SALÃO SÃO PAULO: RT da Fé representa 11 destinos do turismo religioso

Divulgação integrada pode contribuir para o fortalecimento do trade

Concentrando esforços de profissionais e autoridades do turismo das onze cidades componentes do mix consolidado como RT da Fé – Região Turística da Fé, um estande do Salão São Paulo recebeu a visita de público, como em todos os outros pontos do evento.

Naturalmente, nestes tempos de recomposição mais aprimorada das ofertas, destinadas a atender à demanda reprimida por conta de dois anos de restrições sanitárias, acontece o aumento de interesse por parte dos organizadores de roteiros, agentes de viagens, Guias de Turismo, etc.

Com a alavanca forte da religiosidade e da fé em Nossa Senhora Aparecida (cidade representada pela secretária de Turismo Zenilda Cunha e assessores (foto ao lado), os organizadores também somaram a possibilidade de visitação a outros santuários da RTdaFé: Frei Galvão, em Guaratinguetá; São Miguel Arcanjo, em Piquete; Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista.

Lorena tem a Basílica Menor de São Benedito (santuário agregado à Basílica de São Pedro (Roma), onde há, sob o altar mor, o túmulo do Conde Moreira Lima e sua esposa. Visitar esse templo é poder apreciar muito da arquitetura restaurada e saber detalhes inusitados sobre as imagens de São Benedito ali existentes.

O Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira, promoveu divulgação de seu contexto religioso (destacando-se uma réplica do Santo Sudário) e nossa reportagem obteve informação de o local também já estar apto para receber até 50 hóspedes em suas dependências, passando a atuar como meio de hospedagem em turismo.

A Estância de Cunha também levou material sobre seu diversificado elenco de opções para turistar pelas bandas da Bocaina: Festa do Divino; festivais de música e gastronomia; bons meios de hospedagem; passeios incríveis pelos campos de lavanda, Pedra da Macela; visita a ateliês de Cerâmica (a cidade é Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura).

Durante o Salão São Paulo de Turismo, no estande da RTdaFé, foi divulgado o livro organizado por Laurentino Gonçalves Dias Jr, com a colaboração do Padre Fábio Nogueira de Sá, contendo material alusivo à história da Festa do Divino.

As cidades componentes da Região Turística da Fé são: Aparecida, Guaratinguetá, Cunha, Cachoeira Paulista, Lorena, Lagoinha, Roseira, Piquete, Canas, Tremembé e Potim.

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger / Canal39)

Comentários