Conecte-se agora
acesse vila rica

BLOG

PAPO39 ESPECIAL: Alemão faz campanha pela Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós!

Publicado

em

Um dos mais conhecidos clubes sociais de Pindamonhangaba, a Associação Atlética Ferroviária já está em pleno clima de campanha para eleição da Diretoria Executiva a qual guiará os destinos da agremiação por dois anos, a partir de abril.

Historicamente, a conhecida Ferrô está no coração de muita gente, de todas as idades, desde os idos de 1930, quando foi fundada para atender, inicialmente, ao grupo de trabalhadores da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A moçada daquela época adorava disputar “rachas” no campo da Vila Nair.

Alguém teve a ideia de fazer uma lista para arrecadar contribuições destinadas a somar valor suficiente e comprar uma daquelas bolas de “capotão”, confeccionada com câmara de ar e revestida com couro “de verdade” mesmo. Dizem os de mais história que a bola “queimava” na pele, quando vinha em velocidade e com efeito…

Da lista de comprar bola de capotão, começaram os sonhos a se transformar em realidade. A Ferroviária se tornou clube, marcou história na história do futebol, reuniu uma das mais bem montadas e técnicas equipes da região e foi a “Águia do Vale”, título que “emprestou”, depois, a outro clube de São José dos Campos.

O empenho de muitas diretorias foi de grande valia para o clube atravessar de um Século para outro, muitas coisas mudaram de rumo mas a verde e branco ainda está nas emoções de muita gente.

Dos tempos dos bailes de gala, como os finais de ano, com direito a champanhe, roupas brancas, boas bandas e foguetório, os álbuns mentais ainda mantêm esses registros.

A Ferroviária somou admiradores e frequentadores em magníficos bailes sociais, quando o “passeio completo” era respeitado e cumprido à risca.

O clube, por meio de seus dedicados diretores e funcionários, superou crises incríveis. Ainda quando já estava no local atual, passou por um tempo de “baixo astral”, deu a volta por cima e se consolidou firme e forte.

Nós conhecemos a Ferrô desde outros carnavais. Participamos, por algum tempo, do corpo da Diretoria Social, lá no “Basquete Clube”, nos envolvemos profissionalmente por outros momentos e temos o verde e branco marcado indelével em nosso coração, com o devido respeito ao tricolor da Capital.

A Ferroviária completa, neste ano de 2019, 89 anos de cumplicidade com quem gosta de ter bons momentos de lazer, diversão sadia, segurança e construção de muitas amizades.

Como dissemos, todas as gestões que conduziram o clube até o momento atual merecem os aplausos incontestes do corpo de associados e simpatizantes.

Em 2019 surge, como candidata à Diretoria Executiva, a chapa encabeçada por Valdir Alemão (Valdir Gonçalves de Oliveira), um profundo conhecedor da história do clube, pelo menos nos últimos 20 anos ou mais.

Conhecemos o Alemão, como é carinhosamente tratado por todos, desde os tempos de antes da virada do Século. Por isso, tomamos a liberdade de levar um Papo39 com ele por meio de uma entrevista para o Canal39, um pouco mais longa e, por isso, em formato de texto e não apenas um vídeo de poucos minutos.

Vamos lá, conhecer um pouco da história de Valdir Alemão, candidato a presidente da Diretoria Executiva da A. A. Ferroviária de Pindamonhangaba.

É assim:

P39 – Valdir, qual a razão de buscar realizar esse sonho, ou desejo, de se tornar presidente da Ferroviária?

Alemão – O principal motivo que me fez lançar minha candidatura é o de manter a tradição de amor e dedicação ao clube demonstrados pelo ex-craque de futebol, o associado e conselheiro mais antigo da Ferroviária: José Gercy Basto, o popular GÊ, meu sogro e grande amigo. Quero dar continuidade ao trabalho das inúmeras pessoas responsáveis pela história do clube. Aprendi muito com tantos presidentes e suas equipes, todos dedicando grande parte de sua vida e seus esforços pela nossa Ferroviária. Peço licença para destacar: Tobias Salgado, Eduardo San Martin, Valno Herculano Coutinho, José Jabor, Carlos de Oliveira Neves, José Celso Pupio e Arthur Ferreira dos Santos.

P39 – Como você pode contar sua trajetória enquanto funcionário da Ferrô?

Alemão – Comecei a trabalhar na Ferroviária no segundo semestre de 1994, como servente de pedreiro, participando da construção do muro de arrimo do campo de futebol; em seguida fui chamado para trabalhar na construção do segundo parque aquático, o qual foi inaugurado em 31 de marco de 1996. Após o término dessa obra, fui convidado pelo diretor Administrativo na época, Sr. Fernando Prado Rezende e pelo diretor de Manutenção, o Gê, para trabalhar como Serviços Gerais. Depois de algum tempo, passei a ser Encarregado da lanchonete e, de acordo com meu desempenho, segui recebendo promoções: Assistente de Manutenção; Encarregado de Manutenção, até chegar ao cargo Gerente de Manutenção.

P39 – Como você adquiriu uma liderança dentro do clube?

Alemão e Demorô (Acervo pessoal)

Alemão – Em primeiro lugar, sempre busquei respeitar a todos os meus superiores, observando o que eles faziam de melhor. Aprendi muito com eles e destaco, sem menosprezar os demais, as pessoas de Fernando Rezende; Anacleto; Claudio Gregório; Sr Andrade; Marcos dos Santos e Valdir Rodrigues. Além desse aprendizado, por meio de exemplos, busquei me aperfeiçoar, participando de cursos de liderança, em São José dos Campos, com o professor Mascarenhas. Também fiz cursos de Investimento de Profissionalização, durante a gestão de Celso Pupio e Waldir Rodrigues, no ano de 2000.

P39 – Nós sabemos, assim como muitas pessoas associadas e amigas sabem, que você esteve sempre parceiro dos funcionários da Ferroviária. Qual é a receita que você destaca para a equipe que trabalha hoje no clube?

Alemão – Buscar fazer de tudo um pouco. Só assim o trabalhador estará apto a atender a necessidade dessa verdadeira empresa que é a Ferroviária de todos nós. Há, sempre, a possibilidade de um convite para exercer um cargo de maior relevância.

P39 – Quais foram os momentos mais marcantes da sua historia profissional?

Alemão – Ah, foram muitos! Um tanto simplesmente indescritível! Mas, a minha maior emoção foi ao receber o título de Sócio Benemérito, concedido pelo Conselho Deliberativo, em votação secreta, por relevantes serviços prestados à associação.

P39 – O que você espera e deseja para o futuro da Ferroviária?

Alemão – Espero, e sinceramente desejo, trabalhar em parceria com a Diretoria Executiva; contando com a parceria do Conselho Deliberativo e o já costumeiro companheirismo dos funcionários e associados. Isso é que me motiva a continuar lutando pela Ferroviária 100% de todos nós.

P39 – Você, candidato a presidente da Diretoria, tem um vice que também é conhecido de muita gente. Qual a razão de convidar o Marcelo Demorô para essa jornada?
Alemão – Marcelo é um parceiro honesto; correto; dinâmico e o mais importante: está sempre à disposição para ajudar o próximo. Será meu vice 100%.

Papo com Marcelo Demorô (Marcelo Augusto Rodrigues Costa)
P39 – Marcelo, como foi essa decisão de somar, com o Alemão Valdir, numa chapa para a Diretoria Executiva da Ferroviária?

Marcelo – Frequento o clube há vários anos. Sempre que encontrava o Alemão, recebia um tratamento de uma pessoa muito prestativa e esclarecida. Consolidei várias amizades com sócios e funcionários e eu nunca ouvi nenhuma pessoa falar algo que depreciasse o profissional Alemão; pelo contrário só ouvi falar que ele era mais que um irmão com as pessoas que estavam ao seu lado. Quando fiquei sabendo que ele havia se candidatado, logo de cara declarei meu apoio. Conversando muito com ele, percebi que suas propostas eram de muita importância para o nosso clube. Dessa maneira, decidi prestar apoio total a ele. No dia seguinte, tive a felicidade de receber o convite de disputar a eleição como vice de sua chapa 100% Ferroviária de todos nós!

As eleições na Ferroviária de Pindamonhangaba acontecem em abril de 2019. Em breve, mais detalhes a respeito.

Continue Lendo
Propaganda acesse anuncie ""
Clique para comentar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BLOG

EDITORIAL: Caminhabilidade completa e reforça a Acessibilidade

Publicado

em

Um dos grandes temas a ser intensamente considerado, discutido e tratado com a atenção e conhecimentos necessários, não só em Pindamonhangaba, mas, também, em qualquer município onde a Gestão Pública se confirme como efetivamente comprometida com as modernas normas do ordenamento público é, sem dúvida alguma, a Caminhabilidade.

Muito se fala em Acessibilidade, contemplando-se esforços em cumprir normas estabelecidas para atendimento aos cidadãos com algum tipo de necessidade especial e sua maior e melhor inserção social.

Caminhabilidade é, no sentido amplo do termo, a condição oferecida a todos os cidadãos de um município no intuito destes poderem gozar de conforto, segurança e infraestrutura adequada para transitar, a pé, pelos diversos pontos da cidade. Isto, naturalmente, estende-se como benefício e garantia aos turistas.

Em Pindamonhangaba, atualmente se cuida da adequação do Plano Diretor do Município, com encontros de grupos técnicos, focando a modernização do texto legal.

No trabalho elaborado pela Geo Brasilis, empresa contratada para fazer o levantamento das condições atuais e trabalhar na adequação necessária, consta o seguinte:

6.2.6.1. Transporte a pé

As calçadas e passeios, além da infraestrutura de transposição de barreiras, como passagens inferiores e em nível, e os pontos de travessia de pedestres, constituem o sistema de transporte a pé do município.

Em campo, foi possível observar as seguintes características relacionadas ao sistema pedonal:

A topografia na principal área urbanizada é plana, favorável aos deslocamentos a pé (…);

Grande parte dos passeios é descontínua, com ausência em alguns trechos (…); Carência de padrão dimensional, tanto na área central quanto nos bairros, além de obstáculos que impedem a passagem (…);

Calçadas com superfícies irregulares (…) e infraestrutura incipiente voltada à acessibilidade, notadamente nos bairros mais afastados do centro.

………

O município de Pindamonhangaba conta com legislações que tratam das diretrizes e responsabilidades sobre a construção e a manutenção do passeio, a saber:

Lei Municipal nº 1.746/1981 – Dispõe sobre a construção e conservação dos passeios;

Lei Municipal nº 1.859/1983 – Proíbe o plantio de árvores que danificam calçadas e muros;

Lei Municipal nº 1955/1984 – Dispõe sobre a construção de calçadas e dá outras providências; e

Lei Municipal nº 2.490/1990 – Dispõe sobre a limpeza de terrenos e construções de calçadas. As normas em vigor são genéricas e não tratam das dimensões mínimas nem detalham as condicionantes construtivas e os prazos para sua regularização, o que evidencia a carência de ações para assegurar a livre circulação de pessoas, em especial dos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Para tanto, cabe o município prever legislação específica e proceder com a conscientização e fiscalização dos passeios, de tal modo a implantar os dispositivos já estabelecidos pelas Normas Federais de Acessibilidade, ABNT NBR 9050/2015 e NBR 16537/2016 ou as que vierem a lhes substituir”.

(Obs.:No inteiro teor, os parênteses indicam fotos com exemplos das situações comentadas).

Atualmente, os setores competentes da Prefeitura de Pindamonhangaba realizam serviços de sinalização horizontal nas vias públicas, constroem/reformam rampas de acesso em diversos pontos das calçadas. Entretanto, pelo que se pode observar, o critério eletivo para determinação dos locais e a execução das rampas, propriamente dito, não tem embasamento definitivo nas normas.

Simplesmente para exemplificarmos:

No cruzamento da Avenida Alburquerque Lins com a Rua Laerte Machado Guimarães (na chamada “esquina da Telesp”) há a seguinte configuração:

1 – Calçada da empresa de telefonia: rampa construída/reformada sobre uma tampa de poço de inspeção;

2 – Calçada oposta, rampa “abaulada” em um dos lados, por conta da irregularidade do piso da calçada.

Reprodução Google Maps com anotações da redação do Canal39

Foto: Google.com/maps

Como referimos, a Caminhabilidade é considerada fortemente, quando da avaliação pelos especialistas em Turismo, para indicação dos chamados “City Tours à pé”, pelo centro das cidades.

Por isso, há que se cuidar, exaustivamente, do desenvolvimento de recursos e ferramentas, além de legislação adequada, para que Pindamonhangaba se enquadre no rol das cidades preocupadas com o conforto dos cidadãos locais e turistas. Assim, mesmo em não havendo, ainda, a conquista da Certificação como MIT – Município de Interesse Turístico, é possível consagrar o esforço e a dedicação de todos para melhor inserção do nome da cidade nos roteiros programados.

Para isso acontecer, além do Executivo realmente se debruçar sobre o tema com intenções as melhores possíveis, indispensável é a presença e a participação ativa do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo para deliberar o que, definitivamente, pode vir a ser melhor para a cidade, dentro do seu foco apolítico, apartidário e impessoal.

Fica a dica.

Marcos Ivan de Carvalho – Jornalista Profissional MTb36001

Gestor de Turismo

Diretor do Canal39

Continue Lendo

BLOG

Por quê indico o Alemão para presidente da Diretoria da Ferroviária?

Publicado

em

Por quê indico o Alemão para presidente da Diretoria da Ferroviária?
Fácil responder.

O moço conhece cada palmo das instalações do clube.

Aliás, quando prestei serviços para a Ferroviária, na Assessoria de Imprensa, eu o chamava de São Pedro, apelido carinhoso devido ao tanto de chaves que o Alemão carregava consigo, o tempo todo, durante sua jornada de trabalho.

Certa vez encontrei, nos arquivos fotográficos, uma foto de um jovem de cabelos longos, trabalhando na construção de uma das piscinas. Era o Alemão, o Valdir.

Ele tem conhecimento, na palma das mãos, da maioria dos espaços da Ferroviária.

Durante 25 anos o Alemão acompanhou a história do clube da cidade. Por sua dedicação e habilidade no trato com as pessoas, sempre foi benquisto pelos diretores e funcionários.

Na verdade, estes foram, sempre, seus parceiros dedicados, também.

O Alemão cuidou de suas atividades e ganhou importantes oportunidades, todas bem conduzidas pelo seu modo respeitador e honesto de cumprir as funções de seus cargos.

Agora, já não mais funcionário do clube, Alemão decidiu dedicar parte de seu tempo e utilizar todos os conhecimentos conseguidos para fazer muito, e muito bem feito, em prol da Associação Atlética Ferroviária.

De que maneira?

Candidatando-se a presidente da Diretoria Executiva, contando com a parceria inteligente e bem orientada do conhecido Marcelo Demorô.

Há que se salientar, inclusive, que o Alemão Valdir fala e entende a língua dos associados, compreende seus anseios e expectativas.

Por isso, já tem montado um incrível time de conhecedores dos meandros de uma gestão eficiente para um clube do porte da Ferroviária e desfruta do apoio e da confiança desse timaço, o qual já está a postos para colaborar com o sucesso na conquista dos melhores resultados com as propostas apresentadas pela Chapa 100% – Ferroviária de Todos Nós. Todas estas propostas focadas no bem estar primeiro dos associados e na integração dos simpatizantes, de forma ordenada e dentro do que é estabelecido pelo Estatuto Social.

Por isso é que indico, recomendo mesmo, a Chapa 100% – Ferroviária de Todos Nós para a Diretoria Executiva da Associação Atlética Ferroviária.

As eleições acontecem no domingo, dia 07 de abril, no Ginásio de Esportes Tobias Salgado.

Vale a pena direcionar seu voto, associado, à dupla Alemão Valdir e Marcelo Demorô.

Afinal, são 25 anos de experiência a serviço dos associados. Isso precisa ser valorizado.

 

Atualmente, devido à velocidade das tarefas profissionais, não sou associado ao clube, mas nada me impede de voltar a sê-lo e indicar o mesmo para muitos amigos.

Penso e sinto assim: é tempo de Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós.

Marcos Ivan de Carvalho, Mtb36001 – RG 7.753.302-7

Jornalista, diretor do Canal39.

Continue Lendo

BLOG

SOCIEDADE: Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós apresenta suas propostas de trabalho.

Publicado

em

Em 7 de abril próximo, acontece, na Associação Atlética Ferroviária, clube sócio-esportivo de Pindamonhangaba, a Assembleia Geral para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

Concorrem à Diretoria Executiva duas chapas, devidamente registradas, dentro do que exige o Estatuto Social.

A Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós, encabeçada por Alemão Valdir para a presidência e Marcelo Demorô, como vice, define suas principais metas para a nova gestão da Diretoria Executiva.

Alemão Valdir trabalhou durante 25 anos na Ferroviária e afirma que “tudo o que tenho devo a ela e, por isso, quero dedicar meus esforços e conhecimentos do clube no sentido de, cada vez mais, garantir a presença da Ferroviária no conceito de um dos melhores clubes da nossa Região”.

Em conversa com Alemão Valdir, obtivemos uma lista dos objetivos da Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós, no intuito de melhores condições oferecer a todos os associados ao clube e, também, a todos os simpatizantes do alviverde.

Vejam os 17 itens do Plano de Trabalho da Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós:

Alemão Valdir e Marcelo Demorô, Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós.

01 – ESTATUTO SOCIAL: Fazer cumprir os artigos do Estatuto Social e decretar o fim da isenção de mensalidade para Diretores e seus dependentes;

02 – PRIORIDADE AO ASSOCIADO: Criação de um plano, o “Sócio Show”, destacando e priorizando a figura dos Associados em todos os eventos do clube e para viabilizar a presença de não-associados em Mega Shows;

03 – INTEGRAÇÃO – Oferecer um café da manhã, com a Diretoria, contando com a presença de Associados, no último domingo de cada mês, objetivando estreitar e reforçar os laços de amizade e simpatia entre a Comunidade Alviverde;

04 – REATIVAÇÃO – do sistema de aquecimento da Piscina Semi-olímpica para melhor atender aos Associados, principalmente nos períodos mais frios do ano. Ao mesmo tempo, desenvolver estudos para aquisição de um sistema de captação de Energia Solar, mais econômico e de grande utilização atualmente;

05 – BAILES – Investir na realização dos tradicionais e concorridos “bailes da terceira idade”, muito procurados em diversos salões da Região. Para esse tipo de evento, contratar artistas de época e de renome nacional;

06 – EMPREGABILIDADE – Criar o núcleo emprego para Associados, destinado a quem estiver fora do mercado de trabalho, contribuindo para sua recolocação mais rápida;

07 – SEGURANÇA AOS FREQUENTADORES – Criar um ambiente de segurança para acolher todas as pessoas no término de grandes bailes e shows.

Regra geral, os eventos terminam em horário diferente daquele no qual começa a funcionar o transporte coletivo da cidade. Para aqueles que não tiverem condução para ir embora, haverá um programa de acolhida segura, até o horário dos primeiros ônibus;

08 – RECEPTIVO: Adquirir e instalar um sistema eletrônico, destinado a repelir todo tipo de aves que se alojam no Ginásio e possíveis de causar incômodos ou risco de doenças aos frequentadores;

09 – ECONOMIA – Implantação de um reservatório de águas pluviais, com capacidade de 20 metros cúbicos, a ser usado nos sanitários. Ao mesmo tempo, desenvolver estudos para implantação de um sistema de reuso das águas dos chuveiros, para a mesma finalidade;

10 – CONFORTOPavimentar e cobrir o estacionamento dos Associados, na Sede Social; construir um novo bar e novos sanitários (masculino e feminino) no Campo de Futebol;

11 – MAIS SEGURANÇA E OPÇÕESIluminar o Campo de Futebol, proporcionando condições de uso em horários alternativos, noturnos, para evitar exposição dos Atletas às condições de calor excessivo;

12 – PRIVACIDADE E MAIS ADEQUAÇÃO – Construir um vestiário privativo para crianças, com possibilidade de acompanhamento pelos pais;

13 – MAIS CONFORTOConstruir 2 banheiros no Deck, para atender os usuários da Lanchonete;

14 – INCENTIVOContinuar investindo no Departamento Esportivo, mantendo as ações atuais e instituir categorias de base em Karatê, Voleibol e Basquetebol;

15 – PREVENÇÃO: Investir, sem medir esforços, no Sistema de Segurança e Combate a Incêndio, aprimorando os Brigadistas mensalmente para que todos os eventos sejam realizados com 100% de segurança e mantendo nosso Alvará sempre em dia com os órgãos públicos fiscalizadores;

16 – SEGURANÇA E MAIS ECONOMIAAmpliar a Academia, elevando o contrapiso para proteger equipamentos elétricos contra eventuais curto-circuitos em dias de fortes chuvas. Também, construir uma saída de emergência em caso de alagamento no setor;

17 – AÇÃO EM EQUIPETrabalhar em sintonia com a Diretoria Executiva; Conselho Deliberativo e Funcionários, para que possamos fazer o melhor para os associados, porque a Ferroviária é 100% de todos nós!

Agradecemos à dupla Alemão Valdir e Marcelo Demorô pela atenção à nossa reportagem e apresentamos nossos cumprimentos pela candidatura e votos de sucesso.

Marcos Ivan de Carvalho

Blog do Diretor

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro