Conecte-se agora
acesse bioenergy

TURISMO

TURISMO FERROVIÁRIO: Ministério retoma estudos para fomentar setor

Publicado

em

Foto: André Martins

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (26), em Brasília, marcou a retomada de discussões do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário coordenado, desde 2010, pelo Ministério do Turismo. Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima, um dos objetivos é unir esforços em prol da ampliação do segmento. “Uma das ideias trazidas foi envolver comissões do Congresso Nacional, além das frentes parlamentares de turismo, no debate das adequações. Somos intermediários desse processo e é importante que o turismo ferroviário esteja em evidência”, sustentou.

O país possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação. Presente à reunião, o coordenador de Patrimônio Ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alan Machado, defendeu empenho no sentido de preservar estruturas do ramo. “O interesse principal é fomentar projetos de forma a recuperar o patrimônio ferroviário e dar um novo público a esse patrimônio”, explicou.

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABBOTC), Adonai Arruda Filho, por sua vez, comemorou o restabelecimento de diálogos do grupo. Ele lembrou que o desenvolvimento do setor favorece a preservação da história nacional e o incentivo ao turismo. “Nos locais onde existe um trem turístico, você acaba preservando o patrimônio e induzindo o aumento do turismo”, observou.

Já o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Márcio Santiago, apontou benefícios de investimentos no ramo. “Hoje, o volume de turistas que visitam equipamentos dessa natureza chega a quase 3,5 milhões por ano. E isso gera fluxo turístico, gera emprego e gera distribuição de renda. Tem uma história muito rica nessa área, e nós precisamos resgatar isso”, frisou.

A próxima reunião do colegiado deve ocorrer em abril. Além do MTur, fazem parte do GT de Turismo Ferroviário representantes do Ministério dos Transportes, do DNIT, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério do Meio Ambiente, do Brasil Convention & Visitors Bureau e empresários do setor, entre outros.

DIRETRIZES – Uma cartilha do Ministério do Turismo orienta a proposição de projetos de trens turísticos e culturais no país. Fruto de discussões do GT de Turismo Ferroviário, a publicação busca preservar e dar destinação ao patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. Desde 2003, o MTur já investiu mais de R$ 20 milhões na recuperação de equipamentos, estações e trechos de linhas férreas.

(Fonte: Site MTur / Foto: André Martins)

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

TURISMO: “Caminhos e Roteiros” explica como funciona seu produto City Bar Night

Publicado

em

(Fotos: Marcos Ivan, Canal39)

Em São José dos Campos funciona a agência “Caminhos e Roteiros”, que oferece muitas opções de passeio e lazer, para diversos públicos.

Um desses produtos é o City Bar Night, que nós trazemos para um primeiro contato com muitas pessoas que buscam, sempre, inovar na hora de escolher passeios em seu tempo de lazer.

É clicar no player e começar a ficar com vontade de participar.

Continue Lendo

TURISMO

VÍDEO: PAPO39 com Michele Netto do COMTUR DE CACHOEIRA PAULISTA

Publicado

em

Por ocasião da 5ª Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida a reportagem do Canal39 conversou com Michele Netto, representante do COMTUR de Cachoeira Paulista, Município de Interesse Político, a respeito das primeiras ações para a cidade se consolidar e se estruturar para alcançar promoção para Estância Turística.

Veja a conversa.

Continue Lendo

TURISMO

VÍDEO: Papo39 com o Bispo Dom Irineu Roman, referencial da CNBB para a Pastur

Publicado

em

Aconteceu, no sábado, 22, a 5ª Romaria dos Profissionais do Turismo a Aparecida, ocasião na qual Dom Irineu Roman discorreu sobre a Carta do Cardeal Peter Turckson, prefeito do Dicastério do Vaticano para o Desenvolvimento Humano.

A reportagem do Canal39 conversou com o religioso.

Em matéria que estamos preparando, trazemos, para os internautas que nos seguem, a nossa percepção quanto ao evento “5ª Romaria dos Profissionais do Turismo a Aparecida”, que teve sede no belíssimo Seminário Bom Jesus, com amplas instalações e excelente receptivo, localizado no centro de Aparecida, SP.

Dom Irineu Roman, na oportunidade, foi a autoridade maior presente ao evento, haja vista sua posição de Bispo de Belém do Pará e Referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Pastur-Pastoral do Turismo.

Aproveitamos para agradecer aos comentários de J. Carlos e M. Teresa, postados logo abaixo das manchetes desta página.

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro