Conecte-se agora
Acesse contato

SR-GUARÁ

TURISMO: Pinhão em festa na Estância Climática de Cunha

Publicado

em

arte: divulgação

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-GUARÁ

RELIGIÃO: Santuário Nacional inicia Cerimônia da Restauração

Publicado

em

(Foto: CMD/Santuário Nacional de Aparecida)

Celebrações e carreata pelo estado celebram 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida.   Carreata com a imagem de Nossa Senhora sairá de São Paulo e percorrerá cidades paulistas até Aparecida (SP) recordando trajeto realizado há quatro décadas

(Por Victor Hugo Barros)

Em 2018, o Santuário Nacional vai recordar e celebrar os 40 anos da restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para marcar a data, a partir do próximo dia 19 de maio, o maior templo mariano do mundo dará início à Cerimônia da Restauração. A celebração acontecerá todos os sábados às 15h na Basílica Velha até o dia 19 de agosto, quando será encerrada com uma carreata saindo da Catedral da Sé, em São Paulo (SP), rumo ao Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

A procissão motorizada vai recordar o ato que aconteceu há quatro décadas, quando a Imagem retornou restaurada após um ataque sofrido em 16 de maio de 1978. Na ocasião, os fiéis se aglomeraram ao redor da Via Dutra para recepcionar a Padroeira que retornava para sua casa.

Durante as celebrações, serão lembradas realidades presentes no cotidiano da Igreja e da sociedade, bem como opções para superação das dificuldades destes cenários. “Mais do que fazer memória, queremos rezar pela restauração de diversas situações que permeiam nossa realidade social e eclesial”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Todas as 14 cerimônias serão presididas pelo missionário redentorista, padre Alberto Pasquoto. Na época do atentado sofrido pela Imagem, o sacerdote integrava a equipe das Missões, mas viu de perto o processo que culminou na reintegração do maior símbolo da fé católica brasileira. “Quando nossos confrades falaram sobre o esfacelamento da Imagem, disseram que seria difícil recuperá-la. Me lembro da alegria que foi quando soubemos que ela havia sido restaurada e retornaria para Aparecida”, recorda o religioso.

Já a missa em São Paulo acontecerá sob a presidência do arcebispo local, Dom Odilo Pedro Scherer. A eucaristia se iniciará às 7h30 na Catedral, com a presença da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida.

Após a liturgia, uma carreata seguirá pela Avenida do Estado, passando pela Marginal Tietê, alcançando a Via Dutra, em um trajeto ainda a ser confirmado. A Padroeira do Brasil passará pelas ruas e rodovias em carro aberto, para que possa ser saudada pela população das cidades por onde o cortejo passará. Além disso, os fiéis que desejarem poderão participar do trajeto com seus veículos.

A previsão é que a procissão motorizada chegue ao Santuário Nacional por volta das 13h30. Após uma recepção solene da imagem e dos motoristas, acontecerá uma missa às 14h no interior da Basílica de Aparecida. No fim da celebração, a imagem será solenemente coroada, já que, nesta data, a Igreja Católica celebrará a festa da assunção de Nossa Senhora.

A expectativa é de que os fiéis participem da carreata não só com seus veículos, mas que eles também estejam ao redor dos lugares por onde a imagem de Aparecida vai passar, repetindo uma cena que atravessou quatro décadas e ainda hoje é lembrada.

(Foto: CMD / Santuário Nacional de Aparecida)

Continue Lendo

SR-GUARÁ

RELIGIÃO: Aparecida homenageia São Benedito – contém áudio

Publicado

em

A edição de nº 109 da Festa de São Benedito, na Estância Turístico-Religiosa de Aparecida (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP) revestiu-se de magníficos exemplos de fé, gratidão, adoração e emoção, todos eles revestidos de intenso colorido das vestimentas do povo, de um modo geral e, acima de tudo, dos grupos de congadeiros e moçambiqueiros.

De todos os lados, durante o dia da Festa, apareciam os grupos, tocando,dançando, cantando, louvando ao Santo Cozinheiro, como é carinhosamente denominado o primeiro negro a ser canonizado pela Igreja Católica.

Dom Orlando Brandes durante a homilia

A missa solene foi presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes e concelebrada pelos padres: José Inácio de Medeiros, Superior Provincial da Congregação do Santíssimo Redentor (SP); Sebastião Fernandes Daniel, Pároco de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito; Vinícius Geraldo Ponciano, Vigário Paroquial; Narci Jacinto, Chanceler Arquidiocesano de Aparecida e vários diocesanos e redentoristas de diversas cidades, autoridades convidadas e os Reis .

Iraci e Osvaldo Elache Jr, Reis da Festa em 2018

Dom Orlando Brandes, em sua homilia, exaltou as qualidades e virtudes de São Benedito, exemplo de Fé, Vocação, Humildade e Doação.

O líder católico citou, ainda, a necessidade de todos efetivamente se sentirem irmãos, praticando a bondade, fazendo o bem, focando a melhoria dos relacionamentos e a educação das crianças como ferramentas possíveis de promoverem a felicidade dos brasileiros, com a superação das atuais dificuldades, muitas delas causadas pela política dos interesses pessoais em prejuízo à Unidade e a Justiça.

Ouça, a seguir, a íntegra da fala de Dom Orlando Brandes.

Outro tradicional e concorrido momento foi a distribuição de 10 toneladas dos doces de São Benedito. Em 2018 a equipe responsável conseguiu montar e distribuir 21 mil potinhos contendo doces de mamão, abóbora e batata, um pão e uma lembrança com a imagem do Santo Cozinheiro.

Bênção dos doces de São Benedito

No período da tarde, aconteceu a soleníssima procissão, com a participação de mais de uma centena de grupos folclóricos congadeiros e moçambiqueiros, oriundos de diversas regiões brasileiras, com acentuada predominância dos mineiros.

O cortejo solene foi aberto por viaturas das Polícias Militar de SP e Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Desde as imediações da Santa Casa, subindo ladeira, passando pela Matriz Basílica e descendo para próximo ao palco das celebrações, os fieis não se cansaram em demonstrar, por meio de danças, canticos, tocando seus instrumentos, orando e celebrando ao Santo Padroeiro, São Benedito.

As congadas e moçambiques, tradição entre famílias, conseguem levar participantes de todas as idades. Com isso, além da perseverança na Fé, a garantia de manutenção da cultura popular

A Festa de São Benedito, em Aparecida, é considerada a mais popular manifestação da Fé Católica no Estado de São Paulo. Consegue agregar, na Estância, milhares de pessoas, as quais ocupam o setor hoteleiro, gastronomico e demais serviços, muitas vezes – inclusive – ampliando a oferta de trabalho temporário para a mão de obra local, movimentando, desta forma, mais acentuadamente a economia da cidade.

Há, predominantemente, o hábito de romarias fazerem reservas para o próximo ano, imediatamente após o fechamento de contas nos hotéis nos quais se hospedaram. Com isso, os estabelecimentos têm buscado, constantemente, ampliar sua capacidade de atendimento, o que possibilita projeções de, nos próximos anos, Aparecida receber mais visitantes para a Festa de São Benedito e, naturalmente, ampliando a divulgação dos atrativos religiosos da cidade.

(Texto e fotos: Marcos Ivan, Direção: Edna Maischberger, Canal39)

GALERIAS DE FOTOS:

MISSA SOLENE

DOCES

PROCISSÃO

Continue Lendo

SR-GUARÁ

GALERIA DE FOTOS DA PROCISSÃO EM HOMENAGEM A SÃO BENEDITO – APARECIDA

Publicado

em

Belíssima em todos os detalhes de coreografias populares, uma verdadeira festa de cores, presença de muitos jovens e crianças nos grupos de Congada ou Moçambique, a Procissão em homenagem a São Benedito foi emocionante.

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro