Conecte-se agora
acesse relogio

PINDA

URBANISMO: Área da 7 de Setembro (Pinda) ganha árvores no Dia do Meio Ambiente

Publicado

em

Antigo pátio de manobras da EFCB (hoje MRS), praça em construção ganha arborização a partir do dia 5 de junho (Divulgação)

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, irá promover um plantio de mudas na obra de reurbanização da Rua 7 de Setembro nesta terça-feira (5), às 10 horas. A data do plantio foi escolhida especialmente para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.

A obra passou pelo processo de abertura dos “berços” e pela adubagem, onde as “camas” já foram preparadas para abrigar 53 novas mudas de 16 espécies diferentes. Serão: babosa branca, pau ferro, resedá, cassia rosa, quaresmeira, ipê (rosa, roxo, branco e amarelo), jequitibá branco, mirindiba rosa, canafístola, falso barbatimão, cassia do nordeste, jacarandá mimoso, pau de rosas (rosedá BR).

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Fred Gama, o projeto paisagístico foi pensado especialmente nas necessidades do local, que terá a presença do público, por isso deve ser evitado os problemas de curto e longo prazo, como por exemplo, escolhendo espécies que não possuem espinhos, que não sejam tóxicas, que não produzam frutos que possam atingir as pessoas que frequentam o local, nem folhas escorregadias.

De acordo com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura, Marcela Franco, é importante pensar também em espécies que não possuam o geotropismo negativo, ou seja, a raiz exposta. “As árvores que foram retiradas estavam infiltrando no asfalto e como optamos por um piso intertravado, que é permeável, essas raízes gerariam transtornos, então optamos pelo plantio de plantas adequadas para o local”, explicou.

Os pontos positivos também foram estudados, como a sombra e a beleza das flores, além de priorizar espécies nativas da região e da flora nacional. “Estaremos utilizando a concepção de floresta urbana integrando a arborização  entre os elementos que compõem o espaço urbano, portanto, convertendo a praça em ecossistema natural e socialmente integrado”, ressaltou o diretor Fred.

A escolha de cada espécie foi levada em consideração não só pelo bem-estar do público que irá frequentar o local, mas também pela estrutura que a praça vai abrigar como, por exemplo, o estacionamento. A planta escolhida foi a espécie cassia do nordeste, de médio porte, que disponibiliza sombra para os carros, mas também facilita a visibilidade com entrada de luz, além de possuir belas flores amarelas.

As flores e os frutos irão atrair os pássaros, fortalecendo a flora e a fauna da região. “A pedido do prefeito, nós tomamos todos os cuidados para criar um equilíbrio harmônico, entre o ambiente e a população”, comentou o diretor de Meio Ambiente.

Doação de Mudas – Além do plantio de árvores, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura realiza, também, neste dia 5 de junho, a doação de mudas exóticas, ornamentais e frutíferas para a população, a partir das 7 horas, em sua sede, na rua Noel César Pires, s/nº, próximo à entrada para o bairro Maricá.

(Deptº Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

PINDA

GESTÃO PÚBLICA: 60 famílias recebem Certificados de Doação e “ganham liberdade” em Pinda

Publicado

em

RIcardo Piorino e Isael Domingues entregando um dos certificados a uma cidadã de Pindamonhangaba

Imaginem a cena: No ponto de ônibus, uma senhora de seus 65 anos de idade, abraçada a uma pasta de cartolina branca, com os olhos inundados de lágrimas.

O repórter, seguindo seu faro jornalístico, aborda educadamente a senhora e indaga se precisa de alguma ajuda.

Enxugando as lágrimas, Dona Maria (vamos chamá-la assim) ergue as mãos para o alto e diz, sorrindo: “a ajuda veio hoje, meu filho, e eu estou chorando de felicidade”…

Essa mesma senhora estava no auditório da Prefeitura, minutos antes, ao lado de mais um tanto de pessoas, convidadas para participarem de um ato que ficará marcado para todo o sempre em sua história.

Dona Maria, e todos os outros, acabavam de receber o tão sonhado e reclamado “Certificado de Doação”, documento indispensável para a regularização de suas moradias, em diversos bairros da cidade.

“Meu filho, a espera foi de 20 anos! Durante todo esse tempo só vivemos de promessa e enrolação! Agora, felizmente, temos nosso direito respeitado. E com assinatura do senhor prefeito”, disse aquela munícipe, afirmando – ainda – que tem, agora, a garantia de poder morar em paz, na sua casa, ao lado da única companhia, que é sua filha.

Parte dos munícipes contemplados com o Certificado de Doação, documento indispensável para a posse definitiva de suas moradias.

As ações de Regularização Fundiária, desenvolvidas pela Administração Pública, contemplaram, neste evento, 60 famílias residentes em imóveis até então carentes de documentação e legalização.

O prefeito Isael Domingues, em fala aos contemplados, destacou ser – a entrega dos Certificados de Doação – a liberdade para todos. “Parabéns a todos que estão tendo, agora, mais segurança com os seus imóveis. Nós não queremos ninguém refém, no futuro, do encabrestamento. Quando eu falo isso eu falo da questão política. […] Isso é de vocês, está com vocês. Liberdade, essa é a palavra, para vocês terem a opinião que quiserem ter, na condição de terem a vida com segurança, naquele espaço”, disse Isael Domingues em breve fala de parabenizar aos munícipes certificados na oportunidade.

Segundo informações, pelo menos mais 70 regularizações devem acontecer nos próximos meses, ajustando as ações à demanda manifestada e reprimida, até então.

Além do prefeito Isael Domingues, participaram da entrega de Certificados de Doação, o vice-prefeito e Secretário de Gestão e Articulação Política, Ricardo Piorino; Secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho; Diretor de Habitação, Álvaro Staut Neto; Diretor do Departamento Judicial, Carlos Daniel Zenha de Toledo.

(Fotos e texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb 36001 – Canal39)

Continue Lendo

PINDA

PINDA: Inscrições para Festival Sertanejo terminam nesta semana

Publicado

em

Divulgação

Encerram-se nesta sexta-feira (27) as inscrições para o tradicional Festival Sertanejo “Luiz Carlos Cardoso”. O  evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Cultura.

Na décima quinta edição do evento, aqueles que desejarem participar devem realizar inscrição pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

As categorias são: raiz, individual e jovem música sertaneja.

O festival irá acontecer na Praça da Liberdade, no espaço Cardosão, e será dividido em duas etapas: eliminatórias e a final com a premiação em dinheiro.

A fase de eliminatória irá acontecer no domingo 5 agosto. Às 8 horas está previsto para ocorrer o sorteio da ordem de apresentação; às 9 horas, começam oficialmente as apresentações.

Serão classificados para final os candidatos das três categorias que tiverem maior pontuação do júri.

A final será no domingo (12), também com sorteio para ordem de apresentação, e em seguida, início dos shows.

Para mais informações ligue no 3642-1080 ou vá ao Departamento de Cultura, que fica na rua Deputado Claro César, 33, centro.

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

PINDA

QUALIDADE DE VIDA: 500 famílias de Pinda ganham aquecimento solar e kit LED

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa (google search)

500 famílias em Pindamonhangaba receberão sistema de aquecimento solar para o chuveiro

Moradores do bairro Moreira Cesar receberão gratuitamente equipamentos para banhos mais econômicos, além de um kit de lâmpadas LED

Cerca de 500 Famílias de Pindamonhangaba serão contempladas com o projeto Boa Energia Solar, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo a utilização eficiente da energia elétrica, por meio da implantação de um sistema de aquecimento solar para o banho. O programa será lançado oficialmente nesta quinta-feira (26).

A ação é fruto da parceria da EDP com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Serão beneficiadas famílias do conjunto habitacional Residencial Liberdade 3, no bairro Moreira Cesar, que também receberão um kit de lâmpadas LED, mais eficientes e de maior durabilidade. Estas iniciativas permitirão que os moradores utilizem a energia de forma mais racional e, consequentemente, traga economia na conta de luz.

Na maioria das residências, o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia, o equipamento pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. Pensando disso, a EDP realiza o projeto Boa Energia Solar, que prevê a substituição dos chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar (placas coletoras, reservatórios, chuveiros inteligentes e toda infraestrutura necessária).

“Com a implantação do projeto, a EDP visa combater o desperdício de energia elétrica e contribuir para a redução das contas de luz das famílias beneficiadas, além de diminuir a emissão de CO² e o aquecimento global”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. Em 2017, mais de 300 famílias foram atendidas pelo programa na cidade.

Evento de lançamento para a comunidade

A Distribuidora realizará na quinta-feira (26), das 18h às 22h, o evento de lançamento do projeto com a comunidade, na Associação de Convivência dos Idosos de Moreira César (Ruas dos Cravos, 240).

Com atividades abertas ao público, haverá palestras aos adultos e ações lúdicas para as crianças com a temática do melhor uso da energia elétrica. Os moradores também terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a conta de luz e a Tarifa Social, que pode proporcionar desconto de até 65% na fatura, dicas de segurança e orientação para o uso eficiente.

As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora e são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).

(Departamento de Comunicação/Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro