Conecte-se agora
acesse NATALCUNHA

TURISMO

TURISMO: Assembleia aprova os 46 MITs – SEIS DA NOSSA REGIÃO

Publicado

em

Mesa diretora dos trabalhos, no Plenário Juscelino Kubitscheck da ALESP - (Crédito: José Antonio Teixeira)

MAIS 6 CIDADES DA RM VALE PASSARÃO A RECEBER VERBAS ESTADUAIS  –  A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (10/04), projeto de lei que classifica 46 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs). A proposta é de autoria dos 94 deputados estaduais.

Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.

“Os MITS são de fundamental importância para geração de emprego e renda das cidades. E é importante observar que mais para frente eles poderão pleitear o título de estância turística e receber uma verba ainda maior para investir no fortalecimento dessa área”, destacou o deputado Carlos Cezar (PSB), líder do governo na Alesp.

Segundo a deputada Márcia Lia (PT), a proposta vai auxiliar, principalmente, os pequenos municípios. “Os MITs são importantes porque as cidades estão precisando de recursos financeiros para muitas atividades, e este é um recurso extra, um incentivo a mais para melhorar a renda, sobretudo, dos municípios menores”, afirmou.

A presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), Daniela de Cássia Santos Brito, afirma que a medida vai fortalecer as cidades de pequeno porte e com poucos recursos financeiros. “A verba vai fazer com que esses municípios fiquem mais atrativos para receber o turista. E estando mais atrativa, a cidade vai gerar renda, emprego e desenvolvimento”, diz.

As 46 cidades paulistas que deverão receber o título são: Apiaí, Barbosa, Bofete, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Itapira, Itatiba, Itapura, Itararé, Itaoca, Ituverava, Iporanga, Itápolis, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Miracatu, Mineiros de Tietê, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Pardinho, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Sertãozinho, Sud Menucci, Torrinha e Ubarana.

MITs 

Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.

A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 600 mil reais por ano.

A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.

Cinquenta e uma cidades já haviam sido classificadas como MITs no ano passado: Agudos, Altinópolis, Araras, Araraquara, Areias, Barretos, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Itapuí, Itupeva, Jaú, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Martinópolis, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Pedreira, Piedade, Rancharia, Registro, Rifaina, Riolândia, Rosana, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tapiraí, Tatuí, Tabatinga, Tambaú, Uchôa, Votuporanga.

(Destaques em negrito por nossa redação para as cidades da RMVALE)

A partir de agora, cabe ao governador Márcio França assinar os títulos oficializando os 46 novos MIT.

Notas da Redação:

O deputado João Caramez informou, aos prefeitos e autoridades de Turismo da maioria das cidades MIT e interessadas em obter a titularidade, já ter protocolizado um documento criando a Frente Parlamentar de Apoio ao Município de Interesse Turístico, importante ferramenta para todos.

A presidente da AMITESP, Daniela de Cássia, prefeita de Monteiro Lobato, ressaltou a importância de todos os municípios estarem vinculados, associados à entidade, a qual busca fortalecer as ações e promover a consolidação dos conhecimentos de interesse geral para os MIT serem atendidos em suas proposituras e solicitações.

Em média, a apreciação de um PDT – Plano Diretor de Turismo pelas comissões da ALESP demora 4 meses. Em se considerando esse prazo, muitos municípios que ainda não finalizaram seus Planos não terão chance no mês de junho, (mais 43), devendo ficar à espera de nova data, provavelmente após a corrida eleitoral deste ano de 2018, ou para o começo de 2019.

A vantagem dos que devem ser ainda avaliados é a de que deverá ser estendido para 210 o total de MITs no Estado de São Paulo.

Vale a pena caprichar nos detalhes dos PDTS…

Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista, MTB 36001.

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-CRUZEIRO

NATAL: “Cruzeiro em Festa” movimenta Praça 9 de Julho

Publicado

em

(Fotos: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cruzeiro)

Desde o dia 06 de dezembro a cidade de Cruzeiro, (agora MIT – Município de Interesse Turístico), na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, vive a segunda edição do projeto “Cruzeiro em Festa”, comemorando o Natal.

Realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Comercial de Cruzeiro, a programação natalina teve início com a chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração especial, com muita luz e brilho, na Praça 9 de Julho. O evento também contou com apresentações artísticas e musicais. Durante o período de Natal funcinarão praça de alimentação, brinquedos, além de sorteios de brindes, até o dia 23 de dezembro.

Essa ação conta com o apoio do Clube de Dirigentes Lojistas, Grupo de Expansão Industrial e Comercial de Cruzeiro e Associação das Indústrias da cidade e região.

VEJA, ABAIXO, A COLEÇÃO DE SLIDES:

 

Continue Lendo

TURISMO

GESTÃO PÚBLICA: Lummertz é a escolha de Dória para a pasta do Turismo

Publicado

em

Vinicius Lummertz é o que está à esquerda de João Dória, nesta foto publicada pela Assessoria de Imprensa do governador eleito.

Gaúcho, com 58 anos de idade e ampla experiência de trato com o trade, Vinicius Lummertz só muda de endereço, permanecendo na “praia” do Turismo. De ministro de Temer, passa, a partir de 01 de janeiro, a prestar serviços ao Estado de São Paulo, escolhido que foi por João Dória para comprar a sua equipe de gestão.

Simpático ao trabalho a CNTUR – Confederação Nacional do Turismo, Lummertz participo, recentemente, de evento realizado pela entidade, ocasião na qual foi comemorado o posicionamento do STF a respeito de ser, a Confederação, única representante do Turismo em todo o País, dentro do seu segmento.

Vinicius Lummertz, durante evento na CNTUR-SP (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Com sua experiência, inclusive com passagem para Embratur e pela Secretaria de Políticas de Turismo, do MTur, o escolhido de Dória tem uma visão ampla das necessidades para o melhor desenvolvimento do Turismo brasileiro. Durante sua fala, no Seminário realizado pela CNTUR, o atual ministro e futuro secretário afirmou que os empresários brasileiros se confundiram enquanto visão de crescimento, haja vista não ter ocorrido melhor ou maior produtividade.

Segundo Lummertz, da produtividade é que surgirá os efeitos capazes de compensar esforços no Turismo. “Por mais que nós tenhamos a sensação e o sentimento de que as coisas, no Brasil, melhoraram nos últimos anos, as razões pelas quais essas coisas melhoraram ou estão, de alguma forma, absorvidas ou foram transitórias”, frisou Lummertz, autenticando sua fala com a notória comprovação de que as pessoas estão endividadas.

Quinto nome que servia ao governo Termer a ser escolhido por João Dória, Vinicius Lummertz tem formação em Ciências Políticas pela Universidade American, de Paris.

Acredita na urgência de se promover reformas em todos os sentidos, até o total equilíbrio e controle das ações pelo desenvolvimento do Turismo. “Nós estamos presos em armadilhas do chamado crescimento médio (que é a característica de muitos brasileiros); armadilhas que vão impedir o nosso sonho de se realizar sem que as reformas sejam feitas. Reformas grandes, médias e micros, como se estivéssemos cuidando para todo o sistema circulatório (artérias e veias) funcionar normalmente”, disse o futuro Secretário Estadual durante o evento na CNTUR SP, afirmando que o Brasil não pode mais ser um país com tantos impostos e juros e defendendo a necessidade de investimentos estrangeiros para o trade.

Com respeito à isenção tarifária para a chegada de empreendimentos e equipamentos estrangeiros, disse que “o mundo não tolera mais essa falta de firmeza, de posição, de maturidade. Nós não somos mais um país adolescente. Já somos um país adulto e como tal, nós temos que nos responsabilizar, porque nós estamos com mais medo de fantasmas inventados do que a realidade efetiva. Mais medo de abrir um cassino resort integrado, de U$ 6 milhões de investimento, do que do crime organizado que se institui no Brasil com milhares de homens armados, a partir dos presídios”.

Continue Lendo

SR-S.J.CAMPOS

TURISMO: SJC tem ônibus de Natal em todas as linhas urbanas

Publicado

em

Os ônibus decorados integram as atrações do Natal Iluminado de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A criatividade é uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento do turismo, em qualquer município realmente responsável por manter geração de emprego e evolução da qualidade de vida, além de estabelecer estreita motivação e envolvimento da população no intuito de a cidade estar apta em manter sua vocação de bem receber turistas ou movimentar o endo-turismo, o turismo social ou, mesmo, o turismo doméstico. Os ônibus iluminados são atração para todas as idades.

São José dos Campos, cidade sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, dá o exemplo, com a realização de uma parceria junto às empresas do transporte coletivo local. Vejam a matéria de Giselle Marinho, da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São José dos Campos:

“Eles chamam a atenção por onde passam. Muitas pessoas, especialmente as crianças, querem entrar e circular dentro deles por São José dos Campos.

Para que os pais possam programar esta experiência, misturada à diversão, os ônibus iluminados terão um cronograma de operação diferenciado, circulando em linhas diferentes a cada dia, levando as luzes do Natal para todas as regiões da cidade.

A iniciativa integra as atrações do Natal Iluminado e segue até o fim do mês de dezembro.

Saiba como vai funcionar nesta semana:

05/12- Quarta-feira
107 – Altos da Vila Paiva/ José Longo
201- Bairrinho/ Terminal Central
319 –  Rodoviária/ D. Pedro I
06/12- Quinta-feira
130 – São Francisco Xavier/ Cachoeira do Roncador
142- Corredor Sul 2
202- Bom Retiro/ Terminal Central
07/12- Sexta-feira
204 – Parque Novo Horizonte – via Pedro Álvares Cabral
315 – Parque Interlagos/ Terminal Central
320 – Parque Industrial- Jd. Indústrias/ Praça Afonso Pena
08/12- Sábado
204 – Parque Novo Horizonte – via Pedro Álvares Cabral
304 – Colonial Praça Afonso Pena
318 – Terminal Central/ D. Pedro I
09/12- Domingo
112- Vila Terezinha/ DCTA
123 – Minas Gerais/ Jd.Augusta
341 – Eco Campos de São José
10/12- Segunda-feira
205- Eugênio de Melo – Galo Branco/ Praça Afonso Pena
305 – São Judas Tadeu/ Terminal Central
311 – Limoeiro-Jardim das Indústrias/ Praça Afonso Pena”

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro