Conecte-se agora
acesse distrito

TURISMO

TURISMO: Assembleia aprova os 46 MITs – SEIS DA NOSSA REGIÃO

Publicado

em

Mesa diretora dos trabalhos, no Plenário Juscelino Kubitscheck da ALESP - (Crédito: José Antonio Teixeira)

MAIS 6 CIDADES DA RM VALE PASSARÃO A RECEBER VERBAS ESTADUAIS  –  A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (10/04), projeto de lei que classifica 46 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs). A proposta é de autoria dos 94 deputados estaduais.

Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.

“Os MITS são de fundamental importância para geração de emprego e renda das cidades. E é importante observar que mais para frente eles poderão pleitear o título de estância turística e receber uma verba ainda maior para investir no fortalecimento dessa área”, destacou o deputado Carlos Cezar (PSB), líder do governo na Alesp.

Segundo a deputada Márcia Lia (PT), a proposta vai auxiliar, principalmente, os pequenos municípios. “Os MITs são importantes porque as cidades estão precisando de recursos financeiros para muitas atividades, e este é um recurso extra, um incentivo a mais para melhorar a renda, sobretudo, dos municípios menores”, afirmou.

A presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), Daniela de Cássia Santos Brito, afirma que a medida vai fortalecer as cidades de pequeno porte e com poucos recursos financeiros. “A verba vai fazer com que esses municípios fiquem mais atrativos para receber o turista. E estando mais atrativa, a cidade vai gerar renda, emprego e desenvolvimento”, diz.

As 46 cidades paulistas que deverão receber o título são: Apiaí, Barbosa, Bofete, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Itapira, Itatiba, Itapura, Itararé, Itaoca, Ituverava, Iporanga, Itápolis, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Miracatu, Mineiros de Tietê, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Pardinho, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Sertãozinho, Sud Menucci, Torrinha e Ubarana.

MITs 

Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.

A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 600 mil reais por ano.

A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.

Cinquenta e uma cidades já haviam sido classificadas como MITs no ano passado: Agudos, Altinópolis, Araras, Araraquara, Areias, Barretos, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Itapuí, Itupeva, Jaú, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Martinópolis, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Pedreira, Piedade, Rancharia, Registro, Rifaina, Riolândia, Rosana, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tapiraí, Tatuí, Tabatinga, Tambaú, Uchôa, Votuporanga.

(Destaques em negrito por nossa redação para as cidades da RMVALE)

A partir de agora, cabe ao governador Márcio França assinar os títulos oficializando os 46 novos MIT.

Notas da Redação:

O deputado João Caramez informou, aos prefeitos e autoridades de Turismo da maioria das cidades MIT e interessadas em obter a titularidade, já ter protocolizado um documento criando a Frente Parlamentar de Apoio ao Município de Interesse Turístico, importante ferramenta para todos.

A presidente da AMITESP, Daniela de Cássia, prefeita de Monteiro Lobato, ressaltou a importância de todos os municípios estarem vinculados, associados à entidade, a qual busca fortalecer as ações e promover a consolidação dos conhecimentos de interesse geral para os MIT serem atendidos em suas proposituras e solicitações.

Em média, a apreciação de um PDT – Plano Diretor de Turismo pelas comissões da ALESP demora 4 meses. Em se considerando esse prazo, muitos municípios que ainda não finalizaram seus Planos não terão chance no mês de junho, (mais 43), devendo ficar à espera de nova data, provavelmente após a corrida eleitoral deste ano de 2018, ou para o começo de 2019.

A vantagem dos que devem ser ainda avaliados é a de que deverá ser estendido para 210 o total de MITs no Estado de São Paulo.

Vale a pena caprichar nos detalhes dos PDTS…

Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista, MTB 36001.

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

MOREIRA CÉSAR: 2º Festival Julino tem atrações para o final do mês

Publicado

em

(Divulgação)

Planejado para oferecer aos moradores do Distrito e visitantes um tempo de lazer e diversão focados no contexto família, acontece – em Moreira César – o segundo Festival Julino, cujas realização se dá nos dias 27, 28 e 29 de julho, na Praça do Cisas.

Veja, abaixo, a programação completa.

(Divulgação)

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Festival de Cunha tem tributo a Creedence com Folk It All neste sábado

Publicado

em

Divulgação

A Pousada Vila Rica recomenda essa atração

A Estância Climática de Cunha tem agenda de eventos o ano todo. Suas tradicionais cerâmicas, a Festa do Divino, as plantações de lavanda, o receptivo hoteleiro sempre se destacam, também, proporcionando agradáveis momentos para quem sobe a serra nestes tempos de aproximar as amizades, descontrair, aproveitar tempos com lazer bem produzido e diversão com qualidade.

A música marca todos os tempos de Cunha. Aliás, a cidade é um nicho incrivelmente inesgotável de cultura. Quem visita o município recompõe energias e respira, fundo, o ar mais limpo das altitudes e saboreia o que há de bom das produções culturais, como é o caso do Festival de Música Caipira Raiz, em novembro.

Cunha promove, com adequação impecável, o casamento do Turismo com a Cultura. Quem ganha é todo mundo. Moradores e visitantes se reúnem para apreciar em praça pública, na maior parte das vezes, o que é de mais interessante para o bem passar o tempo. Sem se perder de vista os bons cardápios da praça de alimentação.

Creedence Clearwater Revibal Tribute no sábado

Com dupla agenda para o sábado, uma ao vivo e outro em programa gravado para a televisão, o grupo paulistano Folk It All faz um passeio pelo repertório de Creedence Clearwater Revival, banda de country rock da California (USA), um dos grandes destaque dos anos 60 e que era formada por Tom Fogerty, Stu Cook, Johnn Fogerty e Doug Clifford.

Pinçando, na discografia da banda americana, o filé musical gringo, Mark Dee – Vocals, guitar, harmonica; Marcelo Marchiori – Vocals, guitar, eletric guitar; Renato Abreu – Drums, percussion, washboard formam Folk It All e resgatam o romantismo do denominado, em tradução, o rock rural que passeou pelos radinhos de pilha, pelas picapes Sonata Rio, nas festas de garagem, bailes de debutantes e muito mais do que rolava nas quebradas do tempo, o qual volta, sim, quando existem profissionais capacitados, hábeis e dotados de fina percepção quanto à qualidade de um trabalho musical desenvolvido para marcar história.

Fica assim, então:

Festival Acordes na Serra

Estância Climática de Cunha

Praça pública, a partir das 22h

Totalmente gratuito. Vai querer perder?

(Texto: Marcos Ivan, Canal39 / Foto: Divulgação)

Continue Lendo

TURISMO

AGENDA: Alguns eventos que movimentam o final de semana

Publicado

em

Alguns eventos turístico-religiosos programados para a Região. As informações estão contidas em apresentação animada. Cada imagem é exibida por 10 segundos e retorna momentos depois.

Os detalhes são de responsabilidade dos organizadores de cada um dos eventos.

 

 

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro