Conecte-se agora
acesse vila rica

TURISMO

TURISMO: Guará resgata desfiles de Carnaval e Acadêmicos chega em 1º

Publicado

em

TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará
Segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos (Foto: Edna Maishcberger, Canal39)
Selminha

Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, com o pavilhão da Acadêmicos (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Dona Francisca, moradora em Lagoinha, definiu o Carnaval 2018 de Guaratinguetá: “Maravilhoso”…

Realmente assim foi: uma festa de organização, animação, alegria, cooperativismo e parcerias…

A Avenida Presidente Vargas, o chamado “Tapete Branco do Samba”, reviveu momentos de glória do Carnaval da Estância Turística de Guaratinguetá.

Cinco agremiações contribuíram diretamente para com o resgate dos tradicionais desfiles competitivos e, em todas, a expressão dos hábitos, costumes e sentimentos de brasileiros “de verdade”.

Os cultos de origem africana foram reverenciados com magníficas doses de arte cênica, coreografias, colorido e ritmo. Tudo em nome da igualdade, da cidadania, do respeito. Sem se perder de vista os cuidados para vivermos em paz com a sustentabilidade e as mensagens de protesto pelo que hoje sofre o povo brasileiro.

Cores, muitas, em fantasias, alegorias e adereços, encheram os olhos de quem esteve na Presidente Vargas. Diga-se, de passagem, um público ordeiro, festeiro, cantando tudo de todas as escolas, enriquecendo os momentos do desfile.

“Acadêmicos” fatura 1º no ano do resgate

Trazendo um samba “na medida exata”, com “sorriso maneiro maroto”, cadenciado pela impecável bateria e cantado “com todos os pingos nos is” pelo intérprete Emerson Dias, contando com uma “cozinha” não menos comprometida com os objetivos, inclusive com um “7 cordas” digno de todos os aplausos, a Acadêmicos do Campo do Galvão mostrou, na Avenida Getúlio Vargas, a fibra dos que não titubeiam em buscar fazer a sua parte para o todo sair melhor do que o esperado.

Aliás, essa fibra foi cantada pela arquibancada e pelos componentes, todos muito cientes de serem e estarem guerreiros, orgulhos de serem brasileiros, ou, como diz a letra, serem o melhor do Brasil.

Guaratinguetá tem a tradição de trazer convidados importantes, especializados em samba de Carnaval, das infindáveis fontes do Rio de Janeiro.

Assim, o pavilhão da Escola esteve o tempo todo sob a proteção do sorriso de Selminha e da leveza coreográfica de Claudinho, casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis.

Liberdade, herança e miscigenação, com a chegada dos imigrantes, levaram raças, sabores e costumes para o povo aplaudir, em pé, a passagem da Acadêmicos, com seus não menos magníficos carros alegóricos.

Bateria “louca”

Essa foi a definição de um músico de São José dos Campos ao perceber a incrível “paradinha” da bateria, com os repiques segurando o samba antes do recuo. “Muito louca essa parada”, disse o rapaz, fazendo reverencia aos ritmistas.

Bateria impecável, com direito a paradinha (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Por tudo isso, e elevadas doses de sorrisos no rosto, na voz e nos movimentos, a Acadêmcos do Campo do Galvão chegou ao pódio do Carnaval 2018 em Guaratinguetá com um total de 267 pontos. Essa avaliação foi a consideração de 27 jurados, responsáveis pelas notas aos 9 quesitos do concurso.

Tamandaré em segundo

“Agô, uma viagem ao continente africano” foi a temática abordada pela Unidos da Tamandaré, que abocanhou o segundo posto com 265 pontos finais.

Monumentais carros alegóricos, comissão de frente respeitável, coreografias das alas bem ensaiadas e uma pegada forte na letra do samba, agradável ao público também, deram à Tamandaré o direito de festejar o vice-campeonato. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

No dialeto iorubá, “agô” é uma espécie de pedido de licença para algum tipo de situação, como a passagem de um lugar para outro. A Tamandaré passou, sim, e cantou bonito a ancestralidade falando de fé e festa, transformando a passarela em verdadeiro “ilê”, chão sagrado.

Embaixada fala da APAE e conquista terceiro lugar

As ações da APAE para inclusão social de seus atendidos esteveram em pauta na apresentação da Embaixada do Morro.

Carro da Embaixada do Morro (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

“Ser diferente é normal”, a nota forte do samba, foi a afirmação para despertar a todos sobre a necessária prática da verdadeira igualdade entre seres humanos, respeitando-se as diferenças, normais em todos os sentidos, para a evolução natural dos relacionamentos em busca da melhor qualidade de vida, motivando cada um a dar sua contribuição para a APAE continuar trabalhando.

Bateria “redondinha”, com  muita coesão nas passagens da primeira para a segunda parte da melodia, contribuiu em muito para as boas notas.

Samba na ponta da língua, interação entre os componentes e boa coreografia, além das alegorias e adereços, ajudaram a Embaixada a passar “comportada” pela avenida.

Bonecos e Mocidade

Não conseguiram ficar entre os três primeiros, mas deram sua inestimável contribuição para a garantia de retorno dos desfiles competitivos de Carnaval.

Uma das alas da Bonecos Cobiçados (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Abordando a Sustentabilidade, a Bonecos Cobiçados e o povo do Campinho deram seu recado, no gogó, com samba no pé e a firme bateria contribuindo no trabalho de mostrar o resultado da soma de esforços.

Representação dos Orixás encantados em carro alegórico da Mocidade Alegre do Pedregulho. Um suave aroma de água de cheiro se espalhou durante a apresentação da escola (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A Mocidade Alegre, por sua vez, levou o enredo “Banho, um ritual sagrado”, invadiu a Getúlio Vargas falando de todos os orixás dos cultos afro-brasileiros para explicar o próprio banho, fundamentado nas ervas de Ossain.  Contando da importância do reequilíbrio de forças por meio de banhos sagrados, o pessoal do Pedregulho se apresentou valente, inclusive com um carro alegórico onde eram representados os orixás encantados.

De um modo geral, clara ficou a intenção de todos os carnavalescos da Estância Turística de Guaratinguetá em não se descuidarem para que não haja um retrocesso na história da Cultura e do Turismo locais. Notável o esforço de todos para o samba voltar em grande estilo, com organização artística a cargo de uma instituição respeitada, como o é a OESG – Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá, somando esforços com a Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias de Turismo e Cultura, além de todos os demais setores da administração.

Um contrato de terceirização também viabilizou a montagem dos espaços oferecidos ao público, autoridades e convidados. Solução inteligente, com estrutura compatível às necessidades de conforto, espaço, segurança e fluidez no trânsito durante os eventos.

Destaque-se o atendimento dado à imprensa presente, com todos os veículos interagindo entre si, em um confortável camarote.

Conforme afirmou o prefeito Marcus Soliva, em fala à nossa reportagem, a Administração Municipal precisa do apoio da imprensa, para divulgar suas ações. “Nós agradecemos muito à imprensa, de um modo geral. O Carnaval deste ano, em Guaratinguetá, possibilitou, inclusive, o trabalho de mais de 300 ambulantes, os quais conseguiram vender seus produtos durante os eventos, o que contribui para a economia local. O Carnaval bem organizado proporciona a vinda de mais turistas, o que reforça o bom desempenho dos setores receptivos, como hotéis, restaurantes, táxis, etc”, comentou Soliva.

A reportagem do Canal39 cumprimenta a todos os envolvidos pelo comprovado sucesso do evento, o que dá garantias de que, em 2019, Guaratinguetá será centro de convergência dos que apreciam bons espetáculos oferecidos pelas escolas de samba, no Carnaval.

Apoio Logístico: Hotel Royal Class, Guaratinguetá

 

GALERIA DE FOTOS

Anunciamos novas galerias de fotos, em outras postagens referindo o Carnaval 2018 de Guaratinguetá)

  • TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará

    Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos do Campo do Galvão

  • Selminha

    Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, com o pavilhão da Acadêmicos (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

  • fantasia roxa

    Com sorriso no rosto, componente da Acadêmicos leva o samba no pé e "no gogó" (Foto: Edna Maischberger, Canal390

  • TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará
  • Selminha
  • fantasia roxa
Continue Lendo
Propaganda acesse anuncie ""
2 Comentários

2 Comments

  1. Renata Luiza Reluz

    19 de fevereiro de 2018 em 17:26

    Amei a edição e comentários da gravação do Acadêmicos do Campo do Galvão, sou a Carnavalesca e Diretora de Carnaval, quero parabeniza los pelo excelente trabalho jornalístico.
    Caso possam me enviar os docs aqui apresentados seria excelente estou guardando tudo que posso.
    Gratidão

    • marcosivan

      20 de fevereiro de 2018 em 13:06

      Sra. Renata: Honra-nos com seu comentário e nos premia pelos esforços.
      Como destacamos, Simplicidade é nossa melhor ferramenta e, com ela, buscamos
      mostrar as ações em prol da divulgação e manutenção da Cultura Popular, o que
      engrandece – em muito – a propagação dos atrativos turísticos de qualquer
      município focado em oferecer lazer, diversão e criar oportunidades de emprego
      e renda, mesmo quando informais, aos seus cidadãos.
      Cumprimentamos a Acadêmicos e, como dissemos em nossas falas, a todos os
      demais que deram seu quinhão para o magnífico resgate dos desfiles competitivos
      em Guaratinguetá. Nossa produção está providenciando o envio dos arquivos
      solicitados.
      Contamos com sua audiência e recomendação de nosso trabalho em
      seus grupos sociais.
      Somos do MIX Canal39:
      http://www.canal39.com.br e http://www.radiocanal39.online.
      Sucesso, sempre!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TURISMO

GESTÃO: Secretário Estadual do Turismo recebe prefeitos de MITs

Publicado

em

(Divulgação)

A agenda do Secretário do Turismo do Estado de SP Vinícius Lummertz, reservou espaço para importante encontro da autoridade com alguns prefeitos dos 140 Municípios de Interesse Turístico.

Os prefeitos, membros da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, participaram de debates sobre importantes propostas focadas em ações para incentivo do turismo.

A ideia geral é a efetivação de convênios de melhorias para a infraestrutura turística, item indispensável, senão o primeiro, para que aja, realmente, a melhor promoção e o fomento do turismo de cada cidade ou região.

Participaram da reunião os prefeitos de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro; Santo Expedito, Ivandeci José Cabral; Miracatu, Ezigomar Pessoa; Divinolândia, Naief Haddad; e Daniela de Cássia, prefeita de Monteiro Lobato e Presidente da AMITESP.

(Marcos Ivan, Canal39)

Continue Lendo

TURISMO

ECOS DO CARNAVAL: Tamandaré fechou bonito o desfile oficial em Guará (vídeo)

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Contando, e cantando, um enredo em homenagem a um de seus componentes já falecidos, o saudoso Zé Moacir, lembrado como “A Estrela Maior”, a Tamandaré também fez um desfile sem muitos percalços, com uma bateria firme e evolução marcada pela manutenção dos espaços entre as alas, motivou o público a cantar, também, o samba enredo. Por incrível um décimo não empatou em segundo lugar com a Acadêmicos do Campo do Galvão.

GALERIA DE FOTOS: Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

 

 

Continue Lendo

TURISMO

GESTÃO: Doria entrega certificados aos 43 MITs e fala do uso correto dos recursos disponibilizados

Publicado

em

(Divulgação)

Conforme o Canal39 anunciou, o Governador João Doria entregou, na tarde desta quarta-feira, 20, em SP, no Palácio dos Bandeirantes, os últimos 43 certificados de habilitação como Município de Interesse Turístico às cidades que tiveram seus Planos Diretores de Turismo, encaminhados, por meio de Projetos de Lei, à Mesa da Assembleia Legislativa. Por sua vez, após aprovados pelas Comissões da Casa de Leis Paulista, os PDTs foram enviados para a Secretaria de Turismo, para análise técnica pelo GTMITs (Grupo de Trabalho dos MITs (Municípios de Interesse Turístico), responsável pela análise técnica dos municípios que pretendem obter o título de MIT dentro da Secretaria de Turismo). Os mesmos foram aprovados e, de acordo com a Lei 16.938/2019, tiveram a habilitação concedida e confirmada hoje, com a entrega dos respectivos diplomas.

Com isso, completou-se, oficial e definitivamente, o elenco de 140 MITs – Municípios e Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

Restam, em mãos do GTMITs, 100 Projetos de Lei aguardando a oportunidade de conquistar o título de MIT, uma realidade não a curto prazo, pois dependerá de complementação da Lei 1261/2015 para ampliação do número de Municípios de Interesse Turístico. Isso exigiria emenda ao artigo 146 da Constituição Estadual, motivo para muitas discussões em plenário da Assembleia Legislativa.

Atualmente, o GTMITs já desenvolve o processo de ranqueamento (análise de desempenho e aproveitamento) dos municípios titulados.

Serão exigidos relatórios, prestações de contas e outras providências para o MIT se manter no elenco.

Aliás, contrariamente ao que muitos administradores apregoam, o MIT não habilita o município a ser, posteriormente, uma Estância Turística. Daí, outras ações legais precisaram ser observadas.

O evento contou com a presença dos Secretários de Turismo, Vinícius Lummertz e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do presidente da ALESP, deputado Cauê Macris.

Todos os MITs estão obrigados a seguir uma série de procedimentos, os quais serão avaliados e acompanhados por técnicos especializados, componentes de um grupo designado para prestar orientações e controle.

COMTUR E SUA IMPORTÂNCIA

Daí, destaque-se a importância de um COMTURConselho Municipal de Turismo completamente isento de “comandos externos”, altamente comprometido com os interesses do município e não se atrelando a posições meramente políticas e eleitoreiras.

Vale, ainda, destacar a fala do Governador João Doria no momento da entrega dos certificados, conforme pode ser observado mais abaixo.

O Conselho Municipal de Turismo de cada MIT passa a ser peça fundamental e com peso de decisões na elaboração de projetos e avaliação e deliberação sobre propostas para o uso dos recursos fornecidos pelo DADETUR – Departmaneto de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Cada membro do COMTUR de um município passa, ainda mais, a ser responsável pelo sucesso das ações objetivando efetivas melhorias na promoção e fomento do turismo local. Aliás, essa é a premissa estabelecida pela Cartilha do MIT: COMTURs, obrigatoriamente, são Deliberativos e não meramente Consultivos.

Aos membros do COMTUR cabe, sem dúvida, a fiscalização do uso dos recursos por eles aprovados e recebidos do Estado.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39) 

Saiba mais

João Doria, durante sua fala no evento (Divulgação)

“Os 43 municípios que hoje estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente dessa atividade, a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda”, ressaltou Doria. Acrescentou que este novo cenário também será positivo para o micro e pequeno empreendedor e que esta alternativa pode engrandecer cada município. “Usem sua criatividade – exclamou o Governador- e façam bom uso dos recursos do turismo que não são para ser utilizados na construção de praças, iluminação, asfalto e fontes. Para estes itens os recursos são de outras origens”, finalizou.

Eis os municípios certificados: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília,

Secretário Vinícius Lummertz (Divulgação)

Mogi Mirim, Palmeira D’Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim
No evento, Vinicius Lummertz, Secretário Estadual de Turismo, esclareceu que os recursos são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do COC – Conselho de Orientação e Controle.

“Todos os MITs terão a oportunidade de aumentar seu fluxo de visitantes e melhorar a qualidade da atividade turística local com uma verba anual”, destacou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

(Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo)

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro