Conecte-se agora

GERAL

Pinda foca na eliminação dos focos do aedes aegypti

Publicado

em

No carnaval ninguém pode ficar parado, muito menos a água! Por isso, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba quer conscientizar a população a manter as precauções contra possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus durante a folia.

“O carnaval é uma data festiva, mas a população não pode esquecer de cumprir o dever de casa e eliminar qualquer possibilidade de criadouros da dengue”, alertou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana. Até porque, houve um aumento de 307% no número de larvas do Aedes aegypti encontradas na região central da cidade, conforme um levantamento realizado pelo Controle de Vetores da Secretaria de Saúde da Prefeitura no final de 2017.

Na mesma pesquisa, foi detectado que os locais onde mais foram encontradas larvas foram, respectivamente: vasos de plantas, materiais inservíveis nos quintais, ralos, reservatórios de água e bromélias. Portanto, é muito importante a colaboração dos moradores para que vigiem suas casas, detectem e exterminem circunstâncias causadoras da dengue.

Além disso, os cidadãos de Pinda também devem continuar com os cuidados enquanto curtem o carnaval. Entre as medidas indicadas, estão: deixar garrafas sempre viradas, manter lixeiras bem fechadas, tampar tonéis e caixas d’água, retirar água de pneus, colocar areia em vasinhos de plantas, manter calhas limpas e sempre se atentar ao acúmulo de água nos mais variados locais, como, churrasqueiras e potes de água para animais.

Lamana também acrescentou a relevância da população prestar atenção em situações comuns, que são favoráveis à proliferação de criadouros do mosquito no ambiente carnavalesco. “Os foliões devem ter cuidado, principalmente, com recipientes de bebidas. Eles devem ser devidamente descartadas”, ressaltou.

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)
Título: Marcos Ivan, Canal39 / Arte: Pesquisa Google Search)

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

Continue Lendo
Propaganda Acesse o site da ServerPro
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GERAL

Roadshow promove chás indianos em SP

Publicado

em

Chá em alta no road show
Chá Verde, um destaque no Brasil

Uma das tendências mundiais de consumo que mais cresce, os chás da Índia têm despertado o interesse de empresários brasileiros do segmento. Roadshow organizado pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo permitirá degustação e conhecimento de algumas variedades da bebida.

São Paulo, Fevereiro de 2018 – Acreditando na tendência de consumo dentro do mercado brasileiro, o chá é um produto que fez a Índia investir mais no Brasil. O crescimento por aqui é perceptível, tanto que até pouco tempo, a maior ingestão da bebida era feita pela compra de sachês em supermercados e lojas. Atualmente, casas de chás e outros estabelecimentos investem na sua versatilidade.

Estrategicamente mirando esse segmento, o Consulado Geral da Índia em São Paulo e o Tea Board of India, entidade ligada ao Ministério do Comércio e Indústria indiano, organizarão, na capital paulista, o evento Indian Tea – “A Cup for Every Mood” em 22 de fevereiro de 2018, com o intuito de apresentar detalhes sobre oportunidades do mercado de chás. Durante o encontro serão apresentadas informações sobre o plantio, cultivo e a produção dos principais chás: Darjeeling, Assam, Nilgiri, Kangra, Munnar, Dooars-Terai e Masala Tea.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara de Comércio Brasil Índia e a co-organização da AdvantageBRICS Consultoria. Compradores, importadores, proprietários de casas de chá são esperados para participar do roadshow.

Oportunidade

Uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados afirma que, no universo de bebidas, a tendência é a busca por uma vida mais saudável no consumo de líquidos e, por isso, os brasileiros declararam que estão consumindo mais chá, chá gelado e bebidas energéticas. Entre os principais consumidores de chá no mundo estão: Turquia, Irã, Marrocos, Uzbequistão e Nova Zelândia. O Reino Unido, conhecido por ser um dos maiores apreciadores da bebida, aparece em 13º no ranking. E o Brasil na posição 77.

Masala chai tea (divulgação)

Mesmo com uma posição distante, o mercado nacional ainda é considerado um dos mais importantes para exportação do chá preto indiano, segundo dados do Tea Board of India. As importações brasileiras de chá indiano dobraram entre 2015 e 2016, período em que a produção de chá na Índia cresceu 2,5%.

Características do Chá Indiano

Entrando no tema sobre as especificidades da bebida, altitude e umidade são as duas variáveis que determinam o crescimento da planta. Cresce a partir de uma altitude de poucos metros acima do nível do mar até algumas mais frias de aproximadamente até 2000 metros. A qualidade do chá aumenta com a altitude mais elevada. Os chás pretos indianos mais famosos são produzidos em três áreas principais: Darjeeling, no Norte; Assam, no Nordeste; e Nilgiri, no Sul. Cada sabor tem sua própria história e característica.

Plantações são feitas em locais elevados

Plantação de chá na Índia (Foto: Tea Board of India)

A grande diversidade de folhas, flores e raízes usadas para fazer diferentes tipos de chá tem chamado cada vez mais atenção pela riqueza de nutrientes que podem influenciar. Digestivos, energizantes, detox, isotônicos, emagrecedores, antioxidantes, entre outros compõem a extensa e variada lista de chás indianos consumidos no país e  exportados ao exterior.

(Marcos Oliveira – Assessoria de Imprensa / Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro