Conecte-se agora
acesse capivara

TURISMO

TURISMO: Deputado André do Prado fala sobre Municípios de Interesse Turístico

Publicado

em

No mês de abril o governador Márcio França sancionou Lei que concede título de MIT – Município de Interesse Turístico a mais 43 cidades do Estado de São Paulo.

Ainda restam algumas vagas do total de 140 autorizadas inicialmente e, por se tratar de assunto em pauta permanente nos gabinetes municipais e de membros da Assembleia Legislativa, a reportagem do Canal39 manteve contato com o Deputado André do Prado (PR) e desenvolve, aqui,  a sua primeira entrevista do sistema “E-mail39”, versão digital do “Papo39”.

Compartilhamos a conversa mantida.

C39 – Deputado, o senhor tem boa presença junto a cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e muitas delas já conquistaram o título de MIT – Municípios de Interesse Turístico. Jacareí, recentemente, contou com sua participação na conquista do título. Outras cidades continuam buscando cumprir a tarefa de casa para terem acesso a esse benefício. Como o senhor avalia essa ação do Governo para incentivar o Turismo no Estado de São Paulo e o que é mais importante para as cidades virem a merecer o título?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: A aprovação e a sanção da Lei Complementar nº 1.261 de abril de 2015  foi um verdadeiro marco para ampliar este setor econômico no Estado. Além das 70 Estâncias, o Estado terá mais 140 cidades com esta vocação para o turismo, possibilitando investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população local e​ fomentar a economia gerando emprego e renda. Dados do próprio Estado apontam que São Paulo recebe 50 milhões de turistas por ano, gera 1 milhão de empregos diretos e 2 milhões de empregos indiretos  e a base do sustento de 3 milhões de famílias paulistas já vivem do setor, movimenta 56 setores da economia e é responsável por 10% de toda a arrecadação estadual. São números que tendem a crescer, uma vez que o turismo está em franca expansão.

C39 – Há capacidade para mais quantos municípios obterem a titularidade como MIT? Segundo alguns especialistas, o Estado de São Paulo comportaria 400 MIT. Haveria arrecadação suficiente para destinação das verbas?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Até o momento foram aprovados 84 Municípios de Interesse Turísticos (Mits), faltando 56 vagas para completar as 140 que podem ser classificadas com este título. Para estes 140, conforme determina da Lei Complementar, os recursos estão garantidos no orçamento do Estado. Não tenho conhecimento a respeito de que o Estado comportaria 400 Mits, mas é bem verdade que tem muitas cidades vocacionadas para o turismo.

C39 – Quanto à possibilidade de São Paulo atingir 400 MITs, esse é um dado do Ministério do Turismo, segundo afirmou o secretário Fabrício Cobra, em palestra realizada em Cachoeira Paulista. Para nós, jornalistas do segmento turístico, Turismo é, realmente, a bola da vez. Com os MITs consolidados, como o Sr. considera a valorização do Mercado de Trabalho. Teríamos mão de obra já capacitada ou a formação profissional carece de ações objetivas e rápidas, para acompanhar a corrida dos municípios já consolidados e os concorrentes?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Acredito que sim. As cidades classificadas como Mits têm a responsabilidade de manter este título, porque a cada três anos, isso é revisto pela Secretaria de Turismo do Estado. Por isso, é fundamental que os municípios invistam em pontos de visitação, melhorem a infraestrutura dos locais, em divulgação, profissionais e em outros segmentos que possam atrair os turistas.

C39 – A exemplo de muitas cidades, Pindamonhangaba conta com seu autógrafo na indicação do seu PDT. Em qual estágio está o andamento desse e de outros PDTs que, possivelmente, terão sua indicação?

DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO: Eu apresentei o projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, e a prefeitura apresentou os documentos necessários para que a cidade possa pleitear este título junto ao Governo do Estado. O projeto está em tramitação junto as comissões da Casa de Leis e depois deverá ser remetido para a Secretaria de Estado do Turismo que vai avaliar todos os documentos e emitir um parecer aprovando ou não a cidade para ser Mit. Estamos neste processo em Pindamonhangaba. Ainda está em análise nas comissões da Casa.

Nota da Redação –

Finalizando essa matéria, cabe destacarmos haver uma próxima rodada de possíveis novos MITs em junho, conforme já anunciado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, bem como ainda não se esgotaram os estudos no sentido de ampliar para 210 o número de cidades beneficiadas.

Cada MIT recebe, em 2018, cerca de R$ 550 mil para ações na divulgação do Turismo e na realização de obras capazes de melhorar as condições dos atrativos e da infraestrutura relacionada ao Turismo.

(Entrevista: Marcos Ivan / Foto: Divulgação André do Prado)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-LITORAL

SAÚDE: Secretaria de Caraguá recomenda fechamento do Parque da Serra do Mar

Publicado

em

(Fotos: Talita Fernanda - PMC)

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba recomenda fechamento do Parque Estadual da Serra do Mar pela morte de mais macacos no local.

Nesta quarta-feira (15/08), em reunião no Parque Estadual da Serra do Mar com gestores do local, o secretário de Saúde, Amauri Toledo, recomendou que o lugar seja fechado até segunda ordem para evitar que pessoas não vacinadas contra Febre Amarela circulem pelo local e sejam contaminadas com o vírus.

A recomendação ocorreu depois da morte suspeita por Febre Amarela de oito macacos da espécie Bugio (espécie já em extinção) no local desde a última sexta-feira (10) até esta quarta-feira. O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba informa que os grupos de macacos mortos foram encontrados na área do Parque Estadual do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios.

“Nesta terça-feira (14), foi possível realizar a necropsia em três destes animais e, pela análise, já foi confirmada a morte dos três por Febre Amarela. Ainda assim, todo material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmará a causa morte destes animais em cerca de uma semana, mas tudo indica que a causa morte de todos foi a mesma”, relatou Guilherme.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que não há casos de morte em humanos registrada no município. Até a última quinta-feira (09), foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

Nesta quinta-feira (16), agentes comunitários de Saúde, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e demais áreas passarão por treinamento para atuarem no Programa Multiaçã, deste sábado (18), no bairro Rio do Ouro para vacinarem contra Febre Amarela a população local.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação no local; além de carros da Secretaria de Saúde que irão realizar o casa a casa também no mesmo bairro com foco na imunização do máximo de pessoas.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que todos precisam colaborar e vacinar-se. “Nós queremos pedir a todos que não tomaram a vacina contra Febre Amarela, por favor, tomem. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e, neste sábado, estaremos no Rio do Ouro realizando o casa a casa e no Multiação. Por favor, vacinem-se. Isto é muito importante”, destacou.

(Talita Fernanda, Jornalista – MTB: 12817 )

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA/MEIO AMBIENTE: 1ª Virada Animal conta com show da cantora Graça Cunha no sábado (18)

Publicado

em

Graça Cunha (Divulgação)

Uma das grandes atrações da ‘1ª Virada Animal’ de Jacareí será o show musical de MPB da cantora Graça Cunha que se apresentará no sábado (18), às 19h, no Parque da Cidade.

A Virada Animal tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância do cuidado com os animais domésticos e despertar na sociedade o interessante em adotar cães adultos e colaborar com ONGs de proteção animal do município.

A ‘1 Virada Animal’ reunirá entretenimento, informações e diversão. Haverá shows musicais, feiras de adoção, exposição de fotos, vacinação, cadastro e emissão do RGA (Registro Geral Animal), ‘cãominhada’ e ‘cãocursos’.

Além disso, ficarão dispostas seis tendas das entidades de Proteção Animal do Município, que levarão variedades gastronômicas para todo o público.

GRAÇA CUNHA – Graça Cunha iniciou sua carreira em 1993.

Em sua trajetória, a cantora possui mais de 2.500 trabalhos que foram ao ar, entre jingles e locuções para TV, rádio e cinema, assim como participações em CDs de artistas de renome, como Rita Lee, Jota Quest, Skank, Paulo Miklos, entre outros. Também participou em CDs lançados no exterior.

A artista integrou de setembro de 2005 à janeiro de 2016, a banda do Programa “Altas Horas” do apresentador Serginho Groisman. Em 2007, lançou seu primeiro CD Solo “De Virada”, pela Gravadora Azul Music.

Com este álbum, Graça foi indicada ao Grammy Latino em duas categorias: Melhor CD de MPB e Artista Revelação.

Estreou em julho de 2009, sob direção do aclamado artista Miguel Falabella, o Musical da Broadway “HAIRSPRAY”.

Em agosto do mesmo ano, participou do musical “Rockshow”.

Lançou seu segundo álbum “Tiro de letra” em dezembro de 2011 e em março de 2012 iniciou a turnê de shows pelo Brasil. Em maio de 2015 lançou um EP com releituras de grandes compositores da MPB. Em paralelo ao seu trabalho solo, Graça integra o grupo Divazz Trio.

Atualmente é uma das juradas do programa Canta comigo na Record TV. Participa do projeto Notas Contemporâneas, em São Paulo, onde a cada mês um artista é entrevistado e homenageado.

Nesse projeto Graça já cantou para Luiz Melodia, Ivan Lins, Lobão, Leny Andrade, Cida Moreira, Kiko Zambianchi entre outros grandes da música popular brasileira.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Divulgação)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO/CULTURA: Içá é a estrela em Festival de Cachoeira Paulista

Publicado

em

(Arte: Divulgação)

Nos dias 08 e 09 de setembro no Parque Ecológico Nelson Lorena, acontecerá o 3º Festival da Içá. O evento com entrada franca promete um final de semana de tradição e em família com música ao vivo, feira de artesanato, apresentação de capoeira, passeio de pedalinhos e o Encontro de Violeiros.Reúna a famílias e os amigos e venha para Cachoeira Paulista!

(Arte: Divulgação)

 

 

0

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro