Conecte-se agora
acesse vila rica

TURISMO

TURISMO: Potim e Pastur de Aparecida levam Guias e Artesãos para visita à ABAV Expo.

Publicado

em

Grupo reunido ao lado do ônibus da Valetur, no Parque Anhembi, SP (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Talvez o último grande evento realizado no Parque Anhembi, antes de sua privatização, a 46ª Expo ABAV, incluindo o 50º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reuniu, num amplo espaço, todos os segmentos do trade turístico, com oportunidades para ampliar conhecimento, trocar experiências, realizar negócios e aumentar o relacionamento.

Em confortável ônibus oferecido pela Prefeitura de Potim, em apoio à Pastur – Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Aparecida, SP, que realizava a Semana Mundial do Turismo e comemorava o Dia Mundial do Turismo, um grupo de profissionais Guias de Turismo, artesãos, convidados e a reportagem do Canal39 seguiu para participar da tarde/noite de inauguração do evento, na capital paulista.

Um mega evento, com magníficos stands, os quais comportavam postos de atendimento das inúmeras operadoras de turismo, serviços indispensáveis ao segmento como: locação de veículos; empresas aéreas; resorts; hotéis; fornecedores de tecnologia da informação; stands de estados das Regiões Brasileiras; gastronomia brasileira (com incentivos à agricultura familiar) e estrangeira; destinos dos mais variados por terra, mar e ar.

A sofisticação no atendimento, com o indispensável apoio da tecnologia de informação, promove – em todos os braços das atividades turísticas – a evolução.

Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

No importante espaço do Ministério do Turismo, entrevistas eram transmitidas ao vivo pelas redes sociais do MTUR. O primeiro entrevista foi o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. “Uma feira como essa funciona como um a catálise, um processo químico. Pessoas que estão com vontade de fazer negócios se encontram aqui em São Paulo e fecham negócios. E também funciona como uma plataforma de lançamento de novas ideias. […] É uma multiplicação de encontros, novas ideias, que é vital para a economia”, destacou Lummertz em fala para a rede oficial do MTUR, reforçando a importância dos negócios fechados em contatos pessoais, apesar de toda a estrutura oferecida pela tecnologia da informação.

Comparando a movimentação em dólares neste segmento, obtida pela China e Estados Unidos, na casa dos $200 milhões, o ministro disse que o Brasil chega próximo aos $30 milhões, o que é muito pouco e enseja esforços para se melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade. Para isso, ainda segunda a autoridade maior do Turismo Brasileiro, será preciso diminuir o conservadorismo existente no segmento. O sucesso das ações no Turismo depende, também, da conscientização e aumento da pressão dos setores envolvidos para as respostas aparecerem adequadamente por parte das autoridades.

Geraldo Rocha, presidente da ABAV (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Na mesma entrevista estava Geraldo Rocha, presidente da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens, analisando a possibilidade de se abrir o capital das empresas aéreas, por exemplo, como recurso para expansão do Turismo. Para ele, as principais empresas instaladas no Brasil abriram voos novos, com aeronaves novas, fazendo leasing de mais aparelhos. “Não é porque acham bonito trazer aviões novos, fretar ou fazer leasing. É porque a demanda está crescendo. Por isso é que eu afirmo que amo, sou apaixonado pelo Turismo”.

O ministro Lummertz informou, ainda, que o crescimento no setor é de 4% a 5% ao ano, mais do que a economia brasileira. “O grande defeito do patrimonialismo brasileiro está, também, impedindo o Turismo de se desenvolver, o que requer diálogo”, finalizou.

A reportagem do Canal39 conversou com especialistas em tecnologia da informação, com pauta antecipada, e colheu falas de Mateus Coelho a respeito da empresa SiteMinder, detentora de tecnologia em nuvem para gestão hoteleira, e Otávio Souza, da Koin, ferramenta de crédito para ajuda ao cliente de operadoras de turismo no fechamento de pacotes.

Conversamos, também, com Ângela Cascão, técnica do Ministério do Turismo a respeito da certificação Cadastur para Guias de Turismo. As entrevistas estão no Canal39, bastando clicar nos nomes dos entrevistados acima para ter acesso.

Alguns profissionais participantes do grupo da Pastur Aparecida demonstraram sua satisfação pela oportunidade oferecida e destacaram a importância desse tipo de atividade para ampliação do conhecimento, conquistar novos contatos e descobrir novas possibilidades de trabalho no segmento.
Apresentamos nossos agradecimentos à Secretaria de Turismo de Potim, na pessoa do secretário Alex Cardoso, à prefeitura Érica Soler e à Coordenadoria da Pastur – Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Aparecida, pela oportunidade de podermos acompanhar o grupo em visita à ABAV Expo. Cumprimentamos, ainda, o condutor do ônibus, Sr. Lima, pelo elevado profissionalismo e cortesia em atender a todos.

A viagem foi coordenada pelas Guias de Turismo Sílvia Farias e Jovita Siqueira, da SR TURISMO e Maurielle,da Encanturismo

VEJA ALGUMAS FOTOS CLICADAS POR EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN

NO PARQUE ANHEMBI.

 

TURISMO

TURISMO: Governo do Estado e AMITESP focados em maior fluxo do trade

Publicado

em

(Divulgação)

A solenidade de posse da nova diretoria da AMITESP – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo marcou, neste sábado, mais um momento de fortalecimento das ações, conforme destaca a nota divulgada hoje pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado de SP.

 SECRETARIA E AMITESP UNIDAS POR MAIOR FLUXO DO TURISMO

“Estruturar os produtos e destinos, efetuar a devida promoção e qualificar
seus profissionais, resulta no aumento do fluxo do turismo”, enfatizou o Secretário Executivo do Turismo do Estado de São Paulo, Marcelo Costa, representando o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz,  na manhã deste sábado durante a solenidade de posse da nova diretoria da Amitesp – Associação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.
Tudo aconteceu na cidade de Nazaré Paulista, ocasião em que a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, foi reeleita para presidir a entidade que foi criada em 2015.
Ao parabenizar os integrantes da nova gestão, o Secretário Costa fez questão de ressaltar que é no próprio município que tudo acontece. “A diversidade está no Interior Paulista com grande espaço de crescimento para a atividade turística”. Disse que o grande desafio é reposicionar o Turismo do Estado tanto para inserção no mercado nacional como internacional. “Daí a necessidade de se atuar, também, pelos caminhos digitais que abrangem o universo. Atualmente, quem não está no mundo digital, não está no mundo, principalmente porque facilita a vida dos turistas e dos destinos”,  complementou o Secretário.

Por sua vez, a presidente Daniela falou que sua entidade tem por objetivo fortalecer os 140 Municípios de Interesse Turístico – MITs – “para o desenvolvimento socioeconômico e para qualificar a atividade turística de nossas cidades, resultando em emprego e renda”. Em meio à solenidade 51 municípios que faltavam, dos 140, receberam seus certificados de MITs. Vale ressaltar que antes da posse, a Fanfarra Municipal e a Orquestra de Viola de Nazaré Paulista mostraram sua arte ao público presente.

Eis a nova diretoria da Amitesp:

Presidente – Daniela de Cássia Santos Brito (prefeita de Monteiro Lobato)

Vice-presidente – Cândido Murilo Pinheiros Ramos (prefeito de Nazaré Paulista)

Secretário – Hamilton Bernardes Júnior (prefeito de Pedreira)

Tesoureiro – Naief Haddad Neto (prefeito de Divinolândia)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO DE AVENTURA: Bikers “escorregam” pelo Gomeral neste final de semana

Publicado

em

Divulgação

Conforme anunciado, durante a apresentação da programação do Festival da Truta do Gomeral, a agenda de eventos para aquele bairro contém, além do próprio Festival da Truta, em julho, a realização, já neste final de semana (18 e 19) de importantes etapas da competição sobre duas rodas com descida de montanhas.

Trata-se da 5ª Etapa da Liga Brasil e da 2ª Etapa da Liga Paulista de Montain Bike, programadas para serem realizadas na pista de Downhill do Gomeral. A chegada será no Restaurante e Pousada Donana.

No sábado, a partir das 9h, treinos abertos, os quais se estendem até às 17h.

A fase oficial das competições acontece no domingo (19) a partir das 8h até 17h, com a participação de 80 atletas especializados na categoria downhill, os quais mostrarão seu talento, técnica e habilidade em “escorregar” montanha abaixo sobre duas rodas.

O evento é aberto ao público, o qual poderá, ainda, desfrutar da belíssima e aprazível paisagem do local e ter a oportunidade de apreciar as delícias da culinária regional.

A realização conta com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, por meio da sua Secretaria de Turismo, e Associação dos Amigos do Gomeral.

(Texto: Marcos Ivan, Canal39, com informações do Departamento de Comunicação da PMG))

Continue Lendo

TURISMO

CARAGUÁ: Turismo e Cultura com arte religiosa na Setur e pintura de muro no Camaroeiro

Publicado

em

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Uma exposição de imagens sacras, do artista plástico Carlo Cury e a pintura de painéis no muro do Entreposto do Camoroeiro são expressões da criatividade de artistas do litoral e alvo da admiração dos populares e turistas. Leia as informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba:

Setur abre dia 20 exposição ‘Testemunho de Religiosidade’, de Carlo Cury

O saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba (Setur) abre, às 17h de segunda-feira (20/05), a exposição ‘Testemunho de Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes’, do artista plástico e ceramista Carlo Cury.

A exposição é composta por 16 imagens de santos como Santo Antonio, São Bento,

São Francisco, Santana, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Nossa Senhora Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Saúde e cruzes, como a de Jesus Cristo, que foram vestidas por bordadeiras, artistas plásticos de várias cidades e estados a convite de Cury.

“Tem devoto pedindo mais santos e eu estou preparando, mas não dará tempo e entrar para esta exposição”, diz o artista plástico que destaca que o ápice dela será a participação dos visitantes no enfeito do manto do Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba, feito especialmente para essa exposição.

“A ideia do tema surgiu quando estive em Cusco (Peru) e conheci a Festa das Cruzes. Percebi que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade”.

Esses mantos eram uma referência a Pachamama – Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, Bolivianos e Peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e, principalmente, àquela que representa uma grandiosa divindade feminina.

“É algo sagrado e eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha a beleza e religiosidade. Por isso, quando cheguei aqui, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”.

Uma das vestimentas foi feita pela ceramista Cláudia Canova, de Caraguatatuba, que bordou para a cruz em madeira ofertada pela família Lodi. “Foi com grande alegria que aceitei bordar e vestir a cruz. Nos riscos de bordados de minha avó me inspirei, isso me levou a um passado onde tudo era feito com amor e devoção”.

O professor Newton Magno Amorim Santos, de Santarém (PA), disse ter se sentido honrado em confeccionar o manto para Nossa Senhora do Carmo. “Me fazia lembrar do meu pai sentado, pedalando na máquina de costura, e de minha mãe fazendo os acabamentos das peças”.

Para o Santo Antonio, o manto será deixado em um cavalete e haverá linhas, fitas, pedrarias onde as pessoas poderão colocar suas intenções e formar uma peça única.

Serviço

Exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes – de Carlo Cury

Abertura: 20 de maio

Horário: 17h

Período: 20 de maio a 20 de junho

Local: Saguão Secretaria Municipal de Turismo

Camaroeiro ganha pintura artística no muro de entrada dos Mirantes da Orla

Quem passa hoje pela entrada dos Mirantes da Orla no Camaroeiro poderá acompanhar a pintura de paisagens da cidade feitas no muro ao lado do Entreposto de Pesca. A arte é criação do pintor Adriano Mendes Peretti, conhecido como “Branco”. A ideia de personalizar o muro surgiu por conta da adequação do espaço que servirá como local de atendimento provisório do Entreposto de Pesca do Camaroeiro, que passará por obras de revitalização.

Foto: Mayara Peixoto / PMC

Visando reduzir os custos da adaptação do galpão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, firmou uma parceria com o artista e a empresa TOP Tintas, que juntos doaram mão de obra e os materiais para execução do trabalho. “Estou muito contente em poder colaborar. Nós, como empresários, precisamos investir em nossa cidade de todas as formas. É um local tradicionalmente caiçara e um dos pontos turísticos mais visitados de Caraguá. Nossa intenção é buscar outros parceiros e completar a arte em toda extensão do muro. Nossos pescadores merecem”, destacou Ricardo Alves, proprietário da TOP Tintas.

Para “Branco”, é uma oportunidade de deixar um legado. “Essa cidade é especial e tem paisagens incríveis. Tentei retratar o caiçara, o pescador, as belezas naturais e tudo aquilo que temos de bonito. Espero que as pessoas apreciem, façam fotos e levem as lembranças desse cantinho”, comentou.

De acordo com o secretário da SMAAP, Marcel Giorgeti, é fundamental ter o apoio da iniciativa privada nas ações da administração municipal. “Nós já temos o projeto Adote o Verde, que prevê a adoção e a zeladoria de espaços verdes e praças do município por parte das empresas. Acreditamos que podemos sempre somar. Agradecemos muito essa parceria e estamos contentes, pois vai deixar o lugar ainda mais bonito”, comentou.

A previsão é de que em 15 dias a venda dos pescados e camarões já esteja acontecendo de forma provisória no galpão na entrada dos Mirantes da Orla, ao lado da marina, na entrada lateral do Entreposto de Pesca.

O local temporário irá seguir todas as condições sanitárias para atendimento e manuseio dos pescados, por isso, além da pintura da parte externa do muro, o espaço está passando por uma breve reforma, instalação de pias, balcões, pintura, entre outros detalhes.

A mudança se faz necessária para que a Prefeitura de Caraguatatuba consiga acelerar as obras de reforma e revitalização do Entreposto de Pesca do Camaroeiro. As obras já começaram, mas, em conjunto com os permissionários dos boxes, foi decida a realocação do atendimento até a finalização que deve durar de 6 a 8 meses, com previsão para término antes da próxima temporada.

“No momento a preocupação da administração do prefeito Aguilar Junior é não deixar que os pescadores fiquem parados. Por isso estamos adaptando o espaço da melhor maneira possível para que eles sigam trabalhando. Nosso objetivo é fomentar as comunidades que vivem da pesca na cidade, por isso acreditamos que a revitalização do Entreposto vai atrair novos públicos e aquecer o mercado”, destacou Giorgeti.

Benefícios no âmbito comercial e sanitário no espaço

O novo Entreposto de Pesca do Camaroeiro terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, além de melhor disposição dos boxes e intervenções na câmara fria.

Segundo Leandro Borella, secretário da Secretaria de Obras Públicas (Secop), além do aspecto estético, as obras geram grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço. “É uma reivindicação antiga dos pescadores que hoje trabalham em condições insalubres. Temos certeza de que essa revitalização trará muitos benefícios à comunidade pesqueira”, comentou.

A obra contempla a execução de cobertura central que unirá os blocos, substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes, substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado, execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto, revisão e execução de novo sistema de esgoto, além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais.

(Assessoria de Comunicação / PMC)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro