Conecte-se agora
acesse vila rica

PINDA

PINDA 313 ANOS: Prefeitura inaugura primeira fase da Praça 7 de Setembro

Publicado

em

Descerramento da placa (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

As comemorações pelos 313 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba tiveram sequencia, na manhã do sábado, 14, com a inauguração da primeira etapa das obras de reurbanização do espaço contido ao lado da via férrea administrada pela MRS.

No local, anteriormente, havia um terreno sem utilização adequada, após a desativação do armazém da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil. Durante muitos anos, quando do funcionamento normal da EFCB, o terreno era o pátio de acesso para carga e descarga de materiais diversos transportados em trens e que precisavam ser recolhidos ou distribuídos, por veículos automotores, em vários pontos da cidade e, ainda, como espaço da oficina ferroviária.

Nesse tempo, após o expediente normal, um grupo de garotos e adolescentes participava de verdadeiros “rachas” de futebol, com a supervisão de um dedicado funcionário da ferrovia e que era treinador de um dos times de futebol da cidade.

Mais recentemente, o espaço era ocupado por estacionamento irregular e outras atividades não regulamentadas e até mesmo servindo como moradia de algumas pessoas.

Uma praça, totalmente com piso de elementos intertravados, estacionamento demarcado e plantio de árvores, bancos, equipamentos para coleta de lixo e iluminação teve sua construção estudada pelo setor de Planejamento da Prefeitura de Pinda, sem onerar os cofres públicos, haja vista ser uma obra realizada por conta de tratativas fundamentadas em Decreto que autoriza a doação, por empresas privadas. Jardinagem e pavimentação do espaço para recuo de ônibus foram os únicos investimentos feitos pela Administração. A substituição de muros por grades de ferro foi conseguida por meio de parceria entre Prefeitura e MRS.

Secretária de Infraestrutura e Planejamento, arquiteta Marcela Franco (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

No ato da inauguração dessa primeira etapa de obras, a secretária de Infraestrutura e Planejamento, arquiteta Marcela Franco explicou como aconteceram os trabalhos para alcançar os objetivos desejados.

Abrindo sua fala referindo o dom dos arquitetos e urbanistas em realizar sonhos, Marcela demonstrou sua alegria e satisfação em desenvolver o projeto de reurbanização desse importante espaço da cidade.

Fundamentando-se no desejo do prefeito em tornar a cidade mais organizada e acolhedora, a equipe do Planejamento deu inicio às ações para definir “um novo traçado urbano, requalificando esse espaço público e oferecendo sempre o melhor espaço para a transformação não só da cidade, como também a transformação de vidas”.

A arquiteta declarou seus agradecimentos a toda sua equipe e reafirmou propósito de continuarem atuando em prol da melhor qualidade de vida. Citou parcerias e anunciou alguns detalhes da segunda fase das obras, compartilhando os bons resultados dessa primeira etapa com todos os departamentos da Administração Municipal.

Seguiu-se a fala do presidente da Edilidade local, Carlos Magrão, o qual apresentou seus cumprimentos pelo trabalho realizado.

Prefeito Isael Domingues (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

O prefeito Isael Domingues, citando a escritora brasileira Cora Coralina, destacou a necessidade de todas as ações terem sentido a partir do momento em que toquem os corações. “Se nós resistirmos aos duros golpes da vida, poderemos viver tranquilamente com o suave toque do amor”, disse Domingues, referindo o foco de respeito e humanização e repeito ao próximo, determinado para sua gestão.

“Isso aqui, que vocês estão vendo, é uma tendência de nossa administração, no sentido de acolher ao idoso, para ele poder caminhar livremente; ao portador de deficiência física e todas as pessoas que tenham necessidades especiais, para que possam ter um espaço totalmente urbanizado”, disse o prefeito, justificando a citação à poeta Cora Coralina, apesar de se estar inaugurando o espaço com muito concreto, estruturas metálicas e piso intertravado.

Segundo Domingues o estilo escolhido, para a praça entregue durante a solenidade, identifica a tendência desejada para o município, sob diversos pontos de vista, tais como acolhimento, estrutura e muito trabalho racional, com investimento mínimo dos cofres públicos, por conta das parcerias legalmente consagradas. “Não foi ninguém que bateu em nossa porta e fez oferta de doação de alguma coisa. A Prefeitura se mobilizou no sentido de buscar parceiros para que isso fosse uma realidade. Um trabalho racional para isso acontecer. É importante dizermos que prezamos muito pela forma. Isso aqui também é saúde, gente! Dando um formato bonito, com harmonia do paisagismo, isso é saúde”, frisou.

Anunciou, o prefeito, a futura instalação de uma farmácia solidária na antiga residência que era destinada ao gestor local da EFCB. “Ela está ali, logo vai nascer, é só questão de tempo”, disse Isael, citando, ainda o prédio ao lado da praça, tombado pelo CONDEPHAAT e informando que já há uma verba no valor de R$ 1 milhão para restauração do local, o qual deverá abrigar ações culturais e uma central de informações turísticas, para entretenimento e incentivo à economia criativa, como o artesanato já em amplo desenvolvimento na cidade, e gastronomia.

(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Encerrando sua fala, o chefe do Executivo pediu a ajuda dos cidadãos para conseguir os objetivos de sua gestão. “Quero que a população fique tranquila, calma… Estamos olhando para tudo; não conseguimos chegar em todos os lugares ao mesmo tempo, em todas as necessidades ao mesmo tempo, mas nós vamos chegar sim… Peço a ajuda de vocês, que vocês acreditem. Só isso: acreditem que temos o coração aberto para tocar o coração de vocês. As necessidades humanas são infinitas, o dinheiro público é finito. Então temos que ter muita cautela para usá-lo na medida certa, que nós conseguimos avançar”, disse visivelmente emocionado o prefeito, fechando sua fala com a garantia de entregar, ainda em 2018, um Pronto Socorro nos moldes mais modernos de administração e humanização, dentre outras inaugurações previstas.

Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Magrão; Prefeito Isael Domingues; Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues; Secretária Marcela Franco (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A segunda fase de obras na Praça Sete de Setembro, entregue oficialmente no sábado, contemplará a construção de uma concha acústica, fonte luminosa e bancos, dentre outros detalhes.

Abrilhataram o evento: Corporação Musical Euterpe, com execução dos hinos Nacional e de Pindamonhangaba, além de outras peças de seu repertório; Camerata Jovem do Projeto Jataí, de Moreira César; equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes e Lazer; Grupo Abadá Capoeira; Grupo Escoteiro Itapeva e Grupo de Street Dance.

O cerimonial registrou as seguintes presenças, além das já citadas: vereadores Jorge da Farmácia e Professor Osvaldo; 3º sargento Adriano Araújo, representando o comandante da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve, major Dan Milli; Tiago Silva, presidente do PSC de Pindamonhangaba, representando o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Jr; Maura Prado Vieira, presidente do Conselho Municipal de Educação; secretários municipais: Fabrício Augusto Pereira (Administração), José Sodário Viana (Proteção e Bem Estar do Cidadão), Valéria dos Santos (Saúde e Assistência Social), Ewerton Chinachi (Esportes e Lazer), Marcelo Martuscelli (Desenvolvimento Econômico), Marcos Vinícius Faria Carvalho (Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária), Josué Bondioli (Serviços Públicos) e Ricardo Piorino (vice-prefeito e titular da pasta de Gestão e Articulação Política).

Notas da Redação:

Dois lados:

1 – Do time dos pessimistas ou eternos insatisfeitos:

“Só colocaram dois bancos, vê se pode”, ouvimos de passagem, esse comentário feito por um conhecido descontente com tudo o que acontece na cidade.

2 – “Ficou um brinco! Agora tenho onde passear e até fazer meu crochê, todos os dias, junto com meus netos e sobrinhos”, disse uma senhorinha dos seus 65 anos de idade, provavelmente moradora nas proximidades.

O fato é que, com a inauguração da nova praça, a 7 de Setembro, Pindamonhangaba começa a ter jeito novo, cara nova.

Com a criação de recuos para ônibus, o trânsito melhora naquele trecho da rua 7 de Setembro, principalmente nos horários de pico.  (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Por outro lado, a valorização do metro quadrado de imóveis próximos é praticamente incontestável.

O local passa a ser, naturalmente, atrativo turístico e cultural, pela sua própria vocação de reunir famílias e oferecer lazer e diversão bem organizados e programados. (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Importa, desde já, a população assumir a praça como aparelhamento para seu merecido uso, zelando pela sua preservação.

Texto: Marcos Ivan 

Fotos: Edna Maischberger /Marcos Ivan, Canal39

GALERIA DE FOTOS:

 

PINDA

PINDA: General Novaes da 2ª Divisão de Exército preside Cerimônia de Passagem de Comando do 2º BECmb -(contém vídeos)

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A cidade de Pindamonhangaba, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte viveu, na manhã desta sexta-feira (14), importante momento, proporcionado pelo Exército Brasileiro, quando da Cerimônia de Passagem de Comando do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”, da Guarnição Federal instalada no município.

General de Divisão, André Luis Novaes Miranda (Foto: Edna Maischberger)

O evento, presidido pelo General André Luís Novaes Miranda, Comandante da 2ª Divisão de Exército, Divisão Presidente Costa e Silva, marcou a passagem de comando do 2º BECmb, até então comandado pelo Cel Luis Cláudio Brion Cardoso, ao Ten Cel Conrado José Sales Mororó.

Esposa e filhos do homenageado, no momento do descerramento da foto na galeria de ex-comandantes

O ato de inauguração do retrato oficial do comandante que entregava o posto, na galeria de ex-comandantes, foi marcado pela referência especial do General Novaes à importância da família na vida de qualquer militar e convidou a esposa do Cel Brion para fazer o descerramento da foto.

Cel Luís Claúdio Brion Cardoso (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Em sua fala de despedida, o Cel Brion referiu os feitos da unidade militar sob seu comando até a presente data, em diversos setores de prestação de serviços à comunidade e a outras unidades; citou as parcerias importantes das outras Armas; apresentou seus agradecimentos a instituições, autoridades civis e destacou o incomensurável trabalho de seus comandados, viabilizando ações as quais, inclusive, proporcionaram economia aos cofres da Nação.

Durante seu pronunciamento, o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General Novaes, leu nota elogiosa ao Cel Brion, por seu tempo de Arma e principalmente à frente do 2º BECmb, referindo o valor do trabalho de todo militar, quando no comando, como o objetivo de todos quantos se dedicam em servir à Pátria.

Ten Cel Conrado, novo comandante do 2º BECmb Borba Gato (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A cerimônia encerrou-se com o desfile da tropa em continência ao novo comandante, Ten Cel Conrado José Sales Mororó.

O Cel Luís Cláudio Brion Cardoso segue para Buenos Aires, onde participará de curso sobre estratégia de comando.

Assistiram à Cerimônia autoridades civis, outras foram representadas, além de autoridades militares.

Em rápida conversa com a reportagem do Canal39, o General de Divisão André Luis Novaes Miranda disse de sua percepção quanto aos novos tempos na vida de todos os brasileiros.

Clique no player abaixo e veja o que disse o Comandante da 2ª Divisão de Exército, Divisão Presidente Costa e Silva.

Logo após o vídeo, aprecie a galeria com muitas fotos.

Clics de Edna Maischberger e Marcos Ivan

GALERIA DE FOTOS

 

Continue Lendo

PINDA

GESTÃO PÚBLICA: 60 famílias recebem Certificados de Doação e “ganham liberdade” em Pinda

Publicado

em

RIcardo Piorino e Isael Domingues entregando um dos certificados a uma cidadã de Pindamonhangaba

Imaginem a cena: No ponto de ônibus, uma senhora de seus 65 anos de idade, abraçada a uma pasta de cartolina branca, com os olhos inundados de lágrimas.

O repórter, seguindo seu faro jornalístico, aborda educadamente a senhora e indaga se precisa de alguma ajuda.

Enxugando as lágrimas, Dona Maria (vamos chamá-la assim) ergue as mãos para o alto e diz, sorrindo: “a ajuda veio hoje, meu filho, e eu estou chorando de felicidade”…

Essa mesma senhora estava no auditório da Prefeitura, minutos antes, ao lado de mais um tanto de pessoas, convidadas para participarem de um ato que ficará marcado para todo o sempre em sua história.

Dona Maria, e todos os outros, acabavam de receber o tão sonhado e reclamado “Certificado de Doação”, documento indispensável para a regularização de suas moradias, em diversos bairros da cidade.

“Meu filho, a espera foi de 20 anos! Durante todo esse tempo só vivemos de promessa e enrolação! Agora, felizmente, temos nosso direito respeitado. E com assinatura do senhor prefeito”, disse aquela munícipe, afirmando – ainda – que tem, agora, a garantia de poder morar em paz, na sua casa, ao lado da única companhia, que é sua filha.

Parte dos munícipes contemplados com o Certificado de Doação, documento indispensável para a posse definitiva de suas moradias.

As ações de Regularização Fundiária, desenvolvidas pela Administração Pública, contemplaram, neste evento, 60 famílias residentes em imóveis até então carentes de documentação e legalização.

O prefeito Isael Domingues, em fala aos contemplados, destacou ser – a entrega dos Certificados de Doação – a liberdade para todos. “Parabéns a todos que estão tendo, agora, mais segurança com os seus imóveis. Nós não queremos ninguém refém, no futuro, do encabrestamento. Quando eu falo isso eu falo da questão política. […] Isso é de vocês, está com vocês. Liberdade, essa é a palavra, para vocês terem a opinião que quiserem ter, na condição de terem a vida com segurança, naquele espaço”, disse Isael Domingues em breve fala de parabenizar aos munícipes certificados na oportunidade.

Segundo informações, pelo menos mais 70 regularizações devem acontecer nos próximos meses, ajustando as ações à demanda manifestada e reprimida, até então.

Além do prefeito Isael Domingues, participaram da entrega de Certificados de Doação, o vice-prefeito e Secretário de Gestão e Articulação Política, Ricardo Piorino; Secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, Marcus Vinícius Faria Carvalho; Diretor de Habitação, Álvaro Staut Neto; Diretor do Departamento Judicial, Carlos Daniel Zenha de Toledo.

(Fotos e texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb 36001 – Canal39)

Continue Lendo

PINDA

PINDA: Inscrições para Festival Sertanejo terminam nesta semana

Publicado

em

Divulgação

Encerram-se nesta sexta-feira (27) as inscrições para o tradicional Festival Sertanejo “Luiz Carlos Cardoso”. O  evento é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Cultura.

Na décima quinta edição do evento, aqueles que desejarem participar devem realizar inscrição pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

As categorias são: raiz, individual e jovem música sertaneja.

O festival irá acontecer na Praça da Liberdade, no espaço Cardosão, e será dividido em duas etapas: eliminatórias e a final com a premiação em dinheiro.

A fase de eliminatória irá acontecer no domingo 5 agosto. Às 8 horas está previsto para ocorrer o sorteio da ordem de apresentação; às 9 horas, começam oficialmente as apresentações.

Serão classificados para final os candidatos das três categorias que tiverem maior pontuação do júri.

A final será no domingo (12), também com sorteio para ordem de apresentação, e em seguida, início dos shows.

Para mais informações ligue no 3642-1080 ou vá ao Departamento de Cultura, que fica na rua Deputado Claro César, 33, centro.

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro