CANAS: Domingo da Festa Italiana tem celebração às 10h

Tradição e religiosidade marcam o último dia de XVII Festa Italiana

Após ter um sábado com excelente frequência de público e um pouco de chuva para apagar a poeira, a Festa Italiana de Canas, em sua 17ª edição, chega ao seu final neste domingo.

A agenda de eventos marca, já para as 10h, a celebração da Santa Missa, com o pároco de Nossa Senhora Auxiliadora. É costume, nesse momento, a utilização do idioma italiano em alguns momentos da celebração.

O almoço tem início às 12h, com a presença da Banda Via Roma para a música ao vivo e, ainda, as garotas do Grupo de Danças Di Veneto mostrando um repertório de coreografias baseadas no cancioneiro italiano.

Ricardo Bombarda chega, às 20h,  para preparar o "ciao amici", fechando a Festa Italiana de Canas.

O saxofonista Isaías Santana faz a paginação dos momentos de cada grupo com muito boa performance, tanto no palco como no chamado "forno". Essas duas últimas atrações também brilharam no sábado, ao lado da Via Roma, enquanto os turistas e locais se deliciavam com as diversas opções de gastronomia, conheciam - e adquiriam - os artesanatos do Box do Fundo Social e de Quel Crochê.

Destaque-se o bem planejado serviço de manutenção da limpeza tanto dos sanitários como de toda a área utilizada pelo público. A equipe de zeladoria se mantém sempre atenta, recolhendo os pratos, vasilhames utilizados e lhes dando destino adequado.

A segurança, importante item na organização de qualquer evento, mantém elevado padrão de procedimentos, tanto no tocante à observação do fluxo de pessoas como na orientação e monitoramento do estacionamento.

No geral, todos os boxes de gastronomia estiveram bem frequentados, observando-se filas de consumidores em alguns deles.

As massas produzidas ao estilo da culinária italiana são muito apreciadas, como é o caso das massas artesanais oferecidas no box da Famiglia Albarello, uma das mais frequentadas.

Doces caseiros, como a palha, o de leite com café, brigadeiro envolto em cápsula de chocolate, bombom de banana somam-se aos populares doces de abóbora, batata doce e cocadas; cajuzinhos e uma irresistível paçoca contendo mínimo teor de açúcar.

Para arrematar a sobremesa, fondue de morango da Famiglia Boldrini.

Melhor presente pessoal e para a família toda: domingar e saborear o último dia da 17ª Festa Italiana de Canas.

(Marcos Ivan)

 

 

Comentários