TURISMO: Tatuí reinaugura Praça da Santa com recursos do DADETUR

Município de Interesse Turístico obtém repasse de quase R$ 900 mil para revitalizar patrimônio cultural e cultural

Fotos: Divulgação SETUR-SP

O governo do Estado de SP, por meio de sua Secretaria de Turismo, continua promovendo o fomento e divulgação do turismo junto às Estâncias e aos MITs.

Os projetos bem formatados e fundamentados são avaliados por equipes técnicas as quais, com seu aval, orientam para a liberação de recursos do DADETUR - Departamento de Apoio o Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), órgão daquela Secretaria.

No mês de dezembro, a chamada "Capital Nacional da Música, Tatuí, que também é Município de Interesse Turístico, realizou a inauguração das obras de revitalização da Praça Martinho Guedes, popularmente conhecida como Praça da Santa. Todo o projeto foi acompanhado de perto pelo COMTUR tatuiense, inclusive quando das reuniões para discussão e aprovação e, também, por ocasião de audiência pública.

Distante 141km da Capital, Tatuí tem, na Praça da Santa, um de seus importantes pontos de atrativo turístico e cultural. Por isso, o primeiro repasse de recursos oriundos do DADETUR foi investido na revitalização do logradouro. Ao todo, foram R$ 853,1 mil.

O principal critério para o DADETUR liberar recursos é, sem dúvida, projeto bem instruído, com planejamento e cronograma adequado ao montante da obra a ser realizada.

Vale a pena lembrar que, ao retorno dos parlamentares da Assembleia Legislativa, muitos outros Planos Diretores de Turismo (PDTs) deverão ser desarquivados e/ou apresentados à mesa da Casa Legislativa, no intuito de se proporcionar, aos municípios candidatos, a possibilidade de classificação como MIT - Município de Interesse Turístico. Os PDTs que precisam ser desarquivados são os que não tiveram nenhum tipo de despacho ou avaliação por parte do GMIT. Com o término da legislatura anterior, por força de Regimento Interno da ALESP, foram todos arquivados.

O GMIT - formado por especialistas da SETUR-SP deve continuar nos procedimentos dos critérios para ranqueamento dos atuais MITs, enquanto não é feita nova nomeação para terem, legalmente, condições de acessar e analisar os PDTs já protocolados na Secretaria de Turismo de SP.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTB 36001, Canal39)

 

Comentários