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TURISMO

TURISMO: MTur promove geração de R$ 7 milhões em negócios para agricultura familiar

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Queijos estiveram entre os produtos comercializados no Mercado da Agricultura Familiar do estande do MTur. Foto: Divulgação MTur

O texto que segue é uma reprodução de material publicado, cuja fonte é o Ministério do Turismo, e que aborda a importância da agricultura familiar como importante e atual prática para a manutenção da qualidade de muitos alimentos e, ao mesmo tempo, contribuindo para a geração de renda para as famílias, promovendo o turismo nas regiões onde a agricultura familiar se acentua, inclusive, como atrativo do turismo gastronômico. Vamos ao texto original, extraído do site da ABAV.

“Um mercado de produtos regionais e de promoção do turismo rural foi um dos destaques do estande do Ministério do Turismo na maior feira nacional de turismo, a ABAV Expo, encerrada na sexta-feira (28) em São Paulo. As dez cooperativas e associações que participaram do Mercado da Agricultura Familiar representando as cinco macrorregiões brasileiras movimentaram – entre vendas diretas, negócios fechados e futuros – mais de R$ 7,3 milhões. Entre os produtos comercializados, estiveram chocolates, queijos, vinhos, mel e cafés orgânicos, uma amostra de que a indústria do Turismo envolve, valoriza e gera impacto econômico em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil.
“O mercado foi uma vitrine para o turismo rural e novos negócios se abriram para nossos cooperados”, destacou Luiz Freitas, consultor da Cooperativa Mista de Paraguaçu (MG), que tem 90% dos sócios dedicados ao cultivo e produção de café. Segundo Freitas, a procura pelos produtos da agricultura familiar surpreendeu os expositores que participaram de uma feira de turismo pela primeira vez. Entre os parceiros comerciais de negócios futuros da cooperativa, estimados em R$ 1 milhão, estão hotéis e resorts que pretendem investir na compra de cafés especiais para os hóspedes. “Vamos apostar em torras diferenciadas para café expresso e coado para atendermos essa nova clientela”, disse.
O espaço foi criado em parceria pelo Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), fruto de um acordo de cooperação técnica assinado em junho para promover ações de comercialização e promoção de produtos e serviços da agricultura familiar no setor de Viagens.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o resultado comprova a estreita relação da agricultura familiar com a atividade turística. “O turismo impacta direta e indiretamente 52 atividades econômicas que são a base do desenvolvimento do setor. Quando um turista viaja, o consumo dele extrapola o próprio setor de Viagens e reverbera em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil. O resultado mostra que o turismo é um setor inclusivo, traz para perto de si outros setores importantes que também têm ganhos significativos quando incrementamos nossos atributos turísticos”, avaliou o ministro. Segundo ele, a transformação do turismo em grande negócio nacional promove o desenvolvimento rural sustentável por meio da inclusão de comunidades produtivas, o que ajuda o país a recuperar a capacidade de gerar emprego e renda.
A agricultura familiar reúne aproximadamente 40 milhões de produtores no país, que representam 84% dos estabelecimentos rurais e são responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Atualmente, o Brasil é o 8º maior produtor do mundo no cultivo de alimentos oriundos da agricultura familiar.
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo nacional. Grande parte do diferencial está nos produtos e temperos regionais, tipicamente brasileiros.
ESTANDE MTUR – O estande do Ministério do Turismo, com 1,6 mil metros quadrados, também recebeu 24 eventos no seu “Espaço Experiencial”, palco de debates, palestras e apresentações dos destinos e atividades culturais na feira. Além disso, outro atrativo dos mais disputados pelos visitantes do estande da Pasta foi a Cozinha Show. A arena gastronômica contou com público de 420 pessoas em nove apresentações de receitas tradicionais e inovadoras da cozinha brasileira, além de degustação de pratos regionais – elaborados por chefs renomados – com produtos da agricultura familiar.
“Nossa participação na 46ª edição da Abav foi um marco para a promoção dos destinos, divulgação das nossas políticas e programas voltados para o turismo doméstico e para o mercado da economia criativa, que se expande junto com o crescimento da atividade turística nos diferentes destinos brasileiros”, disse Bob Santos, secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur.
Durante o evento, o Ministério do Turismo também realizou uma série de entrevistas com representantes de diversos segmentos do turismo. O conteúdo foi transmitido ao vivo através das mídias sociais da Pasta. O material produzido no estúdio montado no estande do MTur está disponível no perfil da Pasta no Facebook e no canal do YouTube.
A FEIRA – De acordo com a organização da Abav Expo Internacional, os números consolidados da feira só serão conhecidos na próxima semana. Mas os resultados parciais do evento realizado entre os dias 26 e 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, são animadores para o mercado de viagens e a indústria do turismo. A estimativa é que os negócios realizados durante os três dias da exposição tenham ultrapassado a marca dos R$ 109 milhões. Foram registrados 23.366 visitantes, um aumento de 15,77% em relação à edição de 2017.
A Vila do Saber, espaço onde aconteceram 75 palestras para troca de conhecimento e capacitação, reuniu 3.283 congressistas. As marcas expositoras somaram 1.183 estandes, com 7% de aumento no número de expositores em relação ao ano passado. Já as rodadas de negócios envolveram 124 empresas, que agendaram 918 reuniões. A cobertura do evento contou com a presença de 853 profissionais de imprensa. “Os números são extremamente positivos e refletem o aquecimento do turismo”, comemorou Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional. Fonte: Ministério do Turismo”

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

VÍDEO: Fragmentos do Festival da Padroeira 2018 com Daniel e crianças convidadas

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Foto: Edna Maischberger

A programação de eventos comemorativos aos 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul, teve seu encerramento com o show apresentado pelo cantor Daniel e algumas crianças cantoras convidadas.

Padrinho do denominado Festival da Padroeira, Daniel buscou mostrar ao público algumas de suas canções preferidas, enquanto repertório mais religioso, contando com a participação de Neto Junqueira, Guilherme Martinez, Leo Cidade, Larissa Manoela, Yasmin Giacomini, Giulia Soncini, Fabiana Moneró e os irmãos canadenses do grupo The Melisizwe Brothers.

A Orquestra do PEMSA – Projeto de Educação Musical, que este ano conta com 600 alunos assistidos, mais uma vez “deu conta do recado” com totais méritos, executando magníficos arranjos elaborados especialmente para a ocasião.

Durante o espetáculo, Daniel valorizou a presença dos artistas convidados, declarou sua devoção e fé à Nossa Senhora Aparecida, destacou a imprescindível atuação da família para a formação dos jovens.

A reportagem do Canal39 registrou alguns momentos do Festival da Padroeira, o qual se encerrou com Daniel cantando o Hino Nacional, seguindo-se uma bela queima de fogos.

ABAIXO, CLICS DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN PARA A GALERIA DE FOTOS

 

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TURISMO

VÍDEO: Daniel e as crianças cantoras no Festival da Padroeira – entrevista

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Foto: Edna Maischberger, Canal39

O cantor Daniel, padrinho do Festival da Padroeira, evento de encerramento da Festa de Nossa Senhora Aparecida, reuniu, em 2018, algumas crianças cantoras para fazerem parte de seu show. Acompanhados pela excelente Orquestra do PEMSA – Projeto de Ensino Musical do Santuário de Aparecida, os artistas deram um belo show em homenagem à Mãe Aparecida e às crianças, de um modo geral, por ser a data comemorativa a elas, também. Antes do show, nos camarins, Daniel e os artistas mirins conversaram com a imprensa.

 

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TURISMO

TURISMO RELIGIOSO: Santuário Nacional divulga data de inauguração do Caminho do Rosário

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(Foto: Thiago Leon)

Logo após a Festa da Padroeira, visitantes poderão conhecer a mais nova obra do Santuário. (Por Flávia Gabriela)

No próximo domingo (14), o Santuário Nacional inaugura sua mais nova obra: o Caminho do Rosário. O projeto, que interligará a Cidade do Romeiro, ao Porto Itaguaçú, onde a Imagem de Nossa Senhora Aparecidafoi encontrada em 1717, foi pensado especialmente para oferecer estrutura que favoreça a contemplação dos mistérios do Rosário.

A cerimônia de inauguração do Caminho se inicia na missa das 8h, no Altar Central da Basílica. Logo após, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida levará os fiéis até a entrada do novo espaço, onde haverá o descerramento de uma placa comemorativa. Haverá ainda a bênção das esculturas que representam os mistérios ao longo do trajeto.

“Ao longo de todo este ano, temos falado e trabalhado muito nesta empreitada. E, logo depois da Festa, teremos o Caminho preparado para ser inaugurado e presenteado à Mãe Aparecida. Muitos foram os desafios e as intervenções, e o trabalho está sendo bastante árduo. Mas, graças a contribuição mensal e incentivo dos membros da Família Campanha dos Devotos, estamos concluindo mais esta obra. Sem a dedicação de todos nesta tarefa, nada disso seria possível”, explicou o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio.

O projeto é composto por cenários dos mistérios do Rosário com peças em tamanho natural, e que já estão concluídos. Todo o trabalho foi concebido e executado pelo artista plástico Blas Servin, que é paraguaio e já realizou diversas obras em seu país.

Os cenários contaram com a criatividade, pesquisa e trabalhos de arquitetos e engenheiros que trabalham com bastante empenho nesta obra. De acordo com padre Daniel, também tiveram papel primordial no projeto diversos profissionais da construção civil.

O projeto paisagístico também foi elaborado com detalhes. As plantas escolhidas para compor os cenários são bem significativas e fazem alusão aos evangelhos e ao Rosário. No percurso, os devotos poderão observar parreiras, além de tamareiras e várias espécies de rosas.

O Caminho do Rosário ainda conta com especial atenção à segurança dos visitantes e, com esta finalidade, o Santuário investiu em um sistema de vigilância eletrônica de toda a área.

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