ESPORTES: Estância Turística de Tremembé sedia final de arrancadas

CBA confirma escolha da cidade para encerrar o Campeonato Brasileiro da modalidade

A Comissão Nacional de Arrancada, um dos departamentos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) decidiu, no início desta semana, realizar a última etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade em Tremembé, Estância Turística localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, integrante da Região Turística da Fé.

O turismo, de modo geral, movimenta a economia das cidades nas quais é pensado e formatado dentro dos parâmetros técnicos e administrativos, considerando-se o melhor envolvimento da sociedade civil, neste caso representada pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

O Turismo Esportivo é, sem dúvida, um dos segmentos do trade cujos eventos acontecem durante o ano todo e movimentam a economia, gerando trabalho e renda, em muitos casos temporários, aumentando a demanda por meios de hospedagem e alimentação.

No Campeonato de Arrancada as equipes competidoras são exigidas quanto ao conhecimento técnico, domínio da mecânica e da aerodinâmica dos carros, análise de terreno e espaços. Com isso, a preparação das máquinas quase voadoras se torna mais adequada, promovendo espetáculos de muita adrenalina, tanto para os pilotos como para o público.

Setembro decisivo

Está agendado o período de 22 a 24 de setembro para a competição referente ao card final da edição 2023.

Os organizadores avaliam acontecer um público acima de 10 mil pessoas, superando os dados da edição do ano passado.

Toledo, município do Paraná, apesar de ter uma pista competitiva, também, ficou fora da escolha da CBA.

Com uma pista bastante adequada e suficiente para atender aos requisitos da prova de Arranada, o espaço Race Valley, em Tremembé, capacita à Estância colocar-se com a Capital da Arrancada no Vale do Paraíba.

Detalhando

Segundo informações da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas de Tremembé, “a pista tem extensão de aceleração de 1/8 de milha ou exatos 201 metros. A área de frenagem é de 350 metros e a altitude de 560 metros em relação ao nível do mar. É homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) - instituição que rege as competições da Fórmula 1. A Race Valley é uma das poucas pistas que recebe competições deste porte no estado”.

O release da mesma Assessoria explica sobre o Campeonato de Arrancada: “O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade”.

(Marcos Ivan de Carvalho, para o Canal39, com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Tremembé)

Comentários