Conecte-se agora
acesse relogio

TURISMO

TURISMO: Potim e Pastur de Aparecida levam Guias e Artesãos para visita à ABAV Expo.

Publicado

em

Grupo reunido ao lado do ônibus da Valetur, no Parque Anhembi, SP (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Talvez o último grande evento realizado no Parque Anhembi, antes de sua privatização, a 46ª Expo ABAV, incluindo o 50º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reuniu, num amplo espaço, todos os segmentos do trade turístico, com oportunidades para ampliar conhecimento, trocar experiências, realizar negócios e aumentar o relacionamento.

Em confortável ônibus oferecido pela Prefeitura de Potim, em apoio à Pastur – Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Aparecida, SP, que realizava a Semana Mundial do Turismo e comemorava o Dia Mundial do Turismo, um grupo de profissionais Guias de Turismo, artesãos, convidados e a reportagem do Canal39 seguiu para participar da tarde/noite de inauguração do evento, na capital paulista.

Um mega evento, com magníficos stands, os quais comportavam postos de atendimento das inúmeras operadoras de turismo, serviços indispensáveis ao segmento como: locação de veículos; empresas aéreas; resorts; hotéis; fornecedores de tecnologia da informação; stands de estados das Regiões Brasileiras; gastronomia brasileira (com incentivos à agricultura familiar) e estrangeira; destinos dos mais variados por terra, mar e ar.

A sofisticação no atendimento, com o indispensável apoio da tecnologia de informação, promove – em todos os braços das atividades turísticas – a evolução.

Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

No importante espaço do Ministério do Turismo, entrevistas eram transmitidas ao vivo pelas redes sociais do MTUR. O primeiro entrevista foi o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. “Uma feira como essa funciona como um a catálise, um processo químico. Pessoas que estão com vontade de fazer negócios se encontram aqui em São Paulo e fecham negócios. E também funciona como uma plataforma de lançamento de novas ideias. […] É uma multiplicação de encontros, novas ideias, que é vital para a economia”, destacou Lummertz em fala para a rede oficial do MTUR, reforçando a importância dos negócios fechados em contatos pessoais, apesar de toda a estrutura oferecida pela tecnologia da informação.

Comparando a movimentação em dólares neste segmento, obtida pela China e Estados Unidos, na casa dos $200 milhões, o ministro disse que o Brasil chega próximo aos $30 milhões, o que é muito pouco e enseja esforços para se melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade. Para isso, ainda segunda a autoridade maior do Turismo Brasileiro, será preciso diminuir o conservadorismo existente no segmento. O sucesso das ações no Turismo depende, também, da conscientização e aumento da pressão dos setores envolvidos para as respostas aparecerem adequadamente por parte das autoridades.

Geraldo Rocha, presidente da ABAV (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Na mesma entrevista estava Geraldo Rocha, presidente da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens, analisando a possibilidade de se abrir o capital das empresas aéreas, por exemplo, como recurso para expansão do Turismo. Para ele, as principais empresas instaladas no Brasil abriram voos novos, com aeronaves novas, fazendo leasing de mais aparelhos. “Não é porque acham bonito trazer aviões novos, fretar ou fazer leasing. É porque a demanda está crescendo. Por isso é que eu afirmo que amo, sou apaixonado pelo Turismo”.

O ministro Lummertz informou, ainda, que o crescimento no setor é de 4% a 5% ao ano, mais do que a economia brasileira. “O grande defeito do patrimonialismo brasileiro está, também, impedindo o Turismo de se desenvolver, o que requer diálogo”, finalizou.

A reportagem do Canal39 conversou com especialistas em tecnologia da informação, com pauta antecipada, e colheu falas de Mateus Coelho a respeito da empresa SiteMinder, detentora de tecnologia em nuvem para gestão hoteleira, e Otávio Souza, da Koin, ferramenta de crédito para ajuda ao cliente de operadoras de turismo no fechamento de pacotes.

Conversamos, também, com Ângela Cascão, técnica do Ministério do Turismo a respeito da certificação Cadastur para Guias de Turismo. As entrevistas estão no Canal39, bastando clicar nos nomes dos entrevistados acima para ter acesso.

Alguns profissionais participantes do grupo da Pastur Aparecida demonstraram sua satisfação pela oportunidade oferecida e destacaram a importância desse tipo de atividade para ampliação do conhecimento, conquistar novos contatos e descobrir novas possibilidades de trabalho no segmento.
Apresentamos nossos agradecimentos à Secretaria de Turismo de Potim, na pessoa do secretário Alex Cardoso, à prefeitura Érica Soler e à Coordenadoria da Pastur – Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Aparecida, pela oportunidade de podermos acompanhar o grupo em visita à ABAV Expo. Cumprimentamos, ainda, o condutor do ônibus, Sr. Lima, pelo elevado profissionalismo e cortesia em atender a todos.

A viagem foi coordenada pelas Guias de Turismo Sílvia Farias e Jovita Siqueira, da SR TURISMO e Maurielle,da Encanturismo

VEJA ALGUMAS FOTOS CLICADAS POR EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN

NO PARQUE ANHEMBI.

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

VÍDEO: Fragmentos do Festival da Padroeira 2018 com Daniel e crianças convidadas

Publicado

em

Foto: Edna Maischberger

A programação de eventos comemorativos aos 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul, teve seu encerramento com o show apresentado pelo cantor Daniel e algumas crianças cantoras convidadas.

Padrinho do denominado Festival da Padroeira, Daniel buscou mostrar ao público algumas de suas canções preferidas, enquanto repertório mais religioso, contando com a participação de Neto Junqueira, Guilherme Martinez, Leo Cidade, Larissa Manoela, Yasmin Giacomini, Giulia Soncini, Fabiana Moneró e os irmãos canadenses do grupo The Melisizwe Brothers.

A Orquestra do PEMSA – Projeto de Educação Musical, que este ano conta com 600 alunos assistidos, mais uma vez “deu conta do recado” com totais méritos, executando magníficos arranjos elaborados especialmente para a ocasião.

Durante o espetáculo, Daniel valorizou a presença dos artistas convidados, declarou sua devoção e fé à Nossa Senhora Aparecida, destacou a imprescindível atuação da família para a formação dos jovens.

A reportagem do Canal39 registrou alguns momentos do Festival da Padroeira, o qual se encerrou com Daniel cantando o Hino Nacional, seguindo-se uma bela queima de fogos.

ABAIXO, CLICS DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN PARA A GALERIA DE FOTOS

 

Continue Lendo

TURISMO

VÍDEO: Daniel e as crianças cantoras no Festival da Padroeira – entrevista

Publicado

em

Foto: Edna Maischberger, Canal39

O cantor Daniel, padrinho do Festival da Padroeira, evento de encerramento da Festa de Nossa Senhora Aparecida, reuniu, em 2018, algumas crianças cantoras para fazerem parte de seu show. Acompanhados pela excelente Orquestra do PEMSA – Projeto de Ensino Musical do Santuário de Aparecida, os artistas deram um belo show em homenagem à Mãe Aparecida e às crianças, de um modo geral, por ser a data comemorativa a elas, também. Antes do show, nos camarins, Daniel e os artistas mirins conversaram com a imprensa.

 

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO RELIGIOSO: Santuário Nacional divulga data de inauguração do Caminho do Rosário

Publicado

em

(Foto: Thiago Leon)

Logo após a Festa da Padroeira, visitantes poderão conhecer a mais nova obra do Santuário. (Por Flávia Gabriela)

No próximo domingo (14), o Santuário Nacional inaugura sua mais nova obra: o Caminho do Rosário. O projeto, que interligará a Cidade do Romeiro, ao Porto Itaguaçú, onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecidafoi encontrada em 1717, foi pensado especialmente para oferecer estrutura que favoreça a contemplação dos mistérios do Rosário.

A cerimônia de inauguração do Caminho se inicia na missa das 8h, no Altar Central da Basílica. Logo após, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida levará os fiéis até a entrada do novo espaço, onde haverá o descerramento de uma placa comemorativa. Haverá ainda a bênção das esculturas que representam os mistérios ao longo do trajeto.

“Ao longo de todo este ano, temos falado e trabalhado muito nesta empreitada. E, logo depois da Festa, teremos o Caminho preparado para ser inaugurado e presenteado à Mãe Aparecida. Muitos foram os desafios e as intervenções, e o trabalho está sendo bastante árduo. Mas, graças a contribuição mensal e incentivo dos membros da Família Campanha dos Devotos, estamos concluindo mais esta obra. Sem a dedicação de todos nesta tarefa, nada disso seria possível”, explicou o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio.

O projeto é composto por cenários dos mistérios do Rosário com peças em tamanho natural, e que já estão concluídos. Todo o trabalho foi concebido e executado pelo artista plástico Blas Servin, que é paraguaio e já realizou diversas obras em seu país.

Os cenários contaram com a criatividade, pesquisa e trabalhos de arquitetos e engenheiros que trabalham com bastante empenho nesta obra. De acordo com padre Daniel, também tiveram papel primordial no projeto diversos profissionais da construção civil.

O projeto paisagístico também foi elaborado com detalhes. As plantas escolhidas para compor os cenários são bem significativas e fazem alusão aos evangelhos e ao Rosário. No percurso, os devotos poderão observar parreiras, além de tamareiras e várias espécies de rosas.

O Caminho do Rosário ainda conta com especial atenção à segurança dos visitantes e, com esta finalidade, o Santuário investiu em um sistema de vigilância eletrônica de toda a área.

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro