Conecte-se agora
acesse relogio

TURISMO

TURISMO: Deputado André do Prado fala sobre Municípios de Interesse Turístico

Publicado

em

No mês de abril o governador Márcio França sancionou Lei que concede título de MIT – Município de Interesse Turístico a mais 43 cidades do Estado de São Paulo.

Ainda restam algumas vagas do total de 140 autorizadas inicialmente e, por se tratar de assunto em pauta permanente nos gabinetes municipais e de membros da Assembleia Legislativa, a reportagem do Canal39 manteve contato com o Deputado André do Prado (PR) e desenvolve, aqui,  a sua primeira entrevista do sistema “E-mail39”, versão digital do “Papo39”.

Compartilhamos a conversa mantida.

C39 – Deputado, o senhor tem boa presença junto a cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e muitas delas já conquistaram o título de MIT – Municípios de Interesse Turístico. Jacareí, recentemente, contou com sua participação na conquista do título. Outras cidades continuam buscando cumprir a tarefa de casa para terem acesso a esse benefício. Como o senhor avalia essa ação do Governo para incentivar o Turismo no Estado de São Paulo e o que é mais importante para as cidades virem a merecer o título?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: A aprovação e a sanção da Lei Complementar nº 1.261 de abril de 2015  foi um verdadeiro marco para ampliar este setor econômico no Estado. Além das 70 Estâncias, o Estado terá mais 140 cidades com esta vocação para o turismo, possibilitando investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população local e​ fomentar a economia gerando emprego e renda. Dados do próprio Estado apontam que São Paulo recebe 50 milhões de turistas por ano, gera 1 milhão de empregos diretos e 2 milhões de empregos indiretos  e a base do sustento de 3 milhões de famílias paulistas já vivem do setor, movimenta 56 setores da economia e é responsável por 10% de toda a arrecadação estadual. São números que tendem a crescer, uma vez que o turismo está em franca expansão.

C39 – Há capacidade para mais quantos municípios obterem a titularidade como MIT? Segundo alguns especialistas, o Estado de São Paulo comportaria 400 MIT. Haveria arrecadação suficiente para destinação das verbas?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Até o momento foram aprovados 84 Municípios de Interesse Turísticos (Mits), faltando 56 vagas para completar as 140 que podem ser classificadas com este título. Para estes 140, conforme determina da Lei Complementar, os recursos estão garantidos no orçamento do Estado. Não tenho conhecimento a respeito de que o Estado comportaria 400 Mits, mas é bem verdade que tem muitas cidades vocacionadas para o turismo.

C39 – Quanto à possibilidade de São Paulo atingir 400 MITs, esse é um dado do Ministério do Turismo, segundo afirmou o secretário Fabrício Cobra, em palestra realizada em Cachoeira Paulista. Para nós, jornalistas do segmento turístico, Turismo é, realmente, a bola da vez. Com os MITs consolidados, como o Sr. considera a valorização do Mercado de Trabalho. Teríamos mão de obra já capacitada ou a formação profissional carece de ações objetivas e rápidas, para acompanhar a corrida dos municípios já consolidados e os concorrentes?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Acredito que sim. As cidades classificadas como Mits têm a responsabilidade de manter este título, porque a cada três anos, isso é revisto pela Secretaria de Turismo do Estado. Por isso, é fundamental que os municípios invistam em pontos de visitação, melhorem a infraestrutura dos locais, em divulgação, profissionais e em outros segmentos que possam atrair os turistas.

C39 – A exemplo de muitas cidades, Pindamonhangaba conta com seu autógrafo na indicação do seu PDT. Em qual estágio está o andamento desse e de outros PDTs que, possivelmente, terão sua indicação?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Eu apresentei o projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, e a prefeitura apresentou os documentos necessários para que a cidade possa pleitear este título junto ao Governo do Estado. O projeto está em tramitação junto as comissões da Casa de Leis e depois deverá ser remetido para a Secretaria de Estado do Turismo que vai avaliar todos os documentos e emitir um parecer aprovando ou não a cidade para ser Mit. Estamos neste processo em Pindamonhangaba. Ainda está em análise nas comissões da Casa.

Nota da Redação –

Finalizando essa matéria, cabe destacarmos haver uma próxima rodada de possíveis novos MITs em junho, conforme já anunciado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, bem como ainda não se esgotaram os estudos no sentido de ampliar para 210 o número de cidades beneficiadas.

Cada MIT recebe, em 2018, cerca de R$ 550 mil para ações na divulgação do Turismo e na realização de obras capazes de melhorar as condições dos atrativos e da infraestrutura relacionada ao Turismo.

(Entrevista: Marcos Ivan / Foto: Divulgação André do Prado)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-LITORAL

CARAGUÁ: Fundo Social oferece inglês para quem trabalha em hotelaria e gastronomia

Publicado

em

Foto: divulgação/PMC

Nos dias 22 e 23 de outubro (segunda e terça-feira), o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba realiza inscrições para curso intensivo de inglês, aplicado ao atendimento comercial de bares, restaurantes e hotéis, na área de alimentos e bebidas. O treinamento é uma parceria com a Escola de Hotelaria Aparecido Molitor.

Arte: Divulgação PMC

Podem se inscrever profissionais que atuam na área de hotelaria e de restaurantes; não é necessário saber inglês. As inscrições serão recebidas na sede do Fundo Social (Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro), das 8h30 às 16h30. Vagas limitadas.

O curso é objetivo e rápido, baseado em casos e simulações focados no dia a dia do trabalhador, construído no tripé: professor, aluno e vivência profissional. Com debates e práticas ligadas à realidade do estabelecimento, o curso tem o objetivo de levar aos participantes formas de enfrentar os desafios no atendimento ao público, conhecimento, entendimento e formas de explorar conceitos e ferramentas que possam ser aplicados em suas rotinas profissionais.

A carga horária é de 60 horas/aula, com duração de 20 dias, realizado as segundas e terças-feiras, das 18h às 22h, na Videoteca Lucio Braun, no Centro.

Composto por aulas teóricas, conversação e pronúncias, com dinâmicas, o curso oferece um diferencial enriquecedor de atuação na área de atendimento ao cliente, do início ao fim de sua estadia no estabelecimento.

O aluno aprenderá a iniciar uma conversa, cumprimentar e informar sua profissão e atribuições no local; leitura de cardápios; orientações do estabelecimento, como informar o horário, indicar toalete, fechamento de contas; lidar com situações rotineiras, como reclamações, elogios, discussões, informações turísticas da localidade, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas por telefone (12) 3897-5656.

 

Continue Lendo

TURISMO

VÍDEO: Fragmentos do Festival da Padroeira 2018 com Daniel e crianças convidadas

Publicado

em

Foto: Edna Maischberger

A programação de eventos comemorativos aos 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul, teve seu encerramento com o show apresentado pelo cantor Daniel e algumas crianças cantoras convidadas.

Padrinho do denominado Festival da Padroeira, Daniel buscou mostrar ao público algumas de suas canções preferidas, enquanto repertório mais religioso, contando com a participação de Neto Junqueira, Guilherme Martinez, Leo Cidade, Larissa Manoela, Yasmin Giacomini, Giulia Soncini, Fabiana Moneró e os irmãos canadenses do grupo The Melisizwe Brothers.

A Orquestra do PEMSA – Projeto de Educação Musical, que este ano conta com 600 alunos assistidos, mais uma vez “deu conta do recado” com totais méritos, executando magníficos arranjos elaborados especialmente para a ocasião.

Durante o espetáculo, Daniel valorizou a presença dos artistas convidados, declarou sua devoção e fé à Nossa Senhora Aparecida, destacou a imprescindível atuação da família para a formação dos jovens.

A reportagem do Canal39 registrou alguns momentos do Festival da Padroeira, o qual se encerrou com Daniel cantando o Hino Nacional, seguindo-se uma bela queima de fogos.

ABAIXO, CLICS DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN PARA A GALERIA DE FOTOS

 

Continue Lendo

TURISMO

VÍDEO: Daniel e as crianças cantoras no Festival da Padroeira – entrevista

Publicado

em

Foto: Edna Maischberger, Canal39

O cantor Daniel, padrinho do Festival da Padroeira, evento de encerramento da Festa de Nossa Senhora Aparecida, reuniu, em 2018, algumas crianças cantoras para fazerem parte de seu show. Acompanhados pela excelente Orquestra do PEMSA – Projeto de Ensino Musical do Santuário de Aparecida, os artistas deram um belo show em homenagem à Mãe Aparecida e às crianças, de um modo geral, por ser a data comemorativa a elas, também. Antes do show, nos camarins, Daniel e os artistas mirins conversaram com a imprensa.

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro