Conecte-se agora
acesse VERÃO

TURISMO

TURISMO: Guará resgata desfiles de Carnaval e Acadêmicos chega em 1º

Publicado

em

TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará
Segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Acadêmicos (Foto: Edna Maishcberger, Canal39)
Selminha

Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, com o pavilhão da Acadêmicos (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Dona Francisca, moradora em Lagoinha, definiu o Carnaval 2018 de Guaratinguetá: “Maravilhoso”…

Realmente assim foi: uma festa de organização, animação, alegria, cooperativismo e parcerias…

A Avenida Presidente Vargas, o chamado “Tapete Branco do Samba”, reviveu momentos de glória do Carnaval da Estância Turística de Guaratinguetá.

Cinco agremiações contribuíram diretamente para com o resgate dos tradicionais desfiles competitivos e, em todas, a expressão dos hábitos, costumes e sentimentos de brasileiros “de verdade”.

Os cultos de origem africana foram reverenciados com magníficas doses de arte cênica, coreografias, colorido e ritmo. Tudo em nome da igualdade, da cidadania, do respeito. Sem se perder de vista os cuidados para vivermos em paz com a sustentabilidade e as mensagens de protesto pelo que hoje sofre o povo brasileiro.

Cores, muitas, em fantasias, alegorias e adereços, encheram os olhos de quem esteve na Presidente Vargas. Diga-se, de passagem, um público ordeiro, festeiro, cantando tudo de todas as escolas, enriquecendo os momentos do desfile.

“Acadêmicos” fatura 1º no ano do resgate

Trazendo um samba “na medida exata”, com “sorriso maneiro maroto”, cadenciado pela impecável bateria e cantado “com todos os pingos nos is” pelo intérprete Emerson Dias, contando com uma “cozinha” não menos comprometida com os objetivos, inclusive com um “7 cordas” digno de todos os aplausos, a Acadêmicos do Campo do Galvão mostrou, na Avenida Getúlio Vargas, a fibra dos que não titubeiam em buscar fazer a sua parte para o todo sair melhor do que o esperado.

Aliás, essa fibra foi cantada pela arquibancada e pelos componentes, todos muito cientes de serem e estarem guerreiros, orgulhos de serem brasileiros, ou, como diz a letra, serem o melhor do Brasil.

Guaratinguetá tem a tradição de trazer convidados importantes, especializados em samba de Carnaval, das infindáveis fontes do Rio de Janeiro.

Assim, o pavilhão da Escola esteve o tempo todo sob a proteção do sorriso de Selminha e da leveza coreográfica de Claudinho, casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis.

Liberdade, herança e miscigenação, com a chegada dos imigrantes, levaram raças, sabores e costumes para o povo aplaudir, em pé, a passagem da Acadêmicos, com seus não menos magníficos carros alegóricos.

Bateria “louca”

Essa foi a definição de um músico de São José dos Campos ao perceber a incrível “paradinha” da bateria, com os repiques segurando o samba antes do recuo. “Muito louca essa parada”, disse o rapaz, fazendo reverencia aos ritmistas.

Bateria impecável, com direito a paradinha (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Por tudo isso, e elevadas doses de sorrisos no rosto, na voz e nos movimentos, a Acadêmcos do Campo do Galvão chegou ao pódio do Carnaval 2018 em Guaratinguetá com um total de 267 pontos. Essa avaliação foi a consideração de 27 jurados, responsáveis pelas notas aos 9 quesitos do concurso.

Tamandaré em segundo

“Agô, uma viagem ao continente africano” foi a temática abordada pela Unidos da Tamandaré, que abocanhou o segundo posto com 265 pontos finais.

Monumentais carros alegóricos, comissão de frente respeitável, coreografias das alas bem ensaiadas e uma pegada forte na letra do samba, agradável ao público também, deram à Tamandaré o direito de festejar o vice-campeonato. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

No dialeto iorubá, “agô” é uma espécie de pedido de licença para algum tipo de situação, como a passagem de um lugar para outro. A Tamandaré passou, sim, e cantou bonito a ancestralidade falando de fé e festa, transformando a passarela em verdadeiro “ilê”, chão sagrado.

Embaixada fala da APAE e conquista terceiro lugar

As ações da APAE para inclusão social de seus atendidos esteveram em pauta na apresentação da Embaixada do Morro.

Carro da Embaixada do Morro (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

“Ser diferente é normal”, a nota forte do samba, foi a afirmação para despertar a todos sobre a necessária prática da verdadeira igualdade entre seres humanos, respeitando-se as diferenças, normais em todos os sentidos, para a evolução natural dos relacionamentos em busca da melhor qualidade de vida, motivando cada um a dar sua contribuição para a APAE continuar trabalhando.

Bateria “redondinha”, com  muita coesão nas passagens da primeira para a segunda parte da melodia, contribuiu em muito para as boas notas.

Samba na ponta da língua, interação entre os componentes e boa coreografia, além das alegorias e adereços, ajudaram a Embaixada a passar “comportada” pela avenida.

Bonecos e Mocidade

Não conseguiram ficar entre os três primeiros, mas deram sua inestimável contribuição para a garantia de retorno dos desfiles competitivos de Carnaval.

Uma das alas da Bonecos Cobiçados (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Abordando a Sustentabilidade, a Bonecos Cobiçados e o povo do Campinho deram seu recado, no gogó, com samba no pé e a firme bateria contribuindo no trabalho de mostrar o resultado da soma de esforços.

Representação dos Orixás encantados em carro alegórico da Mocidade Alegre do Pedregulho. Um suave aroma de água de cheiro se espalhou durante a apresentação da escola (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A Mocidade Alegre, por sua vez, levou o enredo “Banho, um ritual sagrado”, invadiu a Getúlio Vargas falando de todos os orixás dos cultos afro-brasileiros para explicar o próprio banho, fundamentado nas ervas de Ossain.  Contando da importância do reequilíbrio de forças por meio de banhos sagrados, o pessoal do Pedregulho se apresentou valente, inclusive com um carro alegórico onde eram representados os orixás encantados.

De um modo geral, clara ficou a intenção de todos os carnavalescos da Estância Turística de Guaratinguetá em não se descuidarem para que não haja um retrocesso na história da Cultura e do Turismo locais. Notável o esforço de todos para o samba voltar em grande estilo, com organização artística a cargo de uma instituição respeitada, como o é a OESG – Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá, somando esforços com a Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias de Turismo e Cultura, além de todos os demais setores da administração.

Um contrato de terceirização também viabilizou a montagem dos espaços oferecidos ao público, autoridades e convidados. Solução inteligente, com estrutura compatível às necessidades de conforto, espaço, segurança e fluidez no trânsito durante os eventos.

Destaque-se o atendimento dado à imprensa presente, com todos os veículos interagindo entre si, em um confortável camarote.

Conforme afirmou o prefeito Marcus Soliva, em fala à nossa reportagem, a Administração Municipal precisa do apoio da imprensa, para divulgar suas ações. “Nós agradecemos muito à imprensa, de um modo geral. O Carnaval deste ano, em Guaratinguetá, possibilitou, inclusive, o trabalho de mais de 300 ambulantes, os quais conseguiram vender seus produtos durante os eventos, o que contribui para a economia local. O Carnaval bem organizado proporciona a vinda de mais turistas, o que reforça o bom desempenho dos setores receptivos, como hotéis, restaurantes, táxis, etc”, comentou Soliva.

A reportagem do Canal39 cumprimenta a todos os envolvidos pelo comprovado sucesso do evento, o que dá garantias de que, em 2019, Guaratinguetá será centro de convergência dos que apreciam bons espetáculos oferecidos pelas escolas de samba, no Carnaval.

Apoio Logístico: Hotel Royal Class, Guaratinguetá

 

GALERIA DE FOTOS

Anunciamos novas galerias de fotos, em outras postagens referindo o Carnaval 2018 de Guaratinguetá)

  • TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará

    Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos do Campo do Galvão

  • Selminha

    Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, com o pavilhão da Acadêmicos (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

  • fantasia roxa

    Com sorriso no rosto, componente da Acadêmicos leva o samba no pé e "no gogó" (Foto: Edna Maischberger, Canal390

  • TURISMO: Acadêmicos vence Carnaval de Guará
  • Selminha
  • fantasia roxa

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br, da web radio www.radiocanal39.com e REVISTA39 - digital.

Continue Lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Renata Luiza Reluz

    19 de fevereiro de 2018 em 17:26

    Amei a edição e comentários da gravação do Acadêmicos do Campo do Galvão, sou a Carnavalesca e Diretora de Carnaval, quero parabeniza los pelo excelente trabalho jornalístico.
    Caso possam me enviar os docs aqui apresentados seria excelente estou guardando tudo que posso.
    Gratidão

    • marcosivan

      20 de fevereiro de 2018 em 13:06

      Sra. Renata: Honra-nos com seu comentário e nos premia pelos esforços.
      Como destacamos, Simplicidade é nossa melhor ferramenta e, com ela, buscamos
      mostrar as ações em prol da divulgação e manutenção da Cultura Popular, o que
      engrandece – em muito – a propagação dos atrativos turísticos de qualquer
      município focado em oferecer lazer, diversão e criar oportunidades de emprego
      e renda, mesmo quando informais, aos seus cidadãos.
      Cumprimentamos a Acadêmicos e, como dissemos em nossas falas, a todos os
      demais que deram seu quinhão para o magnífico resgate dos desfiles competitivos
      em Guaratinguetá. Nossa produção está providenciando o envio dos arquivos
      solicitados.
      Contamos com sua audiência e recomendação de nosso trabalho em
      seus grupos sociais.
      Somos do MIX Canal39:
      http://www.canal39.com.br e http://www.radiocanal39.online.
      Sucesso, sempre!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TURISMO

DICA: Conheça São Simão, MIT da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Publicado

em

Prainha de São Simão (Foto: Diego Imagens)

Fazer a tarefa de casa, dentro da Cartilha recomendada pelo Grupo Técnico de Análise dos Planos Diretores de Turismo, recebidos da Assembleia Legislativa, resultou em título de Município de Interesse Turístico para São Simão, da Rota da Arte, Região de Ribeirão Preto.

Conheça um pouco de São Simão, com informações destacadas do site oficial da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Eis o texto:

São Simão, da Rota da Arte, agora é MIT

A cidade de São Simão, da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, com mais de 15 mil habitantes, recebe cerca de 100 mil turistas por ano que são atraídos por este destino encravado entre morros e que possui especiais paisagens naturais. Distante 282 km da Capital, este local que agora é Município de Interesse Turístico – MIT, destaca-se pela qualidade de vida, cultura, natureza e também na indústria, na produção de argila branca, areia, jeans, poliestireno e móveis de escritório. Na agricultura, para a cana de açúcar e o reflorestamento para celulose.

Este MIt orgulha-se em ser o primeiro município brasileiro a se manifestar contra a monarquia, fato comprovado por atos e documentos e obteve o título de “Berço da Proclamação da República”. Outro orgulho de São Simão: integra a Rota da Arte, idealizada pelo turismólogo Edenir Luis Belluc e implantada pelo Circuito Turístico Alta Mogiana. É composto por cinco municípios e é formada por importantes artistas plásticos da região: Grassmann (São Simão), Portinari (Brodowski), Vaccarini (Altinópolis), Santos Dumont (Dumont) e Jaboticabal. O anúncio da “Rota da Arte” aconteceu em abril de 2005, no estande da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo na feira internacional WTM Latin América, no Expo Center Norte, na Capital.

Eis os principais atrativos turísticos de São Simão:

CASA DE CULTURA MARCELO GRASSMANN – Rua Rodolfo Miranda, 242, Centro. Marcelo Grassmann, em 1925, gravador, desenhista e artista gráfico, foi um dos principais artistas da arte moderna brasileira e é reconhecido internacionalmente. O imóvel, construído em tijolo no térreo e madeira no pavimento superior, foi doado a município e com apoio do Estado, foi transformado em casa de cultura, hoje Museu Marcelo Grassmann, onde estão contidas as principais obras do artista.

Casarões Bento Quirino (Diego Imagens)

MUSEU HISTÓRICO SIMONENSE ALAUR DA MATTA – Rua Campos Sales, 177 – Centro. Somente em outubro de 1988, com a concessão de uso do prédio da antiga Escola Normal construída em 1923, foi aberto o Museu Histórico Simonense. Ocupando uma área construída de 797 m² o museu é uma das principais referências sobre a cultura simonense, imigrante e arqueológica do Estado de São Paulo. Conta com cinco salas de exposição, sendo três delas permanentes: Arqueologia Simonense, Imigração e Revolução de 32.

THEATRO CARLOS GOMES– Rua Rodolfo Miranda, 277 – Centro. Construído em 1890, utilizado em 1908 para as primeiras apresentações do cinematógrafo. Foi reformado em 2008 e é palco das atividades culturais da cidade, como peças teatrais e filmes.

ANTIGA ESTAÇÃO DE BENTO QUIRINO – MUSEU DA MEMÓRIA FERROVIÁRIO DE SÃO SIMÃO “ALBERTO DE OLIVEIRA”. – Av. José Nayme s/n – Bento Quirino.

COMPLEXO IGREJA MATRIZ SÃO SIMÃO APÓSTOLO – Praça da Matriz, s/n° – Centro. Construída no final do século XIX, quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, está situada sobre uma pedreira. A construção terminou em 1891 e foi inaugurada no ano seguinte. E há a Gruta da Imaculada Conceição localizada em área externa no mesmo quadrilátero da Igreja Matriz que foi construída nos anos 60 para marcar a passagem dos missionários e está aberta constantemente ao público. –

PAINEL DE AZULEJOS – Fundação da cidade. Monumento em homenagem ao fundador da cidade, o bandeirante Simão da Silva Teixeira. Obra artística da Cerâmica Barbosa.

Morro do Cruzeiro (Diego Imagens)

MORRO DO CRUZEIRO é parte integrante da paisagem de São Simão com aproximadamente 1.000 metros de altitude, ponto turístico onde se pode avistar toda a cidade, o vale e a região. Possui o monumento Cruzeiro com 40 metros de altura, e ainda que não fique no ponto mais alto da serra, a vista dali é belíssima sendo que durante a noite a cruz é iluminada por holofotes dando a ideia de que ele está pairando no ar. A Serra de São Simão (Morro do Cruzeiro) é muito procurada para a prática de Trekking (Caminhadas), Ciclo Aventura, Voo Livre, Passeios de Off Roads e Motociclistas, Observação de Pássaros e contemplação da natureza.

FEIRA DOS PRODUTOS RURAIS – Implantada no ano de 2018, atende todas as sextas-feiras no período da tarde, no Terminal Rodoviário de São Simão Felix Bacan e aos sábados no Terminal Rodoviário de Bento Quirino, pela manhã. São cerca de 14 expositores, um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social. 

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro é o novo presidente da APRECESP

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 16, ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a eleição da nova mesa diretora da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). Com intuito de representar o interesse das Estâncias Turísticas paulistas no fomento do setor a chapa vencedora foi “Turismo: novos dias, novos tempos”.

Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, durante a sua fala. À sua esquerda, o novo presidente da Aprecesp, Leandro Luciano dos Santos, prefeito de Santa Rita do Passa Quatro (Divulgação)

Para o secretário de turismo do estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, as prefeituras devem focar na facilitação do ambiente de negócios, dando as condições necessárias para que a iniciativa privada possa fazer o seu trabalho. “Os gestores devem tratar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social, responsável pela entrada de divisas e geração de empregos, além de se preparar para a necessidades do viajante do século XXI. O jeito de fazer turismo mudou, e nós temos o dever de nos adaptar à nova realidade”.

A Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos que representa os interesses e atua pelo desenvolvimento turístico dos 70 municípios estância do Estado, além de ter assento no Conselho Estadual de Turismo, na Câmara de Turismo da Federação do Comércio e no COC (Conselho de Orientação e Controle do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) da Secretaria Estadual de Turismo.

Veja os integrantes da chapa  ” Turismo: novos dias, novos tempos”:

Conselho de Administração

Presidente – Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro – Leandro Luciano dos Santos
1º Vice- Presidente – Prefeito de Cananéia – Gabriel dos Santos Oliveira Rosa
2º Vice- Presidente – Prefeito de Morungaba – Marco Antonio de Oliveira
1º Secretário – Prefeito de Monte Alegre do Sul – Edson Rodrigo de Oliveira Cunha
2º Secretário – Prefeito de Holambra – Fernando Fiori de Godoy
3º Secretário – Prefeito de Socorro – André Eduardo Bozola de Souza Pinto
1º Tesoureiro – Prefeito de Itanhaém – Marco Aurélio Gomes dos Santos
2º Tesoureiro – Prefeito de Campos do Jordão – Frederico Guidoni Scaranello
3º Tesoureiro – Prefeito de Santa Fé do Sul – Ademir Maschio

Conselho Fiscal

Prefeito de Ilhabela – Márcio Batista Tenório
Prefeito de Brotas – Leandro Correa
Prefeito de Joanópolis – Mauro Ap. Garcia Banhos
Prefeito de Santo Antonio do Pinhal – Clodomiro Correia de Toledo Júnior
Prefeito de São José do Barreiro – Alexandre de Siqueira Braga
Prefeito de Ibirá – Edvard Colombo
Prefeito de Bragança Paulista – Jesus Adib Abi Chedid
Prefeito de Ibiúna – João Mello
Prefeito de  Eldorado – Durval Adelio de Morais

FONTE: Texto e Fotos: Site oficial da Secretaria de Turismo do Estado de SP / Direitos reconhecidos.

 

Continue Lendo

TURISMO

ATUALIZAÇÃO: MTur disponibiliza nova versão da Cartilha do Plano de Regionalização do Turismo.

Publicado

em

Divulgação

Comprovando mais uma vez a afirmação de que o Turismo é, para o Brasil, a chamada “bola da vez”, o Ministério do Turismo disponibilizou, a partir da segunda-feira, 14, a versão digital atualizada da Cartilha do Plano de Regionalização do Turismo (PRT).

Uma das premissas desse Plano é consolidar os objetivos de mais emprego e renda para o Brasil.

Eis o texto de apresentação e, também, o link para fazer o download do texto atualizado da referida Cartilha.

(Por Geraldo Gurgel) “O Portal da Regionalização do Ministério do Turismo acaba de disponibilizar a versão atualizada da cartilha institucional que aborda a sensibilização e da mobilização entre parceiros e interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Os materiais foram condensados em um documento único que aborda a temática do PRT de forma mais clara e enxuta. Os usuários poderão baixar, gravar ou imprimir o documento de 41 páginas. O PRT faz parte do atual Plano Nacional de Turismo 2018-2022 – Mais emprego e renda para o Brasil.

Rogério Cóser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo (Deotur) ressaltou a praticidade e a economicidade da cartilha digital, acessível aos usuários e demais interessados na temática da regionalização do turismo. “É importante destacar toda a colaboração e parceria da equipe técnica da Pasta neste documento que recebeu contribuições externas dos órgãos oficiais de turismo dos estados e dos interlocutores regionais do Programa de Regionalização do Turismo”, disse. A descentralização das decisões e ações nas esferas estadual, regional e municipal é um dos princípios do PRT.

Para a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, o documento fundamenta o princípio da sustentabilidade da regionalização do turismo com o objetivo de gerar ganhos através da atividade para quem vive nos destinos. “Nem sempre a comunidade percebe o potencial do turismo em sua volta. É necessário formar lideranças, interlocutores e envolver o poder público, setor privado e sociedade civil para fortalecer o turismo”, comentou.

Nesse contexto, a regionalização apresenta-se como política pública de turismo parceira dos municípios que integram o Mapa do Turismo e que formam as regiões turísticas. A regionalização ajuda no planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada dos destinos. O programa olha a região turística, e não apenas o município de forma isolada. Essa visão busca o maior aproveitamento dos recursos financeiros, técnicos e humanos. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O PRT orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios”.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A ÍNTEGRA DA CARTILHA

Fonte: Site do Ministério do Turismo.

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro