Conecte-se agora
acesse vila rica

TURISMO

TURISMO: Cunha Fest é para quem realmente quer aproveitar o Verão

Publicado

em

Divulgação

Dê um tempo para suas férias de Verão serem, realmente, Férias.

Está certo que o trabalho se faz necessário, ainda mais em tempos de ano novo fluente e se faz preciso ajustar as energias dispendidas nas festas.

Mas, nada mais justo do que veranear, pelo menos em um final de semana de janeiro.

Opções não faltam, basta você abrir as páginas de sites regionais ou até mesmo buscar, em garimpos mais demorados, as rádios e as emissoras de televisão anunciando suas agendas.

Vale mesmo ficar com a tecnologia da informação rápida, que são os portais de notícias, não é?

Então, de todas as opções disponíveis, nós escolhemos uma para lhe indicar, com direito a belos passeios durante o dia e incríveis shows, o dia inteiro e à noite: Cunha.

Exatamente isso: Cunha, ali, no alto da Serra, tem braços abertos para os veranistas não praianos. E olha que lá o Verão acontece com plena energia. O povo e os empresários de lá entendem muito da praia de bem atender, bem receber.

Um bem organizado roteiro de passeios, disponível no site oficial do município ou no portal da Cunhatur, onde você encontra, também, os melhores endereços para hospedagem e desfrute da incrível gastronomia cunhense. Do pinhão à truta; do cordeiro serrano às pizzas; do shiitake ao pastel da praça; da comida tropeira aos doces artesanais, tudo é festa de paladar.

As pousadas têm aquele atendimento muito família, que chega, em alguns casos, a criar fortes laços de amizade. Além dos magníficos cafés da manhã, da maior parte delas…

Cunha é tradicional, também, por seus festivais de música e, por isso, caprichou na escolha dos shows que abrilhantarão 4 noites de muita música na Praça da Matriz.

Só para não ficar de fora, você já pode anotar e buscar se acomodar em Cunha, no final de semana que começa no dia 24 de janeiro.

Sem muito esforço você vai aplaudir:

Dia 24 – 22h

André Frateschi & Miranda Kassin – num espetáculo tributo a David Bowie e Amy Whinehouse. Um passeio pelo melhor do repertório dessas duas estrelas da música mundial.

Dia 25 – durante o dia todo, um show circulante da Orleans Street Jazz Band, com Soul Music, R&B, ao bom estilo americano e com levadas de arranjos para hits atuais.

À noite, ainda no dia 25, 22h, a Praça da Matriz, tempo de matar saudade do quarteto que virou a página da história da música e assinou, embaixo, The Beatles. Cunha assiste ao show da banda Blues Beatles, uma leitura “bluesística” dos grandes sucessos dos cabeludos de Liverpool, com direito a metais e vocalizações incríveis.

Água da Mina, grata revelação do pop rock regional, chega de Lorena para aquecer o público, fazendo sala, a partir das 21h, para os rapazes da Blues Beatles. Bastante interessante, também, esse show.

Dia 26 – Sábado, 21h30, você vai relembrar grandes musicais da telona com o pessoal da banda The Soundtrackers. “Xanadu”, “In the mignight hour”, por exemplo, podem rolar e fazer suas lembranças visitarem as gavetas do tempo…

No sábado, com início agendado para as 23h30, Sandamí, aquele carinha ousado que fez a voz principal do grupo Sambô, vem com seu trabalho solo, devidamente acompanhado por um time de músicos que lhe dão a tranquilidade toda de fazer um belo show, com bonitos sambas em releituras especiais.

Durante o dia todo, no sábado e no domingo (27) a moçada do Madmen’s Clan se apresenta  com destaques da boa black music, inclusive o rap bem produzido.

DIA 27 – Domingo

Um belo e bem humorado show de uma banda que tem se destacado no Brasil, participando, até, do Superstar, que é a Big Time Orchestra, conta com a participação do humorista e cantor Nelson Freitas (Zorra Total, Pais de Primeira, Muita calma nessa hora…) é o espetáculo previsto para fechar o Festival Cunha Fest Verão na Montanha, a partir das 21h.

Combinamos assim: com a certeza de que vai dar praia em Cunha, reúna família ou amigos e subam a serra.

Saiba como se acomodar bem, visitando o site da Cunhatur.

Nós damos uma dica, por experiência própria: Pousada Vila Rica. Mas, tem outros bons endereços, na mesma categoria, por lá.

Cunha Fest, o Verão na Montanha.

Vale viver essa experiência!

(Texto: Marcos Ivan, Canal39 / Fotos e Arte: Divulgação)

TURISMO

GESTÃO: Secretário Estadual do Turismo recebe prefeitos de MITs

Publicado

em

(Divulgação)

A agenda do Secretário do Turismo do Estado de SP Vinícius Lummertz, reservou espaço para importante encontro da autoridade com alguns prefeitos dos 140 Municípios de Interesse Turístico.

Os prefeitos, membros da AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, participaram de debates sobre importantes propostas focadas em ações para incentivo do turismo.

A ideia geral é a efetivação de convênios de melhorias para a infraestrutura turística, item indispensável, senão o primeiro, para que aja, realmente, a melhor promoção e o fomento do turismo de cada cidade ou região.

Participaram da reunião os prefeitos de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro; Santo Expedito, Ivandeci José Cabral; Miracatu, Ezigomar Pessoa; Divinolândia, Naief Haddad; e Daniela de Cássia, prefeita de Monteiro Lobato e Presidente da AMITESP.

(Marcos Ivan, Canal39)

Continue Lendo

TURISMO

ECOS DO CARNAVAL: Tamandaré fechou bonito o desfile oficial em Guará (vídeo)

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Contando, e cantando, um enredo em homenagem a um de seus componentes já falecidos, o saudoso Zé Moacir, lembrado como “A Estrela Maior”, a Tamandaré também fez um desfile sem muitos percalços, com uma bateria firme e evolução marcada pela manutenção dos espaços entre as alas, motivou o público a cantar, também, o samba enredo. Por incrível um décimo não empatou em segundo lugar com a Acadêmicos do Campo do Galvão.

GALERIA DE FOTOS: Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

 

 

Continue Lendo

TURISMO

GESTÃO: Doria entrega certificados aos 43 MITs e fala do uso correto dos recursos disponibilizados

Publicado

em

(Divulgação)

Conforme o Canal39 anunciou, o Governador João Doria entregou, na tarde desta quarta-feira, 20, em SP, no Palácio dos Bandeirantes, os últimos 43 certificados de habilitação como Município de Interesse Turístico às cidades que tiveram seus Planos Diretores de Turismo, encaminhados, por meio de Projetos de Lei, à Mesa da Assembleia Legislativa. Por sua vez, após aprovados pelas Comissões da Casa de Leis Paulista, os PDTs foram enviados para a Secretaria de Turismo, para análise técnica pelo GTMITs (Grupo de Trabalho dos MITs (Municípios de Interesse Turístico), responsável pela análise técnica dos municípios que pretendem obter o título de MIT dentro da Secretaria de Turismo). Os mesmos foram aprovados e, de acordo com a Lei 16.938/2019, tiveram a habilitação concedida e confirmada hoje, com a entrega dos respectivos diplomas.

Com isso, completou-se, oficial e definitivamente, o elenco de 140 MITs – Municípios e Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

Restam, em mãos do GTMITs, 100 Projetos de Lei aguardando a oportunidade de conquistar o título de MIT, uma realidade não a curto prazo, pois dependerá de complementação da Lei 1261/2015 para ampliação do número de Municípios de Interesse Turístico. Isso exigiria emenda ao artigo 146 da Constituição Estadual, motivo para muitas discussões em plenário da Assembleia Legislativa.

Atualmente, o GTMITs já desenvolve o processo de ranqueamento (análise de desempenho e aproveitamento) dos municípios titulados.

Serão exigidos relatórios, prestações de contas e outras providências para o MIT se manter no elenco.

Aliás, contrariamente ao que muitos administradores apregoam, o MIT não habilita o município a ser, posteriormente, uma Estância Turística. Daí, outras ações legais precisaram ser observadas.

O evento contou com a presença dos Secretários de Turismo, Vinícius Lummertz e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do presidente da ALESP, deputado Cauê Macris.

Todos os MITs estão obrigados a seguir uma série de procedimentos, os quais serão avaliados e acompanhados por técnicos especializados, componentes de um grupo designado para prestar orientações e controle.

COMTUR E SUA IMPORTÂNCIA

Daí, destaque-se a importância de um COMTURConselho Municipal de Turismo completamente isento de “comandos externos”, altamente comprometido com os interesses do município e não se atrelando a posições meramente políticas e eleitoreiras.

Vale, ainda, destacar a fala do Governador João Doria no momento da entrega dos certificados, conforme pode ser observado mais abaixo.

O Conselho Municipal de Turismo de cada MIT passa a ser peça fundamental e com peso de decisões na elaboração de projetos e avaliação e deliberação sobre propostas para o uso dos recursos fornecidos pelo DADETUR – Departmaneto de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Cada membro do COMTUR de um município passa, ainda mais, a ser responsável pelo sucesso das ações objetivando efetivas melhorias na promoção e fomento do turismo local. Aliás, essa é a premissa estabelecida pela Cartilha do MIT: COMTURs, obrigatoriamente, são Deliberativos e não meramente Consultivos.

Aos membros do COMTUR cabe, sem dúvida, a fiscalização do uso dos recursos por eles aprovados e recebidos do Estado.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39) 

Saiba mais

João Doria, durante sua fala no evento (Divulgação)

“Os 43 municípios que hoje estão recebendo essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente dessa atividade, a partir deste momento. Devem destinar o recurso para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda”, ressaltou Doria. Acrescentou que este novo cenário também será positivo para o micro e pequeno empreendedor e que esta alternativa pode engrandecer cada município. “Usem sua criatividade – exclamou o Governador- e façam bom uso dos recursos do turismo que não são para ser utilizados na construção de praças, iluminação, asfalto e fontes. Para estes itens os recursos são de outras origens”, finalizou.

Eis os municípios certificados: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília,

Secretário Vinícius Lummertz (Divulgação)

Mogi Mirim, Palmeira D’Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim
No evento, Vinicius Lummertz, Secretário Estadual de Turismo, esclareceu que os recursos são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do COC – Conselho de Orientação e Controle.

“Todos os MITs terão a oportunidade de aumentar seu fluxo de visitantes e melhorar a qualidade da atividade turística local com uma verba anual”, destacou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

(Fonte: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo)

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro