Conecte-se agora
acesse VERÃO

PINDA

PINDA: Rainha do Tropeiro, Campanha do Agasalho e Vacina contra influenza

Publicado

em

Inscrições para “Rainha dos Tropeiros” terminam nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para inscrições no 2º Concurso Rainha do Tropeiro Vale do Paraíba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Departamento de Turismo da Prefeitura, onde também está disponível o regulamento completo.

Podem participar candidatas de 18 a 30 anos, residentes em todas as cidades do Vale do Paraíba.

SELETIVA

Como o concurso já conta com mais de 10 candidatas inscritas, será realizada uma seletiva, neste domingo (6), às 15 horas, no Teatro Galpão.

O concurso abre o II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba, que será no Parque da Cidade, de 18 a 20 de maio.

O Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba fica na Avenida Nossa Senhora do Bonsucesso  1181 – Campo Alegre. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones: 3643-1761 e 3643-1424.

Arrecadação de agasalhos nos bairros começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (7), começa a arrecadação de agasalhos, calçados e cobertores da Campanha do Agasalho 2018, pelos bairros. Equipes da Sabesp e do Exército percorrerão oito bairros nas regiões do Campo Belo até o Crispim, durante o dia todo, recolhendo as doações dos moradores da cidade.

Com o tema “Uma atitude que aquece nossos corações”, desde o dia 23, a arrecadação está sendo feita por meio de caixas de coletas da campanha, instaladas em diversos locais, como repartições públicas, comércio, escolas, centros comunitários e igrejas da cidade.

A dica importante para quem quer fazer a sua parte e participar da campanha é que todas as peças a serem doadas estejam em bom estado de conservação. No ano passado, foram detectadas na triagem 10 mil peças inservíveis, que tiveram que ser descartadas.

A arrecadação da campanha de 2017 foi de 57 mil peças em Pinda e, para este ano, a meta é superar este número.

A Campanha do Agasalho 2018 é realizada pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, Sabesp, Exército, Hospital 10 de Julho da Unimed, Delegacia da Mulher, Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar, Shopping Pátio Pinda e Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba.

A campanha do agasalho de Pindamonhangaba tem parceria também com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, cujo símbolo são os personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza e o slogan “É tempo de doar”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, que está à frente da campanha, o importante neste momento  é arrecadar roupas de boa qualidade para quem mais precisa. “Quando a gente doa alguma coisa, temos que nos colocar no lugar de quem está recebendo. Temos que fazer a pergunta: Eu gostaria de receber esta roupa? Se a resposta for sim, doamos. Isso é o gesto nobre de doar. Oferecer o nosso melhor. E todos nós temos roupas boas que não usamos mais que estão em ótimas condições”, destacou dra. Cláudia Domingues.

Pinda continua vacinação contra a Influenza

Pindamonhangaba prossegue com a vacinação contra o vírus Influenza. Nesta semana, foram  incorporadas à vacinação as grávidas, mulheres que deram à luz recentemente e crianças de 6 meses a menores que 5 anos. A vacinação deve seguir até o dia 1º de junho, sendo o dia “D” em 12 maio, com a incorporação dos novos membros dos grupos prioritários.

As vacinas estão disponíveis no CIAF, Araretama II, Crispim, CISAS, Cidade Nova e Terra dos Ipês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Em caso de falta de vacina nestas unidades de saúde, os munícipes podem se dirigir até o posto de saúde central (CIAF/Saúde da Mulher).

No dia “D” sábado, 12 de maio, a vacina estará nos seis postos: CIAF, Araretama II, Crispim, Cisas, Cidade Nova e Terra dos Ipês, das 8h até às 17h. Além da Praça Monsenhor Marcondes, das 7h às 16h.

A campanha iniciou a imunização de acordo com o cronograma dos grupos prioritários. No dia 23 de abril vacinaram-se os idosos, indígenas, trabalhadores da área da saúde; no dia 02 de maio agregou ao grupo a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e, no dia 09 de maio, acrescentam-se pessoas com comorbidades, professores e pessoas privadas de liberdade. O cronograma foi estabelecido pelo Governo doe Estado de São Paulo para que não haja transtornos no momento da vacinação, porém aqueles que ainda não se vacinaram e estão nos grupos prioritários podem se dirigir até a unidade de vacinação mais próxima.

Vacina trivalente

Segundo o Ministério da Saúde, a influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular e tosse seca. Recentes estudos em unidades sentinelas do Ministério da Saúde (são 252 no território nacional) comprovam a presença de três vírus, deste modo a vacina fornecida será a “trivalente” que possibilita imunização aos vírus Influenza A (H1N1; H3N2), Influenza B e outros vírus respiratórios (VSR, Parainfluenza e Adenovírus).

Toda a população pertencente ao grupo prioritário poderá tomar a vacina, desde que não tenha alergia severa à proteína do ovo. Quanto às reações adversas, pode ocorrer dor no local da aplicação e tendo desaparecimento do incômodo em até 48h. E de 6h a 12h após a aplicação, em alguns casos acontece febre, mal estar e dor muscular que podem persistir por um ou dois dias.

Meta de vacinação

Para 2018, Pindamonhangaba possui a meta de imunizar 32.000 pessoas, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica foram imunizadas 5.249 neste início de campanha. Sendo 4.528 doses aplicadas em idosos e 721 na área da saúde. Em 2017, foram vacinadas 31.447 pessoas, alcançando 101,2% da população.

No ano passado, a cidade teve dois óbitos (Influenza A e B) e 62 notificações de Síndrome Respiratória Grave. Em Taubaté, somente neste ano, aconteceram duas mortes confirmadas pela Vigilância Epidemiológica da cidade, este fato ressalta que o vírus está presente na região e por este motivo a imunização é tão relevante.

O diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Pinda, Rafael Lamana, orienta que a população não se assuste com boatos espalhados pelas redes sociais quanto à vacina da Influenza. “A cada ano, o vírus sofre uma mutação; ano passado era a H1N1 que estava circulando pela região. Nesse ano, além da H1N1, temos a H3N2 que é uma derivação do vírus H1N1. Então, por isso todo ano é preciso tomar a vacina para se manter imune à mutação do vírus. A vacina disponibilizada pelo SUS imuniza tanto contra H1N1 quanto a H3N2”, comenta Lamana. Ainda nesta semana, a Secretaria Saúde de Pindamonhangaba deve receber mais doses de vacina conforme o informado pelo Governo do Estado.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br, da web radio www.radiocanal39.com e REVISTA39 - digital.

PINDA

PINDA: General Novaes da 2ª Divisão de Exército preside Cerimônia de Passagem de Comando do 2º BECmb -(contém vídeos)

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A cidade de Pindamonhangaba, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte viveu, na manhã desta sexta-feira (14), importante momento, proporcionado pelo Exército Brasileiro, quando da Cerimônia de Passagem de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”, da Guarnição Federal instalada no município.

General de Divisão, André Luis Novaes Miranda (Foto: Edna Maischberger)

O evento, presidido pelo General André Luís Novaes Miranda, Comandante da 2ª Divisão de Exército, Divisão Presidente Costa e Silva, marcou a passagem de comando do 2º BECmb, até então comandado pelo Cel Luis Cláudio Brion Cardoso, ao Ten Cel Conrado José Sales Mororó.

Esposa e filhos do homenageado, no momento do descerramento da foto na galeria de ex-comandantes

O ato de inauguração do retrato oficial do comandante que entregava o posto, na galeria de ex-comandantes, foi marcado pela referência especial do General Novaes à importância da família na vida de qualquer militar e convidou a esposa do Cel Brion para fazer o descerramento da foto.

Cel Luís Claúdio Brion Cardoso (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Em sua fala de despedida, o Cel Brion referiu os feitos da unidade militar sob seu comando até a presente data, em diversos setores de prestação de serviços à comunidade e a outras unidades; citou as parcerias importantes das outras Armas; apresentou seus agradecimentos a instituições, autoridades civis e destacou o incomensurável trabalho de seus comandados, viabilizando ações as quais, inclusive, proporcionaram economia aos cofres da Nação.

Durante seu pronunciamento, o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General Novaes, leu nota elogiosa ao Cel Brion, por seu tempo de Arma e principalmente à frente do 2º BECmb, referindo o valor do trabalho de todo militar, quando no comando, como o objetivo de todos quantos se dedicam em servir à Pátria.

Ten Cel Conrado, novo comandante do 2º BECmb Borba Gato (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A cerimônia encerrou-se com o desfile da tropa em continência ao novo comandante, Ten Cel Conrado José Sales Mororó.

O Cel Luís Cláudio Brion Cardoso segue para Buenos Aires, onde participará de curso sobre estratégia de comando.

Assistiram à Cerimônia autoridades civis, outras foram representadas, além de autoridades militares.

Em rápida conversa com a reportagem do Canal39, o General de Divisão André Luis Novaes Miranda disse de sua percepção quanto aos novos tempos na vida de todos os brasileiros.

Clique no player abaixo e veja o que disse o Comandante da 2ª Divisão de Exército, Divisão Presidente Costa e Silva.

Logo após o vídeo, aprecie a galeria com muitas fotos.

Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan

GALERIA DE FOTOS

 

Continue Lendo

PINDA

GESTÃO PÚBLICA: 60 famílias recebem Certificados de Doação e “ganham liberdade” em Pinda

Publicado

em

RIcardo Piorino e Isael Domingues entregando um dos certificados a uma cidadã de Pindamonhangaba

Imaginem a cena: No ponto de ônibus, uma senhora de seus 65 anos de idade, abraçada a uma pasta de cartolina branca, com os olhos inundados de lágrimas.

O repórter, seguindo seu faro jornalístico, aborda educadamente a senhora e indaga se precisa de alguma ajuda.

Enxugando as lágrimas, Dona Maria (vamos chamá-la assim) ergue as mãos para o alto e diz, sorrindo: “a ajuda veio hoje, meu filho, e eu estou chorando de felicidade”…

Essa mesma senhora estava no auditório da Prefeitura, minutos antes, ao lado de mais um tanto de pessoas, convidadas para participarem de um ato que ficará marcado para todo o sempre em sua história.

Dona Maria, e todos os outros, acabavam de receber o tão sonhado e reclamado “Certificado de Doação”, documento indispensável para a regularização de suas moradias, em diversos bairros da cidade.

“Meu filho, a espera foi de 20 anos! Durante todo esse tempo só vivemos de promessa e enrolação! Agora, felizmente, temos nosso direito respeitado. E com assinatura do senhor prefeito”, disse aquela munícipe, afirmando – ainda – que tem, agora, a garantia de poder morar em paz, na sua casa, ao lado da única companhia, que é sua filha.

Parte dos munícipes contemplados com o Certificado de Doação, documento indispensável para a posse definitiva de suas moradias.

As ações de Regularização Fundiária, desenvolvidas pela Administração Pública, contemplaram, neste evento, 60 famílias residentes em imóveis até então carentes de documentação e legalização.

O prefeito Isael Domingues, em fala aos contemplados, destacou ser – a entrega dos Certificados de Doação – a liberdade para todos. “Parabéns a todos que estão tendo, agora, mais segurança com os seus imóveis. Nós não queremos ninguém refém, no futuro, do encabrestamento. Quando eu falo isso eu falo da questão política. […] Isso é de vocês, está com vocês. Liberdade, essa é a palavra, para vocês terem a opinião que quiserem ter, na condição de terem a vida com segurança, naquele espaço”, disse Isael Domingues em breve fala de parabenizar aos munícipes certificados na oportunidade.

Segundo informações, pelo menos mais 70 regularizações devem acontecer nos próximos meses, ajustando as ações à demanda manifestada e reprimida, até então.

Além do prefeito Isael Domingues, participaram da entrega de Certificados de Doação, o vice-prefeito e Secretário de Gestão e Articulação Política, Ricardo Piorino; Secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho; Diretor de Habitação, Álvaro Staut Neto; Diretor do Departamento Judicial, Carlos Daniel Zenha de Toledo.

(Fotos e texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb 36001 – Canal39)

Continue Lendo

PINDA

PINDA: Inscrições para Festival Sertanejo terminam nesta semana

Publicado

em

Divulgação

Encerram-se nesta sexta-feira (27) as inscrições para o tradicional Festival Sertanejo “Luiz Carlos Cardoso”. O  evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Cultura.

Na décima quinta edição do evento, aqueles que desejarem participar devem realizar inscrição pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

As categorias são: raiz, individual e jovem música sertaneja.

O festival irá acontecer na Praça da Liberdade, no espaço Cardosão, e será dividido em duas etapas: eliminatórias e a final com a premiação em dinheiro.

A fase de eliminatória irá acontecer no domingo 5 agosto. Às 8 horas está previsto para ocorrer o sorteio da ordem de apresentação; às 9 horas, começam oficialmente as apresentações.

Serão classificados para final os candidatos das três categorias que tiverem maior pontuação do júri.

A final será no domingo (12), também com sorteio para ordem de apresentação, e em seguida, início dos shows.

Para mais informações ligue no 3642-1080 ou vá ao Departamento de Cultura, que fica na rua Deputado Claro César, 33, centro.

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro