Conecte-se agora
acesse relogio

PINDA

PINDA: Licitação e prevenção em destaque

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Pinda inicia campanha contra hepatite   

Com a comemoração do Dia Mundial contra as hepatites virais no dia 28 de julho, Pindamonhangaba iniciará no dia 16 até 31 de julho a campanha “Julho Amarelo” que visa fomentar a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento das hepatites.

“Por se tratar de uma doença ‘silenciosa’, a Hepatite C é a que mais chama atenção, pois ainda não há disponibilidade de vacina, porém há tratamento. Diferentemente das Hepatites A, B, D que já dispõem de cobertura vacinal na rede SUS e Privada de Imunização”, comenta o diretor da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Rafael Lamana.

A transmissão das hepatites pode ser por transfusão de sangue, relação sexual, ausência de higiene ou utilização de objetos contaminados como: agulhas, piercing, confecção de tatuagem, barbearias ou até mesmo por alicate de unha. Por esta razão, se deve ter atenção na prevenção das hepatites, pois quando não tratadas de forma adequada, podem ocasionar óbito por cirrose e câncer no fígado.

Com intuito no diagnóstico, o município de Pindamonhangaba irá intensificar a testagem para hepatite C, com foco na população acima de 40 anos, e para toda a população que desejar.

“A justificativa no foco acima de 40 anos se dá devido que somente após a década de 1990 se iniciaram os testes de diagnóstico desta doença, assim, podemos aferir a saúde dos pacientes que por alguma razão tiveram contato com a doença e até a presente data é desconhecida”, explicou Lamana.

Os testes estarão disponíveis para a realização em 10 unidades de saúde: Jardim Eloyna, Cidade Nova, Triângulo, Goiabal, Campinas, Maricá, Cidade Jardim, Arco Íris, Araretama III e CEM, das 8 às 11h30 e das 13 horas às 16 horas. O “Dia D” será sábado, 28 de julho, das 13 às 19 horas, no Shopping Pátio Pinda.

Parque da Cidade abre concorrência pública para receber restaurante  

Em breve, o Parque da Cidade terá um restaurante ou lanchonete, para maior conforto dos seus frequentadores. A instalação será no imóvel de 300m² próximo ao portal de entrada e a licitação já está aberta, no site da Prefeitura. Os interessados terão dez anos para explorar o espaço, com possibilidade de prorrogação de mais dez anos.

Para participar da licitação, o interessado deve entrar no site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br), clicar em Licitações / Chamamento, depois em Consulta Licitações, escolher a modalidade Concorrência, para ter acesso ao processo 17554, modalidade 3/2018 e baixar os anexos. A abertura dos envelopes será no dia 27 de julho, às 14h30, e as propostas deverão ser apresentadas no mesmo dia 27, a partir das 14 horas.

De acordo com os termos do edital, até dois dias úteis antes da data fixada para a entrega das propostas, qualquer interessado poderá solicitar esclarecimentos sobre essa licitação pelo 3644-5600 ou e-mail licitacao@pindamonhangaba.sp.gov.br.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho, que responde pelo Parque da Cidade, a ideia de criar um espaço para comercialização de alimentação no parque surgiu para melhor ainda mais a infraestrutura oferecida para os cerca de 30 mil visitantes/mês que o local recebe. Ele destacou que, a contar do dia 27 de julho, após todos os trâmites burocráticos necessários, a partir do ano que vem a instalação do restaurante e/ou lanchonete já poderá ser concretizada.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

PINDA

GESTÃO PÚBLICA: 60 famílias recebem Certificados de Doação e “ganham liberdade” em Pinda

Publicado

em

RIcardo Piorino e Isael Domingues entregando um dos certificados a uma cidadã de Pindamonhangaba

Imaginem a cena: No ponto de ônibus, uma senhora de seus 65 anos de idade, abraçada a uma pasta de cartolina branca, com os olhos inundados de lágrimas.

O repórter, seguindo seu faro jornalístico, aborda educadamente a senhora e indaga se precisa de alguma ajuda.

Enxugando as lágrimas, Dona Maria (vamos chamá-la assim) ergue as mãos para o alto e diz, sorrindo: “a ajuda veio hoje, meu filho, e eu estou chorando de felicidade”…

Essa mesma senhora estava no auditório da Prefeitura, minutos antes, ao lado de mais um tanto de pessoas, convidadas para participarem de um ato que ficará marcado para todo o sempre em sua história.

Dona Maria, e todos os outros, acabavam de receber o tão sonhado e reclamado “Certificado de Doação”, documento indispensável para a regularização de suas moradias, em diversos bairros da cidade.

“Meu filho, a espera foi de 20 anos! Durante todo esse tempo só vivemos de promessa e enrolação! Agora, felizmente, temos nosso direito respeitado. E com assinatura do senhor prefeito”, disse aquela munícipe, afirmando – ainda – que tem, agora, a garantia de poder morar em paz, na sua casa, ao lado da única companhia, que é sua filha.

Parte dos munícipes contemplados com o Certificado de Doação, documento indispensável para a posse definitiva de suas moradias.

As ações de Regularização Fundiária, desenvolvidas pela Administração Pública, contemplaram, neste evento, 60 famílias residentes em imóveis até então carentes de documentação e legalização.

O prefeito Isael Domingues, em fala aos contemplados, destacou ser – a entrega dos Certificados de Doação – a liberdade para todos. “Parabéns a todos que estão tendo, agora, mais segurança com os seus imóveis. Nós não queremos ninguém refém, no futuro, do encabrestamento. Quando eu falo isso eu falo da questão política. […] Isso é de vocês, está com vocês. Liberdade, essa é a palavra, para vocês terem a opinião que quiserem ter, na condição de terem a vida com segurança, naquele espaço”, disse Isael Domingues em breve fala de parabenizar aos munícipes certificados na oportunidade.

Segundo informações, pelo menos mais 70 regularizações devem acontecer nos próximos meses, ajustando as ações à demanda manifestada e reprimida, até então.

Além do prefeito Isael Domingues, participaram da entrega de Certificados de Doação, o vice-prefeito e Secretário de Gestão e Articulação Política, Ricardo Piorino; Secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho; Diretor de Habitação, Álvaro Staut Neto; Diretor do Departamento Judicial, Carlos Daniel Zenha de Toledo.

(Fotos e texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb 36001 – Canal39)

Continue Lendo

PINDA

PINDA: Inscrições para Festival Sertanejo terminam nesta semana

Publicado

em

Divulgação

Encerram-se nesta sexta-feira (27) as inscrições para o tradicional Festival Sertanejo “Luiz Carlos Cardoso”. O  evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Cultura.

Na décima quinta edição do evento, aqueles que desejarem participar devem realizar inscrição pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

As categorias são: raiz, individual e jovem música sertaneja.

O festival irá acontecer na Praça da Liberdade, no espaço Cardosão, e será dividido em duas etapas: eliminatórias e a final com a premiação em dinheiro.

A fase de eliminatória irá acontecer no domingo 5 agosto. Às 8 horas está previsto para ocorrer o sorteio da ordem de apresentação; às 9 horas, começam oficialmente as apresentações.

Serão classificados para final os candidatos das três categorias que tiverem maior pontuação do júri.

A final será no domingo (12), também com sorteio para ordem de apresentação, e em seguida, início dos shows.

Para mais informações ligue no 3642-1080 ou vá ao Departamento de Cultura, que fica na rua Deputado Claro César, 33, centro.

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

PINDA

QUALIDADE DE VIDA: 500 famílias de Pinda ganham aquecimento solar e kit LED

Publicado

em

Imagem meramente ilustrativa (google search)

500 famílias em Pindamonhangaba receberão sistema de aquecimento solar para o chuveiro

Moradores do bairro Moreira Cesar receberão gratuitamente equipamentos para banhos mais econômicos, além de um kit de lâmpadas LED

Cerca de 500 Famílias de Pindamonhangaba serão contempladas com o projeto Boa Energia Solar, da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, que tem como objetivo a utilização eficiente da energia elétrica, por meio da implantação de um sistema de aquecimento solar para o banho. O programa será lançado oficialmente nesta quinta-feira (26).

A ação é fruto da parceria da EDP com a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba. Serão beneficiadas famílias do conjunto habitacional Residencial Liberdade 3, no bairro Moreira Cesar, que também receberão um kit de lâmpadas LED, mais eficientes e de maior durabilidade. Estas iniciativas permitirão que os moradores utilizem a energia de forma mais racional e, consequentemente, traga economia na conta de luz.

Na maioria das residências, o chuveiro elétrico é o campeão de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia, o equipamento pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. Pensando disso, a EDP realiza o projeto Boa Energia Solar, que prevê a substituição dos chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar (placas coletoras, reservatórios, chuveiros inteligentes e toda infraestrutura necessária).

“Com a implantação do projeto, a EDP visa combater o desperdício de energia elétrica e contribuir para a redução das contas de luz das famílias beneficiadas, além de diminuir a emissão de CO² e o aquecimento global”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP. Em 2017, mais de 300 famílias foram atendidas pelo programa na cidade.

Evento de lançamento para a comunidade

A Distribuidora realizará na quinta-feira (26), das 18h às 22h, o evento de lançamento do projeto com a comunidade, na Associação de Convivência dos Idosos de Moreira César (Ruas dos Cravos, 240).

Com atividades abertas ao público, haverá palestras aos adultos e ações lúdicas para as crianças com a temática do melhor uso da energia elétrica. Os moradores também terão oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a conta de luz e a Tarifa Social, que pode proporcionar desconto de até 65% na fatura, dicas de segurança e orientação para o uso eficiente.

As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Distribuidora e são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL).

(Departamento de Comunicação/Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro