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo que lhe foram outorgados pela Câmara Municipal de São Paulo.

Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 pelo seu trabalho voluntário de mais de 30 anos, em defesa das florestas brasileiras e do cinturão verde da cidade de São Paulo que se tornou, por sua ação, uma Reserva da Biosfera tombada, com status de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Copyright 2023 Malcolm Forest

Direitos reservados

Contato: 11 99984-5016

sucessomdk@gmail.com

................................................

Créditos fotográficos: MDKPress

 

Comentários