Conecte-se agora
acesse festival

PINDA

PINDA: Rainha do Tropeiro, Campanha do Agasalho e Vacina contra influenza

Publicado

em

Inscrições para “Rainha dos Tropeiros” terminam nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para inscrições no 2º Concurso Rainha do Tropeiro Vale do Paraíba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Departamento de Turismo da Prefeitura, onde também está disponível o regulamento completo.

Podem participar candidatas de 18 a 30 anos, residentes em todas as cidades do Vale do Paraíba.

SELETIVA

Como o concurso já conta com mais de 10 candidatas inscritas, será realizada uma seletiva, neste domingo (6), às 15 horas, no Teatro Galpão.

O concurso abre o II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, que será no Parque da Cidade, de 18 a 20 de maio.

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba fica na Avenida Nossa Senhora do Bonsucesso  1181 – Campo Alegre. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: 3643-1761 e 3643-1424.

Arrecadação de agasalhos nos bairros começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (7), começa a arrecadação de agasalhos, calçados e cobertores da Campanha do Agasalho 2018, pelos bairros. Equipes da Sabesp e do Exército percorrerão oito bairros nas regiões do Campo Belo até o Crispim, durante o dia todo, recolhendo as doações dos moradores da cidade.

Com o tema “Uma atitude que aquece nossos corações”, desde o dia 23, a arrecadação está sendo feita por meio de caixas de coletas da campanha, instaladas em diversos locais, como repartições públicas, comércio, escolas, centros comunitários e igrejas da cidade.

A dica importante para quem quer fazer a sua parte e participar da campanha é que todas as peças a serem doadas estejam em bom estado de conservação. No ano passado, foram detectadas na triagem 10 mil peças inservíveis, que tiveram que ser descartadas.

A arrecadação da campanha de 2017 foi de 57 mil peças em Pinda e, para este ano, a meta é superar este número.

A Campanha do Agasalho 2018 é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, Sabesp, Exército, Hospital 10 de Julho da Unimed, Delegacia da Mulher, Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar, Shopping Pátio Pinda e Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba.

A campanha do agasalho de Pindamonhangaba tem parceria também com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, cujo símbolo são os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza e o slogan “É tempo de doar”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, que está à frente da campanha, o importante neste momento  é arrecadar roupas de boa qualidade para quem mais precisa. “Quando a gente doa alguma coisa, temos que nos colocar no lugar de quem está recebendo. Temos que fazer a pergunta: Eu gostaria de receber esta roupa? Se a resposta for sim, doamos. Isso é o gesto nobre de doar. Oferecer o nosso melhor. E todos nós temos roupas boas que não usamos mais que estão em ótimas condições”, destacou dra. Cláudia Domingues.

Pinda continua vacinação contra a Influenza

Pindamonhangaba prossegue com a vacinação contra o vírus Influenza. Nesta semana, foram  incorporadas à vacinação as grávidas, mulheres que deram à luz recentemente e crianças de 6 meses a menores que 5 anos. A vacinação deve seguir até o dia 1º de junho, sendo o dia “D” em 12 maio, com a incorporação dos novos membros dos grupos prioritários.

As vacinas estão disponíveis no CIAF, Araretama II, Crispim, CISAS, Cidade Nova e Terra dos Ipês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Em caso de falta de vacina nestas unidades de saúde, os munícipes podem se dirigir até o posto de saúde central (CIAF/Saúde da Mulher).

No dia “D” sábado, 12 de maio, a vacina estará nos seis postos: CIAF, Araretama II, Crispim, Cisas, Cidade Nova e Terra dos Ipês, das 8h até às 17h. Além da Praça Monsenhor Marcondes, das 7h às 16h.

A campanha iniciou a imunização de acordo com o cronograma dos grupos prioritários. No dia 23 de abril vacinaram-se os idosos, indígenas, trabalhadores da área da saúde; no dia 02 de maio agregou ao grupo a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e, no dia 09 de maio, acrescentam-se pessoas com comorbidades, professores e pessoas privadas de liberdade. O cronograma foi estabelecido pelo Governo doe Estado de São Paulo para que não haja transtornos no momento da vacinação, porém aqueles que ainda não se vacinaram e estão nos grupos prioritários podem se dirigir até a unidade de vacinação mais próxima.

Vacina trivalente

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular e tosse seca. Recentes estudos em unidades sentinelas do Ministério da Saúde (são 252 no território nacional) comprovam a presença de três vírus, deste modo a vacina fornecida será a “trivalente” que possibilita imunização aos vírus Influenza A (H1N1; H3N2), Influenza B e outros vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus).

Toda a população pertencente ao grupo prioritário poderá tomar a vacina, desde que não tenha alergia severa à proteína do ovo. Quanto às reações adversas, pode ocorrer dor no local da aplicação e tendo desaparecimento do incômodo em até 48h. E de 6h a 12h após a aplicação, em alguns casos acontece febre, mal estar e dor muscular que podem persistir por um ou dois dias.

Meta de vacinação

Para 2018, Pindamonhangaba possui a meta de imunizar 32.000 pessoas, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica foram imunizadas 5.249 neste início de campanha. Sendo 4.528 doses aplicadas em idosos e 721 na área da saúde. Em 2017, foram vacinadas 31.447 pessoas, alcançando 101,2% da população.

No ano passado, a cidade teve dois óbitos (Influenza A e B) e 62 notificações de Síndrome Respiratória Grave. Em Taubaté, somente neste ano, aconteceram duas mortes confirmadas pela Vigilância Epidemiológica da cidade, este fato ressalta que o vírus está presente na região e por este motivo a imunização é tão relevante.

O diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Pinda, Rafael Lamana, orienta que a população não se assuste com boatos espalhados pelas redes sociais quanto à vacina da Influenza. “A cada ano, o vírus sofre uma mutação; ano passado era a H1N1 que estava circulando pela região. Nesse ano, além da H1N1, temos a H3N2 que é uma derivação do vírus H1N1. Então, por isso todo ano é preciso tomar a vacina para se manter imune à mutação do vírus. A vacina disponibilizada pelo SUS imuniza tanto contra H1N1 quanto a H3N2”, comenta Lamana. Ainda nesta semana, a Secretaria Saúde de Pindamonhangaba deve receber mais doses de vacina conforme o informado pelo Governo do Estado.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

PINDA

VIVA PINDA VOLTA A CIRCULAR NORMALMENTE

Publicado

em

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio de seu titular Lucas Cembranelli,  acaba de distribuir nota a respeito da retomada dos horários normais pela concessionária dos serviços de transportes coletivos no município.

A Redação do Canal39 recebeu, via whatsapp, a seguinte nota:

“ATENÇÃO!

Ônibus da Viva Pinda começa a operar com os horários normais.

A empresa conseguiu um carregamento de combustível emergencial,

com o apoio da Polícia Militar, e voltará a operar com seus

horários normais a partir das 14 horas.

A empresa também informa que tem combustível suficiente

para atender durante a próxima semana”.

Continue Lendo

PINDA

Nota Oficial – Atualização do funcionamento dos serviços públicos municipais – Ônibus da Viva Pinda retornam aos horários normais (+ notícias)

Publicado

em

A Prefeitura de Pindamonhangaba ATUALIZA a Nota Oficial com as atitudes que estão sendo tomadas em virtude da ausência de combustível:

·     ATENÇÃO!!! Ônibus da Viva Pinda começam a operar com os horários normais. A empresa conseguiu um carregamento de combustível emergencial com o apoio da Polícia Militar e voltará a operar com seus horários normais a partir das 14 horas deste sábado, dia 26 de maio. A empresa também informa que tem combustível suficiente para atender durante a próxima semana.

·         As unidades de saúde dos bairros continuarão funcionando na segunda-feira (28). Os exames laboratoriais estão restritos, nestes dias, na unidade central de coleta, com prioridade aos exames emergenciais (assim definidos pelos médicos solicitantes);

·     O Pronto-Socorro e o Pronto-Atendimento de Moreira César também funcionam normalmente porém, em virtude da possibilidade de ausência de alguns insumos, estão operando com contingenciamento, dando sempre prioridade aos casos emergenciais.

Pontos que continuam sem alteração até o momento:

·         Suspensão das aulas de todas as unidades educacionais municipais (escolas, creches e núcleos de educação) nos dias 25 e 28 de maio (sexta-feira e segunda-feira). A suspensão das aulas da Secretaria Municipal de Educação é devido à ausência de combustível para transporte dos estudantes e de entrega de alimentos para a merenda escolar;

·         Cancelamento das atividades esportivas com as aulas (escolas de esporte e lazer), nos dias 25 e 28 de maio;

·         Os trabalhos administrativos em todas as áreas da Prefeitura, continuam funcionando normalmente na segunda-feira;

·         Ainda na Saúde, a Secretaria Municipal está economizando combustível para atender o transporte de pacientes que fazem tratamento de oncologia, hemodiálise, além das ambulâncias, Samu e outras ações emergenciais. O transporte de pacientes, exceto os casos citados acima, está suspenso temporariamente;

·         Os serviços de coleta de lixo estavam funcionando normalmente em todo o município. No entanto, em determinados pontos da cidade, os caminhões da empresa responsável pelo serviço não conseguiram realizar o trabalho, pois foram impedidos pelos grevistas. A previsão é continuar o serviço normalmente, se não houver impedimento;

Inaugurações e eventos

·         Corrida em homenagem ao ‘João do Pulo’, que seria dia 27 de maio, foi cancelada.

Atualizado sábado, 26/05/18, às 13h22

Veja outras notícias de Pinda

Cidade recebe novos pontos de Wi-fi gratuito

O Programa Cidade Inteligente e Humana está ampliando o serviço de internet gratuita nos locais públicos de Pindamonhangaba. Além do Parque da Cidade (foto), Praça Monsenhor Marcondes e Praça do Cisas, já estão em funcionamento pontos de Wi-fi gratuitos na Praça Pastor José Ezequiel da Silva, no Araretama (em frente à EM Elias Bargis), na praça de eventos do Parque da Cidade e na área da feira livre.

O funcionamento do sistema de internet gratuito foi possibilitado sem custos para a Prefeitura, através de uma parceria com a iniciativa privada – empresa América Net, operadora de telecomunicações – por meio de doação via decreto nº 5431, de 2017, que permite a doação da iniciativa privada para a Prefeitura.

O processo de implantação do Wi-fi continua em outras praças da cidade, além dos centros esportivos “João do Pulo”, “Zito”, Cidade Nova e Araretama. A previsão é que o próximo local a receber o Wi-fi seja o Bosque da Princesa.

De acordo com informações do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Caio Malheiros Coutinho, para utilizar o Wi-Fi, basta se conectar – em princípio, não haverá a necessidade de senha. “Esse projeto de inclusão digital permite com que as pessoas tenham acesso à internet mesmo sem plano de dados de empresa telefônica. Por isso, a ideia é instalar pontos de acesso em vários locais da cidade”, adiantou Caio.

Bosque da Princesa recebe ações da Semana Mundial do brincar neste domingo

A edição 2018 da Semana Mundial do Brincar acontece entre os dias 20 a 28 de maio e, em Pindamonhangaba, a ação de conscientização sobre a importância do brincar irá acontecer neste domingo (27), a partir das 15 horas, no Bosque da Princesa.

O Bosque inicia a programação com as brincadeiras da Severina Cia de Teatro e, às 16 horas, a peça “Na palma da mão”, com o Grupo Ziriguidum, leva músicas e brincadeiras para o coração. As atrações são gratuitas e todos estão convidados a brincar.

Este ano, o tema destaca “Brincar de Corpo e Alma” e seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

O evento é promovido pela Aliança pela Infância no Brasil e, em Pindamonhangaba, dois grupos artísticos, o Severina Cia de Teatro e o Grupo Ziriguidum, com o apoio da Prefeitura Municipal, se unem, pelo terceiro ano consecutivo para promover ações com brincadeiras tradicionais brasileiras.

O Grupo Ziriguidum está sempre presente provendo diversas brincadeiras (Divulgação)

Os dois grupos artísticos já desenvolvem diversos trabalhos relacionados ao brincar e à valorização da infância. “Realizar uma ação na Semana Mundial do Brincar fortalece o processo de troca entre os Grupos e promove o encontro de artistas, educadores, crianças e comunidade que desejam fortalecer esse movimento que recria os espaços e tempos para o Brincar em suas formas mais tradicionais e em pleno contato com a natureza”, comentou a integrante do Grupo Ziriguidum, Fabiana Fonseca.

Departamento de Comunicação

Prefeitura de Pindamonhangaba

Continue Lendo

PINDA

TURISMO: II Festival Tropeiro do Vale – Casa cheia, missão cumprida logo na 1ª noite

Publicado

em

Esse é o resumo simples e ao mesmo tempo grandioso para se descrever a primeira noite de realização do II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, organizado pelo Departamento de Turismo de Pindamonhangaba e contando com o apoio de todos os demais setores da Administração Pública local.

O Parque da Cidade, contendo uma bem idealizada infraestrutura para abrigar as tendas e ranchos da área de gastronomia, e as exposições programadas; o enorme pavilhão, com pé direito ideal, destinado à melhor acomodação dos frequentadores, com cadeiras e mesas próximo ao máximo do ideal em se considerando a quantidade de pessoas; muito bom sistema de iluminação e distribuição de energia, evitando quedas de tensão – normalmente muito prejudiciais e capazes de comprometer o bom andamento de qualquer evento, são alguns dos destaques os quais garantem aplausos para a primeira noite do II Festival Tropeiro.

Não temos informações oficiais, mas, a olhos vistos, era “casa cheia sim senhor“.

Viola, café e petiscos

Café caipira, feito no fogo de lenha

Um dos primeiros, e agradáveis, momentos da noite de sexta-feira no Parque da Cidade foi o café tropeiro, servido aos visitantes com acompanhamento de bolos tradicionais (destaque-se o de pinhão!), torresmo e outras delícias da roça.

Fundo musical autêntico, com a verdadeira música sertaneja raiz, sem recursos da tecnologia e, isto sim, muito talento e arte pelos componentes do Grupo Tropeiros do Vale, de Taubaté.

Provocação maravilhosamente perdoada

De cara, nossa reportagem foi saudada com tiras de torresmo espetacularmente provocante ao mais resistente dos apetites.

O pessoal do Rancho Pé da Serra, de Monteiro Lobato (o Rancho nº 01) nos presenteou com essa joia da culinária desenvolvida por eles.

Dez passos mais para a esquerda e lá vamos nós para as bandas do Rancho do Tropeiro de Jambeiro (o nº 03), especialista em “uma pá” de impecáveis exemplos da culinária regional: arroz carreteiro, feijão tropeiro, caldinho de mandioca com costela, quirera com frango, torresmo, linguiça… E um repertório enorme de cachaças artesanais. Experimentem, por exemplo, a Cachaça Artesanal com Cambuci ou a com Pimenta. É preciso se escrever os nomes “com letra grande mesmo”, haja vista a textura, o sabor e, acima de tudo, o capricho na elaboração.

Feijão Tropeiro. Feche os olhos ou entregue-se à tentação de saborear…

Rei da festa?

Pois é, esse poderia ser o título ao torresmo. Em pelo menos 60% das tendas esse tipo de alimento era servido, em porções ou como acompanhamento do prato principal.

Shows

Grupos de dança, de Taubaté (Amigos da Dança) e de Pindamonhangaba (Sertanejando) fizeram apresentações nos intervalos do concurso Rainha do Tropeiro, demonstrando bonitas coreografias do estilo country.

Do café tropeiro para o palco, os Tropeiros do Vale também deram sua contribuição para alegrar a noitada primeira do Festival, cujo encerramento contou com a rapaziada esperta da Banda Rodeio,  a qual tocou para todo mundo ouvir e muita gente dançar. Claro, pois à boa música não são todos que resistem sentados, conversando. Bateu vontade, bate o pé no chão e dança, uái!

Rainha

Coordenado pelo expert em beleza, Alan (Rogi Noivas) e apresentado pelo mesmo com a participação de Gislene Cardoso, do Departamento de Turismo, o concurso Rainha do Tropeiro reuniu, na passarela, 14 das 15 garotas selecionadas.

Após duas apresentações perante os jurados (os quais avaliaram os quesitos beleza, simpatia, desenvoltura e elegância) o resultado final apresentou:

Segunda Princesa: Carla de Melo, 266 pontos, Pindamonhangaba

Primeira Princesa: Crislaine Carneiro, 270 pontos, Guaratinguetá

Rainha do Tropeiro: Julia Vargas, 288 pontos, Pindamonhangaba

Da esquerda para a direita, ladeadas pela 1ª dama Cláudia Domingues e pelo prefeito Isael Domingues, Julia, Crislaine e Carla.

As escolhidas receberam troféu, premiação em dinheiro e flores, além de outros brindes de patrocinadores.

O prefeito falou

Na abertura oficial do II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, Isael Domingues expressou seus cumprimentos a todos quantos deram sua contribuição para o já consagrado sucesso do evento, “uma festa que tem a vocação ruralista, que vem da raiz, da essência de Pindamonhangaba”, e, por isso, é preciso ser valorizada.

O chefe do Executivo destacou que, apesar da evolução da cidade no terreno industrial, não se deve perder a íntima relação com as origens caipiras do município.

Domingues elogiou todos os funcionários do Departamento de Turismo e à pasta onde o mesmo está contido, valorizando os esforços na elaboração do Plano Diretor de Turismo, o qual pode carrear, para a cidade, o título de MIT – Município de Interesse Turístico. “Se Deus quiser, até os meados deste ano nós vamos ser aprovados como Município de Interesse Turístico e vamos, assim, lançar a primeira semente do fomento ao Turismo Ruralista”, disse o prefeito, destacando que, com a titulação como MIT, o Festival Tropeiro tende a ganhar mais projeção e se consolidar, a partir do próximo ano.

Uma singela homenagem

Em uma das tendas da festa, singela, mas significante, homenagem e forma de gratidão com fé: uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, sobre um barco estilizado…

(Texto e fotos: Marcos Ivan, Canal39)

Para quem não teve oportunidade de apreciar esses primeiros momentos do II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba, fica a dica:

AQUI ESTÁ A PROGRAMAÇÃO, INCLUSIVE COM O CARDÁPIO DAS TENDAS…

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro