FESTA: Gastronomia e música boa movimentam Canas no final de julho

XVI Festa Italiana retorna com força total e resgata tradição

A tradicional Festa da Colônia Italiana de Canas, SP, teve sua edição de número dezesseis iniciada na quinta-feira à noite, com um belíssimo show do cantor Renato Gambiani e a participação, no chamado “forno da festa”, do saxofonista Isaías Santana.

Os boxes da festa, cada um com a representação de um sobrenome italiano, estiveram bastante movimentados, com algum tipo de prato à moda da Itália.

Destacamos as massas e os pães italianos, com recheio de creme quatro queijos, do box da Famiglia Albarello, presente em todas as edições da Festa Italiana de Canas.

Agnolote verde(massa com ricota, passas e nozes) ou em tom de beterraba (recheada com alcachofra, gorgonzola e requeijão); conchiglione quatro queijos; rondele com frango e requeijão), podem (e devem...) ser saboreados com salsa (molho) bianca, al sugo ou bolognesa.

A trilha sonora para o evento de sexta-feira ficou sob a responsabilidade da competente Banda Felice Itália, com um show especial dos "Três Tenores" e o público pode viajar pelo repertório das tradições tarantellas, curtir um pouco da música romântica italiana e as românticas inesquecíveis dos anos 60e 70.

A abertura dos shows de sexta-feira ficou a cargo do Grupo de Danças Di Veneto, convidado para abrir todas as apresentações de shows da XVI Festa Italiana de Canas. O mesmo acontece com o saxofonista Isaías Santana, o qual aquece os corações e as conversas no ambiente do forno. Aliás, esse ambiente remete muito às cantinas d'Itália.

Outro cantinho interessante, e saboroso, para ser visitado é o box da paleteria Ki-Gostoso, com sorvetes artesanais feitos com frutas, mesmo, e servindo um bom café coado na hora.

Para hoje, sábado, a grade de shows traz elencados: Isaías Santana, no ambiente do forno; Grupo Di Veneto, no palco, antecedendo-se à apresentação do quarteto Via Roma.

À noite a abertura se repete com o grupo de danças e o saxofonista. Em seguida, Banda Via Roma, com seus maravilhosos músicos e intérpretes fazendo mais um passeio pela incomparável música italiana de todos os tempos.

XVI Festa Italiana de Canas, até domingo, no Espaço Cultural Cerâmica, em Canas SP.

Texto e fotos: Marcos Ivan, Canal39.

A reportagem do Canal39 tem o apoio logístico do Ibis Hotel Lorena e Famiglia Albarello.

 

Comentários