Conecte-se agora
acesse hawaii

TURISMO

TURISMO: MTur promove geração de R$ 7 milhões em negócios para agricultura familiar

Publicado

em

Queijos estiveram entre os produtos comercializados no Mercado da Agricultura Familiar do estande do MTur. Foto: Divulgação MTur

O texto que segue é uma reprodução de material publicado, cuja fonte é o Ministério do Turismo, e que aborda a importância da agricultura familiar como importante e atual prática para a manutenção da qualidade de muitos alimentos e, ao mesmo tempo, contribuindo para a geração de renda para as famílias, promovendo o turismo nas regiões onde a agricultura familiar se acentua, inclusive, como atrativo do turismo gastronômico. Vamos ao texto original, extraído do site da ABAV.

“Um mercado de produtos regionais e de promoção do turismo rural foi um dos destaques do estande do Ministério do Turismo na maior feira nacional de turismo, a ABAV Expo, encerrada na sexta-feira (28) em São Paulo. As dez cooperativas e associações que participaram do Mercado da Agricultura Familiar representando as cinco macrorregiões brasileiras movimentaram – entre vendas diretas, negócios fechados e futuros – mais de R$ 7,3 milhões. Entre os produtos comercializados, estiveram chocolates, queijos, vinhos, mel e cafés orgânicos, uma amostra de que a indústria do Turismo envolve, valoriza e gera impacto econômico em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil.
“O mercado foi uma vitrine para o turismo rural e novos negócios se abriram para nossos cooperados”, destacou Luiz Freitas, consultor da Cooperativa Mista de Paraguaçu (MG), que tem 90% dos sócios dedicados ao cultivo e produção de café. Segundo Freitas, a procura pelos produtos da agricultura familiar surpreendeu os expositores que participaram de uma feira de turismo pela primeira vez. Entre os parceiros comerciais de negócios futuros da cooperativa, estimados em R$ 1 milhão, estão hotéis e resorts que pretendem investir na compra de cafés especiais para os hóspedes. “Vamos apostar em torras diferenciadas para café expresso e coado para atendermos essa nova clientela”, disse.
O espaço foi criado em parceria pelo Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), fruto de um acordo de cooperação técnica assinado em junho para promover ações de comercialização e promoção de produtos e serviços da agricultura familiar no setor de Viagens.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o resultado comprova a estreita relação da agricultura familiar com a atividade turística. “O turismo impacta direta e indiretamente 52 atividades econômicas que são a base do desenvolvimento do setor. Quando um turista viaja, o consumo dele extrapola o próprio setor de Viagens e reverbera em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil. O resultado mostra que o turismo é um setor inclusivo, traz para perto de si outros setores importantes que também têm ganhos significativos quando incrementamos nossos atributos turísticos”, avaliou o ministro. Segundo ele, a transformação do turismo em grande negócio nacional promove o desenvolvimento rural sustentável por meio da inclusão de comunidades produtivas, o que ajuda o país a recuperar a capacidade de gerar emprego e renda.
A agricultura familiar reúne aproximadamente 40 milhões de produtores no país, que representam 84% dos estabelecimentos rurais e são responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Atualmente, o Brasil é o 8º maior produtor do mundo no cultivo de alimentos oriundos da agricultura familiar.
De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo nacional. Grande parte do diferencial está nos produtos e temperos regionais, tipicamente brasileiros.
ESTANDE MTUR – O estande do Ministério do Turismo, com 1,6 mil metros quadrados, também recebeu 24 eventos no seu “Espaço Experiencial”, palco de debates, palestras e apresentações dos destinos e atividades culturais na feira. Além disso, outro atrativo dos mais disputados pelos visitantes do estande da Pasta foi a Cozinha Show. A arena gastronômica contou com público de 420 pessoas em nove apresentações de receitas tradicionais e inovadoras da cozinha brasileira, além de degustação de pratos regionais – elaborados por chefs renomados – com produtos da agricultura familiar.
“Nossa participação na 46ª edição da Abav foi um marco para a promoção dos destinos, divulgação das nossas políticas e programas voltados para o turismo doméstico e para o mercado da economia criativa, que se expande junto com o crescimento da atividade turística nos diferentes destinos brasileiros”, disse Bob Santos, secretário Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur.
Durante o evento, o Ministério do Turismo também realizou uma série de entrevistas com representantes de diversos segmentos do turismo. O conteúdo foi transmitido ao vivo através das mídias sociais da Pasta. O material produzido no estúdio montado no estande do MTur está disponível no perfil da Pasta no Facebook e no canal do YouTube.
A FEIRA – De acordo com a organização da Abav Expo Internacional, os números consolidados da feira só serão conhecidos na próxima semana. Mas os resultados parciais do evento realizado entre os dias 26 e 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, são animadores para o mercado de viagens e a indústria do turismo. A estimativa é que os negócios realizados durante os três dias da exposição tenham ultrapassado a marca dos R$ 109 milhões. Foram registrados 23.366 visitantes, um aumento de 15,77% em relação à edição de 2017.
A Vila do Saber, espaço onde aconteceram 75 palestras para troca de conhecimento e capacitação, reuniu 3.283 congressistas. As marcas expositoras somaram 1.183 estandes, com 7% de aumento no número de expositores em relação ao ano passado. Já as rodadas de negócios envolveram 124 empresas, que agendaram 918 reuniões. A cobertura do evento contou com a presença de 853 profissionais de imprensa. “Os números são extremamente positivos e refletem o aquecimento do turismo”, comemorou Geraldo Rocha, presidente da ABAV Nacional. Fonte: Ministério do Turismo”

