Conecte-se agora
Arte musical valorizada Arte musical valorizada

CULTURA

Santuário Nacional incentiva arte da música com o PEMSA

Publicado

em

Educando pela música: Projeto gratuito de educação musical abre novas vagas

(Por Victor Hugo Barros)

Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que desejam se aproximar do mundo da música tem agora uma oportunidade gratuita de ensino. O PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida), vai abrir a inscrição para novas turmas a partir de 5 de fevereiro.

Ao todo, são 14 oficinas de cordas, madeiras, metais, percussão, canto coral e musicalização. Para se candidatar às mais de 200 vagas, é preciso a apresentação de documentação e participar de uma  entrevista.

Para realizar a matrícula, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência, dentre outros. Uma entrevista com a assistente social também faz parte do processo. Isso acontece porque a iniciativa integra o Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional.

As aulas acontecem na própria sede do PEMSA, inaugurada em janeiro de 2017. O local possui uma estrutura que conta com boxes de estudo individual e coletivo, auditório e salas de aula. Ao todo, 560 jovens participam das oficinas que acontecem ao longo da semana. Para melhor atendê-los, além dos instrumentos emprestados para as oficinas, os participantes recebem uniforme e lanche. Uma equipe multidisciplinar também acompanha todas as atividades. “Além dos instrutores, coordenadores e maestros, contamos com psicóloga, assistente social, nutricionista e fonoaudióloga”, conta a gerente administrativa do PEMSA, Patrícia Filardo.

O Projeto é reconhecido por ter iniciado no mundo musical importantes musicistas, que hoje realizam carreiras nacionais e internacionais. Outra forte marca é o aprendizado por meio de passeios didáticos e apresentações musicais, tanto fechadas, para convidados, quanto abertas ao público em geral.

Mesmo aqueles que não seguem no mundo da música depois de deixar as oficinas não desperdiçam as lições aprendidas. “Além de aprender música,  observamos nestes 14 anos que elas se socializam, melhoram a concentração, o raciocínio e as atividades motoras”, destaca Filardo.

Arte musical valorizada

Projeto valoriza talentos e incentiva jovens iniciantes (Foto: Thiago León)

Os interessados em se inscrever para as vagas devem entrar em contato pelo telefone (12) 3104-2528 ou 3104-3445 para agendamento e apresentação da documentação. O PEMSA está sediado na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), próximo da Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

CULTURA

Programação do Carnaval em Guaratinguetá

Publicado

em

guara carnaval

A Estância Turística de Guaratinguetá elaborou vasta agenda de eventos para o Carnaval 2018 no município.

Shows com famosos grupos agitam a Avenida do Samba, encerrando as noites de Carnaval.

Veja, abaixo, os detalhes dessa programação.

guara carnaval

Guará capricha no Carnaval 2018

(Divulgação)

 

Continue Lendo

CULTURA

“Socó” saiu, Carnaval chegou!

Publicado

em

Soco dá boas vindas ao Carnaval 2018
Início do desfile do "Socó da Madrugada"

Nascido “Socó da Madrugada”, por dois Carnavais o bloco criado pelo conhecido Rogério Socó Azevedo teve um ano de ser “Socó do Dia” mas, em 2018, conseguiu resgatar a sua já tradição de abrir a semana do Carnaval em Pindamonhangaba, desfilando à noite.

O horário de largada foi “puxado” para as 22 horas e, talvez devido a isso, muitos foliões não atentaram para a mudança e, devidamente munidos de sua alegria, vontade de pular atrás do “Socó”, com ou sem abadá, pegaram o bloco já na metade do caminho, encorpando o cortejo carnavalesco. Houve, até, quem estava buscando saber onde era o Parque da Cidade, imaginando que o bloco largaria de lá.

Com estrutura de som oferecida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Eventos e montada pela Live Art Sound, dois caminhões comboiaram a massa de foliões pelas ruas do trajeto oficial do “Socó da Madrugada”.

Waltão no chão, cantor e folião, alegrando a multidão (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A Banda e os cantores Waltão e Jorge Boi desfiaram as mais populares marchinhas de todos os tempos, sem deixar de executar a marcha-hino “Deu meia-noite e o Socó chegou”…

Foliões de todas as idades, haja vista o horário assim favorecer, deram as boas vindas ao Carnaval 2018, cuja honra de abrir as portas coube, mais uma vez, ao “Socó da Madrugada”.

A cada esquina do “Circuito Socó” mais foliões chegavam, já no embalo das marchinhas.

Após a passagem pela Praça Monsenhor Marcondes, muitos socoenses ficaram para trás, curtindo um pouco de muitos encontros de amigos, brindando o bom tempo da já quase madrugada e, até mesmo, fazendo planos para o “Bloco das Dondocas”, Juca Teles, Parque da Cidade, Barbosa e outros momentos do Carnaval 2018 em Pindamonhangaba.

Veja a programação completa do Carnaval 2018 clicando aqui.

 

Texto e fotos: Marcos Ivan / Direção: Edna Maischberger – Canal39.

 

Continue Lendo

CULTURA

Cartilha busca incentivar reflexão sobre valores cristãos e cidadãos

Publicado

em

Ética em Cartilha para reflexão

Projeto “Eu sou o Brasil Ético” lança cartilha para refletir valores cristãos e cidadãos

(Por Flávia Gabriela)

Ética em Cartilha para reflexão

Cartilha chega com proposta de reflexão para os católicos (Foto: Divulgação Santuário Nacional)

Neste dia 12 de fevereiro, Dia Nacional Mariano, o Santuário Nacional de Aparecida lança uma cartilha especial para incentivar os fieis a refletirem seus valores cristãos e cidadãos. O material estará disponível para download no endereço www.a12.com/eusouobrasiletico, após a missa e adoração ao Santíssimo, que acontecem a partir das 9h.

No material, o Santuário Nacional incentiva os cristãos a quebrarem estereótipos que, ao longo do tempo, foram assumidos pelos brasileiros, e que comprometem sensivelmente a sua decisão final do voto.

“Infelizmente há um incentivo à criação do discurso que desmerece o que temos de melhor: nossa gente, nossa cultura e nossas riquezas. O Santuário acredita que o Brasil é bem diferente daquele país cheio de estereótipos que diminuem as suas qualidades. Por isso nos recusamos a aceitar que somos do país do ‘jeitinho’, do ‘rouba mas faz’, ‘da política corrupta’, ‘da desonestidade’, ‘do desrespeito ao próximo’, ‘do egoísmo’, ‘da malandragem’, ‘da insegurança’. A convocação é para todos: Queremos e podemos fazer um Brasil diferente, ressaltando as suas qualidades”, ressalta o texto.

“Eu quero Segurança” –  A campanha pró cidadania Eu Sou O Brasil Ético traz para reflexão, neste mês de 2018, o tema Segurança.

Segundo o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a segurança permeia outras grandes necessidades da pessoa, já que sem segurança não há educação, amor fraterno e respeito pela dignidade humana, e convoca: “Vamos protestar quando percebermos que o Estado não está cumprindo com seus deveres em relação as nossas vidas”.

Lançamento da Campanha da Fraternidade e Coletiva de Imprensa – O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, atenderá jornalistas na próxima quarta-feira de Cinzas, em uma coletiva de imprensa. O momento acontecerá após a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2018, em Missa presidida pelo próprio Dom Orlando, às 9h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade deste ano busca recordar  a necessidade de se viver a prática de Jesus no exercício da escuta da palavra de Deus, diálogo, anúncio e denúncia da violência na dimensão pessoal e social.

Também participará do momento o reitor do Santuário Nacional, o Missionário Redentorista padre João Batista de Almeida.

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro