Conecte-se agora
acesse bibi

TURISMO

TURISMO FERROVIÁRIO: Ministério retoma estudos para fomentar setor

Publicado

em

Foto: André Martins

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (26), em Brasília, marcou a retomada de discussões do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário coordenado, desde 2010, pelo Ministério do Turismo. Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima, um dos objetivos é unir esforços em prol da ampliação do segmento. “Uma das ideias trazidas foi envolver comissões do Congresso Nacional, além das frentes parlamentares de turismo, no debate das adequações. Somos intermediários desse processo e é importante que o turismo ferroviário esteja em evidência”, sustentou.

O país possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação. Presente à reunião, o coordenador de Patrimônio Ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alan Machado, defendeu empenho no sentido de preservar estruturas do ramo. “O interesse principal é fomentar projetos de forma a recuperar o patrimônio ferroviário e dar um novo público a esse patrimônio”, explicou.

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABBOTC), Adonai Arruda Filho, por sua vez, comemorou o restabelecimento de diálogos do grupo. Ele lembrou que o desenvolvimento do setor favorece a preservação da história nacional e o incentivo ao turismo. “Nos locais onde existe um trem turístico, você acaba preservando o patrimônio e induzindo o aumento do turismo”, observou.

Já o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, apontou benefícios de investimentos no ramo. “Hoje, o volume de turistas que visitam equipamentos dessa natureza chega a quase 3,5 milhões por ano. E isso gera fluxo turístico, gera emprego e gera distribuição de renda. Tem uma história muito rica nessa área, e nós precisamos resgatar isso”, frisou.

A próxima reunião do colegiado deve ocorrer em abril. Além do MTur, fazem parte do GT de Turismo Ferroviário representantes do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério do Meio Ambiente, do Brasil Convention & Visitors Bureau e empresários do setor, entre outros.

DIRETRIZES – Uma cartilha do Ministério do Turismo orienta a proposição de projetos de trens turísticos e culturais no país. Fruto de discussões do GT de Turismo Ferroviário, a publicação busca preservar e dar destinação ao patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. Desde 2003, o MTur já investiu mais de R$ 20 milhões na recuperação de equipamentos, estações e trechos de linhas férreas.

(Fonte: Site MTur / Foto: André Martins)

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

TURISMO: Pinda realiza tradicional Festival Junino no Bom Sucesso

Publicado

em

Planejado para divulgar o Núcleo Turístico do Piracuama, acontece, no último final de semana de junho o Festival Junino de Pindamonhangaba, realizado pelo Departamento de Turismo local. Inúmeras atrações já estão confirmadas, com destaque para o show do cantor Sérgio Reis.

Uma festa de cores, culinária regional e o melhor da gastronomia desenvolvida pelos restaurantes da região do Piracuama, além de eventos destinados à divulgação dos talentos artísticos da cidade e região.

Segundo o Departamento de Turismo, essa edição do Festival Junino também reforça todas as ações desenvolvidas para a consolidação do Plano Diretor de Turismo de Pindamonhangaba, município que se apresenta com todas as possibilidades de conquistar titularidade como MIT – Município de Interesse Turístico.

Credenciados pelo espetacular sucesso do Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, os organizadores apostam na participação de grande público, considerando-se, inclusive, a disponibilidade de espaço para estacionamento e o fácil acesso, por rodovia asfaltada, até o local do evento.

Clique  na imagem abaixo e verifique toda a programação de

mais um Festival Junino de Pindamonhangaba

 

Continue Lendo

SR-GUARÁ

GUARÁ : Novo Santuário de Frei Galvão já é realidade

Publicado

em

Concepção virtual da praça das celebrações (Divulgação)

A Prefeitura aprovou nesta quinta-feira (14/06) o projeto de construção do novo Santuário de Frei Galvão de Guaratinguetá, que será custeado pela Igreja.  O encontro contou com a presença do prefeito Marcus Soliva; arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; do engenheiro responsável pelo projeto, Éric Pieri; presidente da Câmara de Guaratinguetá Marcelo Coutinho; vereadores Marcelinho da Santa Casa, João Pita, Pedro Sannini e Marcus Evangelista, além de secretários e imprensa.

Prefeito Soliva, Dom Orlando e vereador Marcelo Caetano (Foto: Divulgação)

O projeto contempla uma área de construção de 52 mil m², com: igreja com capacidade para 3 mil pessoas; capelas; Praça de Celebrações (capacidade de até 10 mil pessoas); monumento de Frei Galvão (altura de 28 metros); Mirante, que poderá receber até 70 pessoas; Centro de Memória e Cultura (com auditório, exposições e livraria); Estacionamento; Área Administrativa e o Parque Laudato Si, de 20 mil metros²; sendo uma área para lazer, meditação, caminhada e oração, contendo sanitários, ginástica, playground e pet play.

Com a aprovação da prefeitura, foi entregue inclusive pelo Poder Executivo Municipal o Alvará de Autorização para início das obras, as quais serão iniciadas em breve.

Na primeira fase, serão construídos: parque Laudato Si (áreas verdes) / parceria com SOS Mata Atlântica; alameda de acesso; monumento a frei Galvão; fechamento das divisas do santuário e a construção de portarias e edificações de apoio (sanitários, cabines de energia etc).

Concepção virtual da nave e presbitério(Divulgação)

As fases futuras são: construção da igreja, áreas de apoio (Administração, Praça de Alimentação, Sanitários, Ambulatório, etc.), casa paroquial e Centro de Memória e Cultura.

(Fonte: página oficial em rede social)

 

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Festividades dos 313 anos de Pinda começam no final do mês

Publicado

em

O consagrado artista Sérgio Reis é destaque no encerramento do Festival Junino

Festival Junino, Festa no Parque da Cidade, inaugurações e solenidades marcam as comemorações dos 313 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba

Pindamonhangaba comemora 313 anos de emancipação político-administrativa e quem ganha o presente é a população. As festividades terão início no dia 29 de junho, com o 5º Festival Junino, até o dia 1º de julho, com comidas típicas, trem do forró, artesanato, shows e participação dos comerciantes dos núcleos turísticos do Ribeirão Grande e do Piracuama.

Na sequência, de 6 a 10 de julho, haverá a tradicional festa de aniversário da cidade, no Parque da Cidade, com shows, barracas de alimentação em prol das instituições assistenciais, feira de orquídeas e outras atrações. Ainda no Parque, no dia 15, haverá a largada e chegada da Corrida Pinda, com almoço, telão com transmissão da final da Copa do Mundo e shows.

Além das festas, estão programadas ainda a passagem pelo Bosque e por Moreira César da 29ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos, no dia 1º de julho; solenidade de hasteamento das bandeiras, no dia 10 de Julho e, na mesma data, inauguração da praça ao lado da Rua 7 de Setembro, no centro da cidade; entre outras inaugurações, apresentações teatrais, oficinas, exposições, todos durante o mês de julho. Nas próximas edições, divulgaremos a programação completa.

Festival Junino terá shows, manifestações culturais e comidas típicas

O 5º Festival Junino dos núcleos turísticos do Ribeirão Grande e do Piracuama será realizado, mais uma vez, na estrada de acesso à Pedreira Anhanguera, no Bonsucesso. Serão três dias de festa com muita diversão para as famílias, e ainda, entrada gratuita.

Trem do Forró – A festa começa no centro da cidade e vai até o Bom Sucesso (Divulgação)

Todos os dias haverá trem do forró (parceria com a Estrada de Ferro Campos do Jordão, por isso, o ingresso é pago), barracas com comidas e bebidas típicas, feira de artesanato Arte Encanto, manifestações culturais de Pinda e cidades da região, além de shows encerrando cada noite de festa. Na sexta-feira (29), será a Banda Rastapé; no sábado (30), as duplas Gérson e Daniel e, em seguida, Tales e Wellington; e, no domingo (1º), César Barbosa e, encerrando com chave de ouro Sérgio Reis.

Trem do Forró já está com ingressos à venda

Colaborou com texto: Bruna Silva

O Trem do Forró, atração do Festival Junino que levará o público até o local da festa, com muita animação, já iniciou a venda dos ingressos. O trem terá saída da estação ferroviária da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no centro de Pindamonhangaba, nos seguintes horários: 18 horas e 20 horas na sexta-feira (29); às 13 horas, 15h30, 18 e 20 horas no sábado (30) e no domingo (01) sairá às 10, 13, 17 e 20 horas.

Os ingressos custam R$13,00, preço único, e devem ser comprados diretamente na estação. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3644-7408 ou 3644-7409.

A programação completa será divulgada em breve, no site da Prefeitura.

Parque da Cidade terá shows gratuitos

A tradicional festa de aniversário de Pindamonhangaba no Parque da Cidade será realizada de 6 a 10 de julho, com shows gratuitos e diversas atrações para a população. Estão confirmados os shows de: Falamansa, Ira!, Maskavo, além de shows regionais.

Fotos: Divulgação

As instituições assistenciais serão parceiras da festa mais uma vez, e estarão presentes com barracas de alimentação. Haverá, ainda, feira de artesanato Arte Encanto e feira de orquídeas.

Final da Copa será transmitida em telão

No dia 15 de julho, final da Copa do Mundo de Futebol, o Parque da Cidade recebe a largada e chegada da Corrida Pinda 2018. Os atletas e público em geral terão a opção de almoçar no evento e ainda curtir a transmissão da final da Copa do Mundo em um telão.

Em seguida, haverá os shows da Banda Estrambelhados, com participação especial do Juca Teles e do bloco do Saci, levando o clima do carnaval fora de época para o Parque da Cidade.

Deptº Comunicação – Prefeitura de Pindamonhangaba

Continue Lendo
Propaganda
Propaganda acesse romaria<(/a)

Em Alta

Hospedado por ServerPro