TURISMO

SHOW: Barracão Folia tem muito samba e grande público na SABAP

Publicado

em

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Grupo Barracão do Dunga; Batuke Geral; Wander Pires ladeado pelas duas passistas da Mocidade Independente de Padre Miguel (fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Realizado pelo sambista Dunga Cavaquinho e seu grupo de parceiros, que atuam no Projeto Barracão do Dunga, o Barracão Folia contou com bom número de frequentadores os quais foram contemplados com uma boa programação.

Na abertura, a moçada do Barracão do Dunga passeou pelo repertório dos grandes clássicos do samba, com direito a umas tiradas de pagode meio “das antigas”, que agradaram bastante a todos.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: prefeito Marcus Soliva e secretária de Cultura, Aline Damásio; representantes apresentando os pavilhões das Escolas de Samba; Dunga Cavaquinho; Pavilhões das Escolas de Samba que desfilam em 2019; Marcus Soliva falando durante o evento. (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

A segunda atração foi o grupo Batuke Geral, que desfiou um mix de diversos ritmos, montando uma micareta. Sucessos de Jorge Benjor, alguma coisa mais atual do funk, com pitadas de axé, sucessos do Roupa Nova e uma pá de outros sons serviram para fazer a “sala de espera” para a principal atração da noite.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Bateria Show; Wander Pires; Camila Silva, Rainha de Bateria da Mocidade; uma das passistas sambando na pista, com a cumplicidade de um expectador. (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Wander Pires, intérprete da Mocidade Independente de Padre Miguel trouxe, para fechar a noite, seu talento e sua musicalidade, acompanhado de uma bem ensaiada bateria, a qual justificou o título de Bateria Show.

A Rainha de Bateria da Mocidade Independente  também mostrou sua arte, ao lado de duas belas e desenvoltas passistas, sendo que as tres contemplaram ao público com um passeio pelo salão, atendendo a pedidos de fotos e dando oportunidade para que muitos ensaiassem um pouco de seu sonho de serem Mestre Sala ou passistas da Mocidade.

Ainda da esquerda para a direita, de cima para baixo: Batuke Geral; Bateria Show; Wander Pires e um de seus filhos; as duas passistas. (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

O evento correu sem nenhuma alteração quanto à segurança, com muita animação.

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva, assistiu a grande parte do show de demonstrou sua satisfação pelo sucesso do evento, saudando ao público pela participação e cumprimentando Dunga e seus colaboradores por manterem a tradição do samba no município.

Parte da arrecadação obtida foi destinada à APAE de Guaratinguetá.

O Barracão do Dunga é um projeto apoiado pela SABAP e conta com a parceria de empresas locais.

Galeria de fotos, com cliques de Edna Maischberger e Marcos Ivan.

 

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Prefeitura de Guará divulga programação do Carnaval 2019 (vídeo e áudios)

Publicado

em

O prefeito Marcus Soliva, acompanhado do secretário de Turismo, Felício Murade, secretária de Cultura, Aline Damásio e do representante de OESG – Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá, apresentou, na manhã de segunda-feira, 18, toda a programação de eventos para a mais popular festa brasileira, que é o Carnaval.

Tudo começa já na quinta-feira que antecede o reinado de Momo, com a realização do ensaio técnico das cinco escolas de samba que participam do desfile oficial.

Marco Antônio Henrique, presidente da OESG; Felício Murade, secretário de Turismo; Aline Damásio, secretária de Cultura e prefeito Marcus Soliva, durante a coletiva (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A Avenida Carnaval (Presidente Vargas) terá uma bem montada estrutura com arquibancadas, camarotes e frisas, buscando atender ao público local e visitantes de toda a Região.

Após uma breve fala do prefeito, Murade discorreu sobre os detalhes da programação, a qual conterá os seguintes eventos:

Quinta-feira, 28 de fevereiro, 20h, AVENIDA CARNAVAL: Ensaio Técnico das escolas de samba

Sexta-feira, 01 de março, AVENIDA CARNAVAL:

20h – Grupo Proposta

22h – Circuito do Samba

00h – Banda Bala

Sábado, 02 de março, em frente à Câmara Municipal, na Avenida João Pessoa, no bairro Pedregulho: 17h – Concentração e partida da Banda Mole, com animação da Banda Santa Luzia, com destino à Avenida Carnaval.

Enquanto o cordão da Banda Mole percorre seu tradicional circuito, antes de se dirigir para a Avenida Carnaval, o público que optar comparecer direto à Avenida terá a oportunidade de ver as apresentações de duas atrações:

21h – Barracão do Dunga (que recepcionará a Banda Mole)

23h – Grupo X da Questão

Domingo, 03 de março, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves:

das 10h às 13h – CARNACENTRO, na Praça Conselheiro, com a Banda Furiosa tocando as tradicionais marchinhas de todos os tempos. Folia para crianças de todas as idades

AVENIDA CARNAVAL:

16h – Desfile dos Blocos de Embalo

23h – Júnior Pérola, convidados e banda

Segunda-feira, 04 de março, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves:

das 10h às 13h – CARNACENTRO, na Praça Conselheiro, com a Banda Furiosa tocando as tradicionais marchinhas de todos os tempos. Folia para crianças de todas as idades

17h, na Praça Homero Ottoni: Início do desfile do Bloco da Carroça, com destino à Praça da Estação, ponto final.

AVENIDA CARNAVAL:

22h – Maraca Soul

00h – André Moraes

Terça-feira, 05 de março, na Praça Conselheiro:

das 10h às 16h – CARNACENTRO, com a Banda Furiosa tocando as tradicionais marchinhas de todos os tempos e Festa Felizcidade de Carnaval. Folia para crianças de todas as idades

AVENIDA CARNAVAL: a partir das 20h: Desfile das Escolas de Samba, iniciando com um projeto Social de Guaratingetá, Projeto SANAC (Samba Não se Aprende no Colégio)

– Beira Rio da Nova Guará

– Bonecos Cobiçados

– Acadêmicos do Campo do Galvão

– Mocidade Alegre

– Unidos da Tamandaré

Cada escola terá 75 minutos para se apresentar

Em todos os dias, na Avenida Carnaval, durante os intervalos entre cada apresentação, a animação estará a cargo do DJ Átila.

Para os eventos da Praça Conselheiro e da Avenida Carnaval, de quinta-feira, 28 de fevereiro, a segunda-feira, 04 de março, não haverá cobrança de ingresso. Acesso livre.

INGRESSOS PARA O DESFILE DE TERÇA-FEIRA:

Inteira: R$ 25 Meia: R$ 12,50 ( Estudantes, Idosos com idade superior a 60 anos e pessoa com deficiência de locomoção

ONDE COMPRAR: Casa da Amizade, à Avenida Presidente Vargas, 969, Nova Guará

FORMA DE PAGAMENTO: Dinheiro ou cheque. Não há opção para pagamento com cartão.

CAMAROTES:

Serão 20 camarotes, cada um com capacidade para até 20 pessoas. Nestes locais serão permitido o acesso com alimentos e bebidas. Preço de cada unidade: R$ 4 mil;

A organização está finalizando estudos para definição do preço para o Camarote Bar, com capacidade para até 600 pessoas;

Frisas – Mesas na Concentração e Dispersão: R$ 300,00 para todos os dias, cada uma com capacidade para 4 pessoas.

Não será permitido, na Avenida, o acesso com alimentos e bebidas, exceto nos locais já referidos anteriormente.

Também não será permitido vender produtos em embalagens de vidro ou que representem risco às pessoas.

Haverá espaço destinado ao acolhimento de pessoas com deficiência e um acompanhante, devendo, os interessados, retirar os ingressos entre os dias 20 a 28 de fevereiro na Secretaria de Turismo.

Serão disponibilizados espaços fixos para a instalação de comerciantes interessados em fornecer alimentos e bebidas para o público. Esses comerciantes, devidamente credenciados, estarão submetidos a praticar uma tabela de preços estipulados pela organização com os seguintes valores:

Cerveja – até R$ 5

Refrigerante – até R$ 5

Água com ou sem gás: R$ 3

(Com possibilidade de se fazer promoção no valor, favorecendo os consumidores)

Ambulantes também serão credenciados e poderão conduzir um recipiente contendo bebidas ou alimentos.

DELIVERY COM TECNOLOGIA

Os fornecedores de alimentos e bebidas instalados em postos fixos poderão atender a pedidos dos populares que estiverem nos camarotes. Serão divulgados os números de Whatsapp de cada barraca e os entregadores, devidamente identificados, procederão à entrega, inclusive com a possibilidade de pagamento com cartão, desde que o comerciante utilize as maquininhas apropriadas.

CRITÉRIO PARA ESCOLHA DAS ATRAÇÕES

Segundo Felício Murade, secretário de Turismo, houve a preocupação de se dar oportunidade e valor aos artistas da cidade, com forte destaque para o samba mas, também, divulgando outros ritmos.

Ouça o que diz o secretário de Turismo, a respeito do critério adotado:

As atrações organizadas para a Praça Conselheiro estão sob coordenação da Secretaria de Cultura, dirigida por Aline Damásio, que também falou a respeito do Carnaval de Guaratinguetá:

SEGURANÇA

Há todo um estudo já definido de atuação da segurança, no ambiente da Avenida Carnaval, sob responsabilidade da Organização e com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.

Toda a estrutura montada conta com avaliação técnica de profissionais capacitados e habilitados e deverá receber, para poder funcionar, o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

OESG

O presidente da OESG, Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá também falou para a reportagem do Canal39:

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Lummertz foca abrir parques naturais e trata parcerias para alavancar o trade

Publicado

em

Em conversa na Secretaria de Meio Ambiente, cujo titular é Marcos Penido (Divulgação

O secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, esteve hoje (14) com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, tratando de possibilidades para abrir novas concessões em parques naturais do Estado.

O Parque Estadual Serra do Mar, responsável pelo programa Caminhos do Mar, entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Santos, e o Parque Estadual Intervales, no Vale do Ribeira, são os que estão mais preparados para o lançamento de editais de concessão, na avaliação dos técnicos do Meio Ambiente.

O secretário Vinicius Lummertz destacou a importância de iniciativas como essas, em especial, com o potencial dos parques paulistas. “Abrir os parques para visitação é garantir sua preservação, bem como dar a possibilidade de gerar emprego e renda para as comunidades onde estão inseridas”.

LUMMERTZ BUSCA PARCERIAS PARA ALAVANCAR TURISMO PAULISTA

O secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, apresentou nesta quarta-feira (13) ao  presidente  da  Fecomércio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), Abram Szajman, uma série de propostas de ações que pretende desenvolver para que o estado paulista  avance  no setor. “Junto com a empresa Desenvolve SP, por exemplo, podemos viabilizar créditos para os municípios do estado com foco na ampliação da qualidade da atividade turística”, enfatizou o secretário.

Destacou ainda a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível de aviação em São Paulo, anunciada no início do mês pelo governo. A alíquota, que hoje é de 25%, cairá para 12% e vai baratear o custo operacional das empresas aéreas. Em contrapartida, em até 180 dias, o setor vai criar 70 novos voos e, representando 490 partidas adicionais por semana.

Educação foi outro tema analisado durante este encontro que contou também com a presença de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC (Serviço Social do Comércio no estado de São Paulo em São Paulo). “Já estivemos na Secretaria estadual de Educação para darmos início ao processo de inserção de matérias que contemplem o turismo para 1º e 2º Graus. Precisamos educar as crianças e jovens para que vejam o turismo como uma maneira de preservar a natureza, agregar progresso, gerar emprego e renda”, salientou Lummertz.

Neste mesmo raciocínio, acrescentou que a formação acadêmica é fundamental para o mercado de trabalho e o SENAI e o SENAC são grandes formadores de técnicos para a atividade turística. O titular do Turismo infirmou aos presentes que sua proposta é levar São Paulo para o mundo e este cenário passa também por uma mudança de comportamento. Nos territórios onde há parques ecológicos, por exemplo, os municípios devem trabalhar de forma regional, além de incentivar as pessoas a fazer parte do desenvolvimento econômico. “O maior parceiro do Turismo é o Meio Ambiente e o maior parceiro do Meio Ambiente é o Turismo de forma sustentável”, acrescentou.

Vinicius Lummertz, terceiro da esquerda para a direita, em conversa com representantes da Fecomércio. À sua direita, Abram Szajman (Divulgação)

Este encontro também contou com a presença de Algirdas Antônio Balsevicius, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo e de um de seus diretores, Telmo Cortes.  Ouviram do secretário que o branding  (marca) será uma das principais ferramentas para o reposicionamento do turismo em São Paulo. “O objetivo é despertar sensações e criar conexões para o que o turista  escolha o estado como seu destino. O Estado paulista precisa de uma marca conceitual e imediata e investimentos maiores no digital”, concluiu. Na oportunidade, Szajman disse que se sentiu muito animado frente a tantas perspectivas  positivas referentes à atividade turística do estado de São Paulo.

(Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo / Fotos: Divulgação Setursp)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro