AÇÃO: Setur-SP apoia protocolo "Não Se Cale", voltado ao combate à violência contra mulher

Iniciativa vai capacitar mais de 1,5 milhão de funcionários com atuação no trade

Fonte: Assessoria de Imprensa Setur-SP

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena, participou, nesta terça-feira (1º), no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de lançamento da Campanha São Paulo para Todas e do protocolo “Não Se Cale”. A Setur-SP é integrante de um Grupo de Trabalho (GT) do qual participam órgãos públicos e entidades que têm em comum o objetivo de criar uma política em defesa das mulheres em ambientes públicos.

A iniciativa vai capacitar mais de 1,5 milhão de funcionários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, casas noturnas e outros espaços em que as mulheres possam precisar de apoio contra assédio e violência. O GT vai realizar um esforço transversal para capacitar não apenas os colaboradores desses estabelecimentos, mas, também, agentes públicos, como policiais e profissionais da saúde.

Os estabelecimentos deverão prestar auxílios previstos no novo protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual. A solicitação de ajuda poderá ser feita verbalmente ou por meio de um gesto já usado mundialmente para simbolizar essa necessidade - e que passará a ser adotado em SP e divulgado amplamente. O sinal é feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho.

Em paralelo, foi criado o selo “Estabelecimento Amigo da Mulher”, que será exibido em empresas credenciadas por meio do protocolo. “Não podemos tolerar a violência e vamos combater o feminicídio em São Paulo. Temos lei para isso e vamos aplicá-la para ter agilidade não só em combater, mas, também, em evitar a violência contra a mulher”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.

“Foram quatro meses de reuniões e definição de estratégias até chegarmos na divulgação deste protocolo”, disse Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. “Depois de um trabalho de capacitação, os empreendimentos vão receber um selo que agrega valor e, com certeza, será um critério que será levado em conta pelos turistas para escolha de um destino”, afirmou o secretário Roberto de Lucena.

São Paulo Por Todas

Chamada “São Paulo Por Todas”, a campanha institucional lançada pelo Governo de São Paulo vai informar toda a população sobre o gesto de socorro, como identificá-lo e mobilizar os estabelecimentos para adoção do protocolo. Um dos principais elementos é a divulgação do sinal de ajuda, um gesto simples e inclusivo, que pode ser feito com apenas uma mão e de forma discreta. Ele envolve três passos: 1) palma da mão aberta e voltada para fora; 2) dobrar o polegar ao centro da palma; 3) fechar os outros dedos sobre o polegar, em referência a situações de ameaça ou coação. O sinal já é conhecido nas redes sociais e utilizado em mais de 40 países. Denominado Signal For Help (sinal de ajuda, em tradução livre do inglês), ele foi criado pela Canadian Women’s Foundation, ONG canadense de proteção a mulheres, em parceria com uma agência de publicidade de Toronto.

Trabalho conjunto

O Grupo de Trabalho Estabelecimento Amigo da Mulher reuniu representantes das secretarias estaduais da Casa Civil, Segurança Pública, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Turismo e Justiça e Cidadania, juntamente com o Procon, a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público. Participaram ainda do grupo a Univesp, Fundação Vanzolini, TV Cultura, Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Associação de Bares, Baladas, Restaurantes e Afins (Apressa), Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal), Federação dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Fetrhotel) e o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Motéis, Flats, Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Similares de São Paulo e Região (Sinthoresp).

Comentários