CRÉDITO: Roberto de Lucena acena com crédito de bilhões ao trade turístico

Desburocratização pretende atender projetos viabilizados junto à SETUR-SP

A reportagem da Revista39 Digital e do Canal39 participou, virtualmente, da coletiva de imprensa preparatória ao Expo Fórum Destinos São Paulo, organizada pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, sob a presidência de Toni Sando.

Na ocasião o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, referiu a finalização de ações para a abertura de uma cesta de oferta de crédito denominada Creditur, o maior programa de crédito turístico do Brasil com o aporte de R$ 4 bilhões, a serem disponibilizados à iniciativa privada e aos municípios, em condições diferenciadas das atuais existentes no mercado, reunindo cerca de 9 instituições de crédito.

O lançamento oficial dessa linha de crédito deverá ser anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas dentro dos próximos 30 dias.

Lucena salientou a importância de os setores do trade, interessados na obtenção de crédito por meio dessa nova opção, tenham seus projetos fundamentados objetivamente e validados pelos técnicos da Setur-SP e informou, também, sistemas de gestão financeira mais objetiva, com taxas de juros abaixo do mercado.

“O acesso ao crédito será desburocratizado, facilitado e nós estamos trazendo spreads, fintechs e uma série de atores que oferecerão esse crédito de maneira facilitada, desburocratizada e sob medida para cada demanda e cada instituição, município ou empresa e para cada produto”, explicou o secretário.

NOVOS DISTRITOS TURÍSTICOS

Durante a conversa com os jornalistas, o titular da pasta do Turismo e Viagens paginou sua fala com o destaque sobre as marcas turísticas paulistas, referindo-se especialmente à “Mantiqueira-Me”, atribuída à Serra da Mantiqueira e citou a instalação, brevemente, de mais dois Distritos Turísticos. Um deles na própria Mantiqueira, reunindo as Estâncias Turísticas de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. “Isso induzirá, certamente, investimentos privados para a região”, disse Lucena.

Continuando sua fala, o secretário citou projeto de requalificação turística da região, incluindo apoio para os eventos natalinos em Campos do Jordão e entorno. Com o aporte de recursos, essa ação deverá ser uma das alternativas nacionais.

“Estamos trabalhando no desenvolvimento do Distrito Turístico da Fé, que será em Guaratinguetá, chegando até Aparecida. Só em Aparecida, o estado recebe 12 milhões de turistas por ano, mas temos em toda aquela região o turismo religioso muito forte”, destacou, citando a Canção Nova (Cachoeira Paulista) e Guaratinguetá (Frei Galvão).

Roberto de Lucena ainda abordou a importância do aeroporto de Guaratinguetá e as tratativas com a Azul Conecta, no intuito de estabelecimento de voos comerciais regulares.

O Expo Fórum Destinos São Paulo acontece no Sheraton Hotel, em São Paulo, no dia 20 de julho.

__________________________

Marcos Ivan de Carvalho, ME91.207/SP, jornalista independente especializado em turismo.

Comentários