Conecte-se agora
Acesse contato

PINDA

SAÚDE: Prefeitura de Pinda apresenta Pronto Atendimento Saúde Gestante

Publicado

em

Foto: Divulgação

Na manhã da segunda-feira (9), a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Santa Casa de Misericórdia apresentaram as instalações do Pronto Atendimento Saúde Gestante.

O serviço é voltado exclusivamente para as gestantes assistidas pela Rede Municipal de Saúde de Pinda, seguindo a proposta do prefeito Isael Domingues de humanização no atendimento da saúde e acolhimento das mulheres no período de gestação.

As instalações do local estão preparadas para atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, sete dias por semana, com ginecologista de plantão e retaguarda de pediatria e do médico da UTI Neonatal. O Pronto Atendimento Saúde Gestante conta com quatro salas, sendo uma recepção, triagem, consultório médico e uma sala de procedimentos.

A apresentação das novas instalações foi realizada de maneira informal, com uma visita ao setor, seguida de algumas palavras das autoridades para os presentes, como o provedor da Santa Casa, Décio Prates da Fonseca.

O prefeito Isael Domingues lembrou da importância deste novo espaço específico para as gestantes. “Antes, a gestante tinha que ir até o Pronto-Socorro e disputava atendimento com pacientes com politraumas, doenças infectocontagiosas, entre outras doenças, dividindo o mesmo espaço. E, para o atendimento, passava por triagem no PS, depois era encaminhada à Santa Casa, onde passava por nova triagem, o que ia dificultando o atendimento. Agora, com essa humanização, a gestante tem um espaço só dela”, explicou o prefeito. “O Pronto Atendimento Saúde Gestante é dentro da Santa Casa, local que já contava com estrutura, e segue o mesmo conceito do nosso Pronto Socorro Infantil, usando um espaço que já contamos, levando à velocidade e humanização ao atendimento”, completou.

O prefeito lembrou, ainda, que o Pronto Atendimento Saúde Gestante também é o espaço adequado para o atendimento de recém-nascidos com até 28 dias de vida, cujos nascimentos tenham ocorrido na maternidade na Santa Casa. “Antes, as crianças também iam para o Pronto-Socorro receber atendimento, com o risco de contrair doenças devido ao seu sistema imunológico ainda em consolidação. Agora, podemos oferecer um atendimento separado e especializado para melhor acolhimento e segurança para esses bebês”, concluiu dr. Isael.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

PINDA

AÇÃO SOCIAL: Pinda inicia Campanha do Agasalho 2018 (contém áudio)

Publicado

em

Foto: Marcos Ivan

Contando com o apoio da Prefeitura local, o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba deu início, na manhã de sexta-feira, à Campanha do Agasalho 2018.

O evento de lançamento aconteceu na Praça Monsenhor Marcondes, contando com a presença de autoridades constituídas, secretários e diretores municipais, representantes do setores da economia local, além de estudantes e público em geral.

A presidente do FSSP e primeira dama, doutora Cláudia Domingues, destacou que o resultado obtido durante a Campanha do Agasalho de 2017 (57 mil peças) era preponderante como motivação para todos se empenharem em buscar números melhores nas ações de arrecadação no corrente ano.

Prefeito Isael Domingues, primeira dama Dra. Cláudia e a maior parte dos presentes ao evento de início da Campanha do Agasalho (Fotos: Marcos Ivan, Canal39)

A Campanha distribuirá, em diversos locais da cidade, caixas padronizadas para a coleta de doações. Os estabelecimentos comerciais que desejarem podem solicitar, junto ao Fundo Social, o material de divulgação da Campanha e caixas de coleta.

Com o mote “Uma atitude que aquece nossos corações”, ilustrado com os famosos personagens infantis do cartunista Maurício de Souza, a Campanha do Agasalho tem o apelo central com “Vamos esquentar o inverno de quem mais precisa” e deverá contar com a ativa participação, em Pindamonhangaba, do Batalhão Borba Gato, Sabesp, Pátio Pinda, Unimed, Acip, Rede Municipal de Ensino, Escolas Estaduais, Estrada de Ferro Campos do Jordão, dentre outros órgãos, instituições e setores.

O diretor Regional da Sabesp, José Fonseca Marcondes Filho, em sua breve fala, sugeriu ao FSSP a captação de doações de fraldas geriátricas, devido a solicitações de famílias atendidas pela Campanha do Agasalho para lhes serem ofertadas as fraldas, por conta de necessidades de idosos carentes.

O cantor popular Nena da Viola e o palhaço Choquito (Circo Robatini Spectacular) animaram alguns momentos que anteceram à solenidade.

A reportagem do Canal39 ouviu a primeira dama, Cláudia Domingues, no ato falando pelo Fundo Social, e o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

Continue Lendo

PINDA

PINDA: Campanha do Agasalho, Vacinação contra Influenza e Leitura para viver melhor

Publicado

em

Pindamonhangaba lança Campanha do Agasalho nesta sexta-feira.   Uma atitude que aquece nossos corações! Com este lema, começa sexta-feira (20), em Pindamonhangaba, a Campanha do Agasalho 2018.

A abertura será às 10 horas, na Praça Monsenhor Marcondes, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, Cláudia Domingues, do prefeito Isael Domingues e representantes dos parceiros Sabesp, Unimed, Delegacia da Mulher, Diretoria Regional de Ensino, Exército, Polícia Militar e Acip, que irão explicar sobre como será realizada a campanha neste ano. Haverá ainda atração musical com Nena da Viola e também o Palhaço Choquito, do Circo Robatiny Spectacular.

O intuito da campanha é arrecadar agasalhos para as pessoas que mais precisam. Por isso, a arrecadação terá início na segunda-feira (23), de casa a casa, e caixas serão distribuídas nos prédios públicos, comércio, escolas, centros comunitários e igrejas da cidade para que as pessoas possam levar sua doação.

Importante que todos os agasalhos, calçados e cobertores estejam em bom estado de conservação. No ano passado, foram 10 mil peças inservíveis junto com a arrecadação, que tiveram que ser descartadas. Por isso, existe uma triagem, antes da entrega da arrecadação para as instituições assistenciais da cidade e famílias carentes cadastradas.

A campanha do agasalho de Pindamonhangaba tem parceria também com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, cujo símbolo são os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza e o slogan “É tempo de doar”.

No ano passado, foram arrecadadas 57 mil peças em Pinda e, para este ano, a meta é superar este número. Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, que está à frente da campanha, a participação de todos é muito importante. “Agradecemos a todos os parceiros que estão novamente conosco nesta campanha. Vamos aquecer os corações das pessoas que mais precisam e também os nossos corações, pois estaremos ajudando nossos irmãos a passarem pelo frio do inverno”, destacou dra. Cláudia.

Pinda inicia vacinação contra a Influenza

Pindamonhangaba inicia a campanha de vacinação contra a Influenza, na próxima segunda-feira (23). A campanha seguirá até o dia 1 de junho, sendo o dia “D” em 12 de maio. As vacinas serão disponibilizada em todas as unidades de saúde do município.

Recentes estudos em unidade sentinelas do Ministério da Saúde (são 252 no território nacional) comprovaram a circulação de três tipos de vírus, por esta razão, a vacina fornecida será a “trivalente” que fornece imunização aos vírus Influenza A (H1N1; H3N2), Influenza B e outros vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovirus).

Para 2018, a meta é vacinar aproximadamente 32 mil pessoas, iniciando com o grupo de prioridades (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, professores e  idosos). Aquele que possui alergia severa à proteína do ovo, fica comprometida a utilização do uso da vacina.

Em 2017, Pindamonhangaba teve 2 óbitos (Influenza A e B) e 62 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Foram imunizadas 31.447 pessoas da meta 31.070 – 101,2%.

Projeto “Ler para melhor viver” estimula o hábito de leitura em idosos

Começou na segunda-feira (9), o projeto “Ler para melhor viver”, em que os idosos do Lar Irmã Terezinha, de Pindamonhangaba, ganham a oportunidade de se aventurar através dos livros disponibilizados pela Biblioteca Pública Municipal Ver. Rômulo Campos D’Arace, do Bosque. Os moradores do Lar foram receptivos e se divertiram com o momento de descontração. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Carmen Pamplim, o objetivo é incentivar o hábito de leitura e potencializar a qualidade de vida dos idosos.

O Projeto é uma iniciativa da pedagoga Alana Marcondes em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, que irá disponibilizar mensalmente 100 livros de diversos gêneros para que os 70 idosos e funcionários do Lar possam passar um tempo de qualidade.

A ação reforça outro projeto, “Vovô conta uma história”, em que a cada dois meses os participantes poderão se voluntariar para participar e contar histórias para crianças. O projeto irá convidar escolar para participar dessa troca de experiência.

Deptº Comunicação Prefeitura de Pindamonhangaba / Foto: Divulgaçã0)

Continue Lendo

PINDA

TURISMO: Abertas inscrições para o Concurso Rainha do Tropeiro do Vale do Paraíba

Publicado

em

Divulgação

O Departamento de Turismo de Pindamonhangaba iniciou hoje, 16, processo de inscrição para as candidatas a Rainha do Tropeiro do Vale do Paraíba, atração de abertura do II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, o qual acontece no mês de maio no Parque da Cidade.

Divulgação

Podem se inscrever e participar candidatas com idade entre 18 e 30 anos, moradoras em qualquer cidade da Região.

Não há cobrança de taxa de inscrição e as interessadas podem procurar o Departamento de Turismo de Pindamonhangaba até o dia 4 de maio. Caso as inscrições ultrapassem a 10 candidatas, haverá uma seletiva, no dia 6 de maio, no Teatro Galpão.

A escolha da Rainha do Tropeiro do Vale do Paraíba será na primeira noite do Festival, a partir das 19h.

Todas as despesas com as vestimentas das candidatas deverão ser de responsabilidade das mesmas e precisam atender aos seguintes detalhes:

1ª Entrada na passarela – Shorts em jeans, bota e chapéu. A camiseta, com inscrições sobre o evento, será fornecida pela organização.

2ª Entrada – Calças em jeans, camisa xadrez, bota e chapéu.

As 3 primeiras colocadas receberão, troféus, faixas e flores.

SERVIÇO:

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba fica na Avenida Nossa Senhora do Bonsucesso  1181 – Campo Alegre.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: 3643-1761 e 3643-1424.

(Da Redação Canal39, com informes do Deptº Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro