EVENTO: Salão São Paulo de Turismo mostra a importância da divulgação organizada

Destinos participantes comprovam valor das parcerias e receptivo consciente

O trade turístico teve marcante momento, nestes tempos de retomada e reposicionamentos pós pandemia, com a realização do 19º Salão São Paulo de Turismo, desenvolvido presencialmente nos dias 03 e 04 de agosto, com a participação de mais de uma centena de municípios das diversas regiões turísticas paulistas.

Autêntica, e com a vantagem de maior proximidade com o público visitante e a imprensa especializada, a vitrine do Salão São Paulo de Turismo proporcionou aos expositores a oportunidade de divulgarem sua cultura, tradição, atrativos naturais e formatados.

Em sua maior parte, a divulgação aconteceu por meio do recurso “degustação”, envolvendo todos os sentidos do gosto, tato, visão, audição e olfato...

Sim, os cinco sentidos humanos foram exercitados o tempo todo. Além de atiçar a imaginação, provocando a vontade de saber mais sobre cada item de gastronomia ou atrativo natural ou, ainda, alguma atração formatada.

A destreza do artesão, promovendo seu trabalho em digigrafia; o sabor do café da roça; o aroma do torresminho de tilápia; a audiência durante os fóruns e congressos; a sensação plena de ter, nas mãos, o morango de verdade; o tijolo baiano comestível; os crochês; trançados; peças decorativas em PET...

A cerimônia de abertura do evento contou com as seguinte presenças: secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz; Murilo Pinheiro, presidente da AMITESP, sendo presidida por Jarbas Favoretto, da AMITUR.

Em todos os momentos dos dois dias de evento foi-nos possível observar a intensa motivação dos mais de cem municípios expositores, todos com o intuito de “levar” turistas para visita-los.

O turismo gera empregos, movimenta a economia, promove o bom conhecimento sobre tradições, recursos naturais, incentiva a repensar sobre meios de hospedagem e alimentação, destaca a necessidade de organização, divulgação, capacitação.

Significativa presença dos roteiros do Turismo Religioso e do Turismo Rural foram destaque, também, em diversos estandes.

ACIMA: 01) Palestra de Vanilson Flickert; 02) Mateus e Marcos, secretário e diretor de Cultura e Turismo da Estância de Cunha; 03) Alguns alimentos expostos por participantes do SSPT; 04) Praça do Artesão; 05) Usando óculos; Cal Ribeiro, prefeito de Viradouro;  a Rainha do Rodeio de Barretos; Sérgio Rondini, Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo de Barretos; Duduzinho; Jackeline Mesquita, RT Águas Sertanejas.

Elemento responsável pela maior pontuação nos itens de avaliação de desempenho dos Municípios de Interesse Turístico, o COMTUR de cada cidade participante sempre esteve em destaque, citado por autoridades e expositores. Exemplo a ser seguido.

Na série de matérias a serem apresentadas em nosso portal de notícias especializado em Turismo e Cultura vamos contar, por exemplo, sobre a Festa do Cururuquara; a gastronomia do Pantanal Paulista; o Carnaval de Rua de Torrinha; a arte da cachaçaria e muito mais.

O 19º Salão São Paulo de Turismo é resultado da parceria AMITESP (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; AMITUR (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico); GESTOUR BRASIL; GUIA COMERCIAL E TURÍSTICO; E VISITE SÃO PAULO.

Quando há planejamento, envolvimento e comprometimento, acontecem os bons resultados.

Assim é possível resumir o quanto valeu o evento para os integrantes do trade.

O Canal39 cumprimenta aos organizadores, municípios e instituições participantes pela valiosa contribuição no fomento ao Turismo.

(Texto: Marcos Ivan / fotos: Edna Maischberger)

 

 

 

 

Comentários