Conecte-se agora
acesse bioenergy

SR-GUARÁ

RELIGIÃO: Aparecida homenageia São Benedito – contém áudio

Publicado

em

A edição de nº 109 da Festa de São Benedito, na Estância Turístico-Religiosa de Aparecida (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP) revestiu-se de magníficos exemplos de fé, gratidão, adoração e emoção, todos eles revestidos de intenso colorido das vestimentas do povo, de um modo geral e, acima de tudo, dos grupos de congadeiros e moçambiqueiros.

De todos os lados, durante o dia da Festa, apareciam os grupos, tocando,dançando, cantando, louvando ao Santo Cozinheiro, como é carinhosamente denominado o primeiro negro a ser canonizado pela Igreja Católica.

Dom Orlando Brandes durante a homilia

A missa solene foi presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes e concelebrada pelos padres: José Inácio de Medeiros, Superior Provincial da Congregação do Santíssimo Redentor (SP); Sebastião Fernandes Daniel, Pároco de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito; Vinícius Geraldo Ponciano, Vigário Paroquial; Narci Jacinto, Chanceler Arquidiocesano de Aparecida e vários diocesanos e redentoristas de diversas cidades, autoridades convidadas e os Reis .

Iraci e Osvaldo Elache Jr, Reis da Festa em 2018

Dom Orlando Brandes, em sua homilia, exaltou as qualidades e virtudes de São Benedito, exemplo de Fé, Vocação, Humildade e Doação.

O líder católico citou, ainda, a necessidade de todos efetivamente se sentirem irmãos, praticando a bondade, fazendo o bem, focando a melhoria dos relacionamentos e a educação das crianças como ferramentas possíveis de promoverem a felicidade dos brasileiros, com a superação das atuais dificuldades, muitas delas causadas pela política dos interesses pessoais em prejuízo à Unidade e a Justiça.

Ouça, a seguir, a íntegra da fala de Dom Orlando Brandes.

Outro tradicional e concorrido momento foi a distribuição de 10 toneladas dos doces de São Benedito. Em 2018 a equipe responsável conseguiu montar e distribuir 21 mil potinhos contendo doces de mamão, abóbora e batata, um pão e uma lembrança com a imagem do Santo Cozinheiro.

Bênção dos doces de São Benedito

No período da tarde, aconteceu a soleníssima procissão, com a participação de mais de uma centena de grupos folclóricos congadeiros e moçambiqueiros, oriundos de diversas regiões brasileiras, com acentuada predominância dos mineiros.

O cortejo solene foi aberto por viaturas das Polícias Militar de SP e Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Desde as imediações da Santa Casa, subindo ladeira, passando pela Matriz Basílica e descendo para próximo ao palco das celebrações, os fieis não se cansaram em demonstrar, por meio de danças, canticos, tocando seus instrumentos, orando e celebrando ao Santo Padroeiro, São Benedito.

As congadas e moçambiques, tradição entre famílias, conseguem levar participantes de todas as idades. Com isso, além da perseverança na Fé, a garantia de manutenção da cultura popular

A Festa de São Benedito, em Aparecida, é considerada a mais popular manifestação da Fé Católica no Estado de São Paulo. Consegue agregar, na Estância, milhares de pessoas, as quais ocupam o setor hoteleiro, gastronomico e demais serviços, muitas vezes – inclusive – ampliando a oferta de trabalho temporário para a mão de obra local, movimentando, desta forma, mais acentuadamente a economia da cidade.

Há, predominantemente, o hábito de romarias fazerem reservas para o próximo ano, imediatamente após o fechamento de contas nos hotéis nos quais se hospedaram. Com isso, os estabelecimentos têm buscado, constantemente, ampliar sua capacidade de atendimento, o que possibilita projeções de, nos próximos anos, Aparecida receber mais visitantes para a Festa de São Benedito e, naturalmente, ampliando a divulgação dos atrativos religiosos da cidade.

(Texto e fotos: Marcos Ivan, Direção: Edna Maischberger, Canal39)

GALERIAS DE FOTOS:

MISSA SOLENE

DOCES

PROCISSÃO

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-GUARÁ

SAMBA: Barracão do Dunga traz Príncipe do Pagode em novembro – (contém vídeo)

Publicado

em

(Divulgação)

Para não perdermos tempo: já está aberta, na Secretaria da SABAP – Sociedade Amigos do Bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, a reserva de mesas para o grande show de samba com um dos maiores expoentes dessa praia no Estado de São Paulo, destaque nacional e com grande presença no exterior.

Reinaldo, o Príncipe do Pagode, comemora 30 anos de palcos e estradas, traz sua banda Retrato Cantado, completíssima, para a edição de número 7 do Barracão do Dunga.

O evento será no salão social da SABAP e já tem um sem número de admiradores do artista correndo para garantirem seus ingressos e mesas.

Para os interessados, o Canal39 informa como proceder:

RESERVAS DE MESAS: 

 

Somente na Secretaria da SABAP – Telefone (12)3125-2161

 Open Bar – convites estarão a venda a partir do dia 24 segunda feira
Pista: só a partir do Próximo Barracão, com o Samba da Minha Terra,  dia 13/10

 

Facebook do Dunga do CavaquinhoAcompanhe novidades diretamente na página do Dunga do Cavaquinho,

no Facebook.

 

Assista ao vídeo de divulgação:

Continue Lendo

SR-GUARÁ

CIVISMO: Guará comemora Independência do Brasil com grande desfile

Publicado

em

Fanfarra do Projeto Segundo Tempo (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

As comemorações pelo aniversário da Independência do Brasil, realizadas em Guaratinguetá, aconteceram – em 2018 – desde o dia 03, com eventos envolvendo escolas e diversos segmentos da comunidade.

No dia 07 foi realizado o desfile cívico, na Avenida Getúlio Vargas, a “Avenida da Alegria” e as solenidades tiveram início com o hasteamento das bandeiras.

Alunos do Projeto Segundo Tempo (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Logo após aconteceu o desfile, aberto pela Banda da Escola de Especialistas de Aeronáutica e o efetivo militar, seguido dos estudantes das escolas municipais que participam do Projeto Segundo Tempo.

Escolas, instituições sociais, representantes da sociedade e de empresas instaladas no município também se fizeram representar.

Prefeito Marcus Soliva e o Comandante da EEAR Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Destaque-se a participação a Guarda Mirim de Guaratinguetá; APAE; SOS Juvenil; Núcleo MMDC, homenageando os heróis de 1932; carros antigos; bike e moto clubes e instituições da Segurança Pública: Polícias Militar, Civil e Ambiental; Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

De cima para baixo, da esquerda para a direita: S.O.S Juvenil; Sr. Marcelo Ortiz com Aline Damásio, secretária de Cultura; Núcleo MMDC (Revolução de 1932); sub-secretário de Cultura, Wellington Vilanova e Secretário de Turismo, Felício Murade. (Foto: Marcos IVan, Canal39)

Guarda Mirim de Guaratinguetá, comemorando 53 anos de existência (Foto: Marcos IVan, Canal39)

A reportagem do Canal39 documentou, em fotos, alguns momentos dessa comemoração.

Os cliques são de Edna Maischberger.

 

Continue Lendo

SR-GUARÁ

CIDADANIA: Pelo terceiro ano, Santuário de Aparecida promove conscientização sobre Trânsito Seguro

Publicado

em

(Foto: Matheus Andrade - Santuário Nacional)

Programação conta com atividades em diversos locais do município (Por Victor Hugo Barros)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Santuário Nacional de Aparecida realiza discussões pelo trânsito seguro. Durante todo o mês de setembro, diversas atividades serão desenvolvidas com base no tema: “Nós somos o Trânsito”.

O projeto conta com a parceria das Polícias Militar e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, MRS Logística e Secretaria Municipal de Educação. A união de forças entre as instituições deseja mobilizar moradores e peregrinos sobre o papel de cada um para um trânsito seguro.

Segundo Júlio Oliveira, gerente de trânsito do Santuário, o projeto quer falar sobre respeito, a partir de Aparecida. “Queremos fazer com que as pessoas vejam o grande problema que estamos enfrentando há décadas. Entendemos que temos que começar a partir do que podemos mudar, e nós iniciamos de Aparecida, que recebe tantos visitantes ao longo do ano. Esperamos que outras empresas e iniciativas também possam, a partir da sua cidade de atuação, promover e apoiar ações como estas”, enfatizou.

As atividades se iniciam na próxima terça-feira (4) com uma missa no Altar Central da Basílica às 9h. Após a celebração, uma carreata vai percorrer as principais ruas de Aparecida (SP). Encerrando a programação do dia, uma blitz educativa vai marcar a abertura do mês do Trânsito Seguro.

Nos dias 12, 13 e 14 os agentes de trânsito vão visitar escolas da cidade para a realização de palestras ministradas por educadores das instituições parceiras.

O conhecimento obtido em sala será colocado em prática pelos alunos nos dias 18, 19 e 20, quando eles poderão simular o trânsito da cidade em uma pista montada no Pátio das Palmeiras, no Santuário Nacional.

Compõe ainda as atividades do projeto a realização de duas palestras. A primeira no próximo dia 17 com a atriz Tábata Contri, que ficou tetraplégica após se envolver em um acidente de trânsito.

A segunda conferência acontece no dia 21 do mesmo mês com a especialista de psicologia no trânsito, Salete Romero.

A ação será encerrada no dia 25 de setembro com outra blitz educativa na praça São Benedito, localizada na região central de Aparecida. Durante a ação, serão entregues mais de 40 mil panfletos com dados sobre o trânsito nos últimos anos e exemplos de atividades concretas para contribuir com a segurança nas vias públicas.

Foto: Matheus andrade

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro