Conecte-se agora
acesse bioenergy

TURISMO

TURISMO: Assembleia aprova os 46 MITs – SEIS DA NOSSA REGIÃO

Publicado

em

Mesa diretora dos trabalhos, no Plenário Juscelino Kubitscheck da ALESP - (Crédito: José Antonio Teixeira)

MAIS 6 CIDADES DA RM VALE PASSARÃO A RECEBER VERBAS ESTADUAIS  –  A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (10/04), projeto de lei que classifica 46 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs). A proposta é de autoria dos 94 deputados estaduais.

Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.

“Os MITS são de fundamental importância para geração de emprego e renda das cidades. E é importante observar que mais para frente eles poderão pleitear o título de estância turística e receber uma verba ainda maior para investir no fortalecimento dessa área”, destacou o deputado Carlos Cezar (PSB), líder do governo na Alesp.

Segundo a deputada Márcia Lia (PT), a proposta vai auxiliar, principalmente, os pequenos municípios. “Os MITs são importantes porque as cidades estão precisando de recursos financeiros para muitas atividades, e este é um recurso extra, um incentivo a mais para melhorar a renda, sobretudo, dos municípios menores”, afirmou.

A presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), Daniela de Cássia Santos Brito, afirma que a medida vai fortalecer as cidades de pequeno porte e com poucos recursos financeiros. “A verba vai fazer com que esses municípios fiquem mais atrativos para receber o turista. E estando mais atrativa, a cidade vai gerar renda, emprego e desenvolvimento”, diz.

As 46 cidades paulistas que deverão receber o título são: Apiaí, Barbosa, Bofete, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Itapira, Itatiba, Itapura, Itararé, Itaoca, Ituverava, Iporanga, Itápolis, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Miracatu, Mineiros de Tietê, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Pardinho, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Sertãozinho, Sud Menucci, Torrinha e Ubarana.

MITs 

Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.

A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 600 mil reais por ano.

A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.

Cinquenta e uma cidades já haviam sido classificadas como MITs no ano passado: Agudos, Altinópolis, Araras, Araraquara, Areias, Barretos, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Itapuí, Itupeva, Jaú, Jundiaí, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Martinópolis, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Pedreira, Piedade, Rancharia, Registro, Rifaina, Riolândia, Rosana, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tapiraí, Tatuí, Tabatinga, Tambaú, Uchôa, Votuporanga.

(Destaques em negrito por nossa redação para as cidades da RMVALE)

A partir de agora, cabe ao governador Márcio França assinar os títulos oficializando os 46 novos MIT.

Notas da Redação:

O deputado João Caramez informou, aos prefeitos e autoridades de Turismo da maioria das cidades MIT e interessadas em obter a titularidade, já ter protocolizado um documento criando a Frente Parlamentar de Apoio ao Município de Interesse Turístico, importante ferramenta para todos.

A presidente da AMITESP, Daniela de Cássia, prefeita de Monteiro Lobato, ressaltou a importância de todos os municípios estarem vinculados, associados à entidade, a qual busca fortalecer as ações e promover a consolidação dos conhecimentos de interesse geral para os MIT serem atendidos em suas proposituras e solicitações.

Em média, a apreciação de um PDT – Plano Diretor de Turismo pelas comissões da ALESP demora 4 meses. Em se considerando esse prazo, muitos municípios que ainda não finalizaram seus Planos não terão chance no mês de junho, (mais 43), devendo ficar à espera de nova data, provavelmente após a corrida eleitoral deste ano de 2018, ou para o começo de 2019.

A vantagem dos que devem ser ainda avaliados é a de que deverá ser estendido para 210 o total de MITs no Estado de São Paulo.

Vale a pena caprichar nos detalhes dos PDTS…

Marcos Ivan de Carvalho

Jornalista, MTB 36001.

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-GUARÁ

SAMBA: Barracão do Dunga traz Príncipe do Pagode em novembro – (contém vídeo)

Publicado

em

(Divulgação)

Para não perdermos tempo: já está aberta, na Secretaria da SABAP – Sociedade Amigos do Bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, a reserva de mesas para o grande show de samba com um dos maiores expoentes dessa praia no Estado de São Paulo, destaque nacional e com grande presença no exterior.

Reinaldo, o Príncipe do Pagode, comemora 30 anos de palcos e estradas, traz sua banda Retrato Cantado, completíssima, para a edição de número 7 do Barracão do Dunga.

O evento será no salão social da SABAP e já tem um sem número de admiradores do artista correndo para garantirem seus ingressos e mesas.

Para os interessados, o Canal39 informa como proceder:

RESERVAS DE MESAS: 

 

Somente na Secretaria da SABAP – Telefone (12)3125-2161

 Open Bar – convites estarão a venda a partir do dia 24 segunda feira
Pista: só a partir do Próximo Barracão, com o Samba da Minha Terra,  dia 13/10

 

Facebook do Dunga do CavaquinhoAcompanhe novidades diretamente na página do Dunga do Cavaquinho,

no Facebook.

 

Assista ao vídeo de divulgação:

Continue Lendo

GASTRONOMIA

GASTRONOMIA: Monteiro Lobato realiza 5ª Doce e Queijo no final do mês

Publicado

em

É de fazer água na boca! Dois dias cheios de sabores, cores, numa festa onde você tem direito, até, a dar uma folga ao regime por estética. Logicamente, os regimes para tratamento de saúde precisam ser respeitados. Porém… Se o doutor autorizar, pelo menos uma porção de Romeu & Julieta ou algumas colheradas de doce de leite, um pedacinho de bolo de mandioca ou curau você não pode perder de experimentar…

Monteiro Lobato, ali pelos altos da Serra da Mantiqueira realiza a sua 5ª Festa do Doce e Queijo, nos dias 29 e 30 de setembro e divulga o pessoal que vai estar pronto para ajudar a todos na escolha do que é bom, gostoso e barato. Dá até para levar alguns presentes para a família.

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: SKJ Convention & Visitors Bureau tem nova diretoria

Publicado

em

Em solenidade realizada no último dia 20 de agosto, no Salão Mário Covas da Câmara Municipal de São José dos Campos, foi empossada a nova diretoria do SJK Convention & Visitors Bureau.

Resultado de eleição por aclamação, em virtude de haver somente uma chapa inscrita, a “No Rumo Certo”, a diretoria empossada tem como presidente a senhora Luciana Barbosa Sanefuji, empresária de São José dos Campos, casada com Denis Sanefuji e, juntos, administram um empreendimento no setor de gastronomia. A nova presidente ainda cuida de uma empresa que presta serviços de assessoria em eventos e cerimoniais.

Uma das importantes ações da nova diretoria do SJKCVB é lutar pela redução do ISS no setor de receptivo hoteleiro, viabilizando inserir o município em termos fortemente competitivos com Jacareí e Taubaté, os quais cobram, respectivamente, 3% e 2% do setor.
Manter o grupo de empresários unidos e atuante é a tônica da nova administração, sendo que Luciana também foca, junto com seus pares, promover o reconhecimento do Convention como associação de Utilidade Pública, por conta de seu objetivo social não visando lucros e pela comprovação de bons serviços prestados à coletividade joseense; tratará do assunto que envolve feiras e eventos, atualmente com restrições as quais não incentivam os seus produtores e/promotores investirem mais satisfatoriamente em São José dos Campos. Reconhecida de Utilidade Pública, a associação poderá realizar parcerias patrocinadas por empresas privadas, as quais se beneficiariam das deduções legais do Imposto de Renda e se movimentar mais produtivamente nas negociações com órgãos do setor público.

Segundo a presidente, com essas conquistas, será possível interagir com os setores que movimentam a economia enquanto componentes do trade turístico como hotéis, bares, restaurantes, transportes e todo o elenco do receptivo, abrindo oportunidades de emprego, trabalho e renda.

Membros empossados:

Presidente: Luciana Barbosa Sanefuji

Vice-presidente: Ricardo Sampaio

Diretor Administrativo: Vagner Escher

Presidente do Conselho Deliberativo: Rodrigo Chediek

Diretor de Marketing: Luís Gustavo Troglio

Diretora de Eventos: Mônica Fernandes Silva

Diretora de Relações Institucionais: Beatriz Cavaciochi

Conselho Diretor: Graziela Sampaio Julio, Pablo Augusto da Silva e Carlos Alberto Carvalho

Conselho Fiscal:

Titulares – Antonio Ferreira Jr e Pedro Rodrigues

Suplentes – Karina Passadiço e Eder Gaioso

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro