Conecte-se agora
acesse distrito

TURISMO

TURISMO: Pinda quer o MIT e Festival Junino justifica merecimento

Publicado

em

Parte do público durante show de Sérgio Reis (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A proposta de consolidar um evento de Turismo Gastronômico, configurada com a realização do Festival Junino do Núcleo Turístico do Piracuama e Ribeirão Grande marcou, no último final de semana, mais um importante passo na referenciação de Pindamonhangaba como MIT – Município de Interesse Turístico, titularidade esta dependendo apenas de análise solicitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALESP junto à Secretaria de Turismo. Caberá a essa pasta do Governo do Estado de São Paulo a conclusão de estar, o município, perfeitamente dentro do perfil exigido para MIT, conforme estabelece a Lei Complementar 1.261, de 2015.

O Festival Junino compõe o título “Turismo de Eventos” e está contido no Plano Diretor de Turismo apresentado por meio do Projeto de Lei 288/2017 à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado André do Prado.

Os esforços do Departamento de Turismo de Pindamonhangaba estão focados, mais diretamente, na condução dos eventos constantes do PDT referido, por conta da óbvia necessidade de comprovação de sua realização.

A exemplo do Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, recentemente levado a efeito, o Festival Junino promoveu lazer e diversão em amplo local, com instalações bem planejadas – considerando-se as características inerentes ao evento.

Tendas amplas abrigaram a praça de alimentação, com a instalação de mais de 30 células, onde funcionaram representações dos estabelecimentos inseridos na região do Piracuama e Ribeirão Grande. Esses estabelecimentos ofereceram culinária típica, com pratos clássicos da gastronomia de época e, também, os mais pedidos pelos frequentadores dos restaurantes e quiosques ali representados.

A participação de artesãos foi garantida, assim como a dos chamados ambulantes cadastrados. Com isso, houve a possibilidade de se conseguir algum recurso a mais na renda familiar, além da implícita divulgação da criatividade e do trabalho de todos.

Uma planejada grade de shows foi montada, para – dentro do possível – levar para o palco do Festival os artistas regionais desse segmento e a apresentação de consagrados nomes nacionais.

01 – Quadrilha do CCI VILA RICA; 02 e 03 – Quadrilha CARÚNXU DI MÍO (Queluz); 04, 05 e 06 – RASTAPÉ, forró pé-de-serra (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Da mesma forma ocorreu com os convites feitos aos grupos que mantêm tradições como quadrilha, moçambique, contação de “causos”.

Há que se destacar a grande participação do público, em todos os três dias do Festival Junino, principalmente no horário de cada chamado “show grande”.

01 – ANDRÉ & ANDRESA (Pinda); PEDRO BRANCO E ZÉ MORENO, animadores; 03 – FLÁVIA BORGES (Pinda); 04 – EVELIM (Pinda); 05 – MOÇAMBIQUE (Monteiro Lobato); 06 – ZIRIGUIDUM (Pinda) (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

O bolinho caipira, mais uma vez, foi a sensação da festa, como precisa acontecer mesmo em todos os eventos. Arroz carreteiro; feijão tropeiro; sua majestade torresmo; porções variadas; tilápia em forma de lasanha; truta; espetinhos; costela assada no fogo de chão; doces caseiros e tudo mais capaz de fazer muita gente se esquecer do regime.

O amplo estacionamento disponibilizado contribuiu para maior tranquilidade dos frequentadores mas, mesmo assim, houve quem precisou utilizar outras opções, haja vista a praticamente lotação constante do local. Infraestrutura de segurança, trânsito, serviços de manutenção e atendimento de emergência foi disponibilizada, bem como as providências com referência a sanitários.

01 – QUADRILHA DE BONECÕES (Caçapava); 02 – TRIO FAISCADA (Caçapava); 03 – GERSON & DANIEL (Pinda); 04 – OS RENEGADOS, Dança Country (Aparecida e Taubaté); 05 e 06 – TALIS & WELINTON. (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Talvez seja interessante, como sugestão, analisar a possibilidade de se disponibilizar o fornecimento de água potável para higienização das mãos e para consumo, mesmo levando-se em conta a comercialização desse produto nos diversos pontos de venda.

01 – MISSA SERTANEJA, com Padre Gonçalves (Pinda); 02 – BRUNO & HYAGO (Pinda); 03 – ORQUESTRA DE VIOLÕES E VIOLAS ITABOATÉ (Taubaté); 04 – AMIGOS DA DANÇA E SERTANEJANDO (Pinda); 05 – LOCUTORA DIONE DE ALMEIDA COM O CRIADOR DA ORQUESTRA ITABOATÉ; 06 – ORQUESTRA ITABOATÉ (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Na avaliação geral podemos afirmar, sem margem de erros, que o 5º Festival Junino do Núcleo Turístico do Piracuama e Ribeirão Grande superou, mais uma vez, as expectativas, inclusive dos empresários. Ouvimos de grande parte deles a afirmação de terem podido propagar seus estabelecimentos e de que houve, sim, a compensação por conta de se instalarem na praça de alimentação do Festival.

01 – MIRO & MARQUES (Pinda); 02 – CÉSAR BARBOSA (Pinda); 03 – CÉSAR BARBOSA E MAZZAROPINHO (Pinda/Taubaté); 05 – SÉRGIO REIS; 06 – PARTE DO PÚBLICO NO SHOW DE SÉRGIO REIS; 06 – SÉRGIO REIS durante o show (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Indispensável registrar a plena integração dos setores da Administração Municipal, essencial para a total realização do evento o qual, certamente, ganhará mais dimensão e cor no próximo ano.

Breve: galerias de fotos

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39).

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

MOREIRA CÉSAR: 2º Festival Julino tem atrações para o final do mês

Publicado

em

(Divulgação)

Planejado para oferecer aos moradores do Distrito e visitantes um tempo de lazer e diversão focados no contexto família, acontece – em Moreira César – o segundo Festival Julino, cujas realização se dá nos dias 27, 28 e 29 de julho, na Praça do Cisas.

Veja, abaixo, a programação completa.

(Divulgação)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Festival de Cunha tem tributo a Creedence com Folk It All neste sábado

Publicado

em

Divulgação

A Pousada Vila Rica recomenda essa atração

A Estância Climática de Cunha tem agenda de eventos o ano todo. Suas tradicionais cerâmicas, a Festa do Divino, as plantações de lavanda, o receptivo hoteleiro sempre se destacam, também, proporcionando agradáveis momentos para quem sobe a serra nestes tempos de aproximar as amizades, descontrair, aproveitar tempos com lazer bem produzido e diversão com qualidade.

A música marca todos os tempos de Cunha. Aliás, a cidade é um nicho incrivelmente inesgotável de cultura. Quem visita o município recompõe energias e respira, fundo, o ar mais limpo das altitudes e saboreia o que há de bom das produções culturais, como é o caso do Festival de Música Caipira Raiz, em novembro.

Cunha promove, com adequação impecável, o casamento do Turismo com a Cultura. Quem ganha é todo mundo. Moradores e visitantes se reúnem para apreciar em praça pública, na maior parte das vezes, o que é de mais interessante para o bem passar o tempo. Sem se perder de vista os bons cardápios da praça de alimentação.

Creedence Clearwater Revibal Tribute no sábado

Com dupla agenda para o sábado, uma ao vivo e outro em programa gravado para a televisão, o grupo paulistano Folk It All faz um passeio pelo repertório de Creedence Clearwater Revival, banda de country rock da California (USA), um dos grandes destaque dos anos 60 e que era formada por Tom Fogerty, Stu Cook, Johnn Fogerty e Doug Clifford.

Pinçando, na discografia da banda americana, o filé musical gringo, Mark Dee – Vocals, guitar, harmonica; Marcelo Marchiori – Vocals, guitar, eletric guitar; Renato Abreu – Drums, percussion, washboard formam Folk It All e resgatam o romantismo do denominado, em tradução, o rock rural que passeou pelos radinhos de pilha, pelas picapes Sonata Rio, nas festas de garagem, bailes de debutantes e muito mais do que rolava nas quebradas do tempo, o qual volta, sim, quando existem profissionais capacitados, hábeis e dotados de fina percepção quanto à qualidade de um trabalho musical desenvolvido para marcar história.

Fica assim, então:

Festival Acordes na Serra

Estância Climática de Cunha

Praça pública, a partir das 22h

Totalmente gratuito. Vai querer perder?

(Texto: Marcos Ivan, Canal39 / Foto: Divulgação)

Continue Lendo

TURISMO

AGENDA: Alguns eventos que movimentam o final de semana

Publicado

em

Alguns eventos turístico-religiosos programados para a Região. As informações estão contidas em apresentação animada. Cada imagem é exibida por 10 segundos e retorna momentos depois.

Os detalhes são de responsabilidade dos organizadores de cada um dos eventos.

 

 

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro