PEREGRINAÇÃO: Governo paulista investe em melhorias para a Rota da Luz

Segurança e mais conforto são itens elencados como prioritários

Projeto em desenvolvimento pela SETUR-SP, Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, foca esforços no sentido de proporcionar melhorias aos peregrinos usuários da Rota da Luz, caminho planejado para viagens à pé, principalmente, entre o ponto inicial Mogi das Cruzes e a Estância Turística e religiosa de Aparecida.

Sabidamente esse caminho promove a interação do peregrino com a diversidade de paisagens ao longo dos trechos e, por consequência, contribui para com a economia e a produção regional.

Meios de hospedagem, gastronomia regional e até mesmo a produção de diversos setores são envolvidos e procurados pelos caminheiros, inclusive em termos de se adquirir lembranças produzidas artesanalmente.

A Rota da Luz receberá reforço em sua sinalização, no ponto inicial e um painel mostrando o mapa do caminho a ser percorrido, contendo QRCode com informações a respeito dos recursos para hospedagem, dentre outras.

Locais para descanso e mais emissão de passaportes, os quais são carimbados em cinco pontos de passagem, são outras melhorias.

Um grande número de empreendimentos surgiu desde a inauguração da Rota da Luz, a qual soma 50 pontos de apoio contidos no trajeto envolvendo nove municípios: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibunda, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida, ponto final da peregrinação.

Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida. “As melhorias trarão ainda mais valorização dos destinos, fomento à cultura e às tradições locais”, diz Ubirajara Nunes, presidente da Associação dos Amigos da Rota da Luz.

A prática de peregrinações a centros da religiosidade, no Brasil, tem conquistado – cada vez mais – o interesse de pessoas de diversas idades de classes sociais, principalmente as caminhadas em família ou grupos de amigos.

Apesar de reunir, ou concentrar, grupos de peregrinação, a Rota da Luz é um caminho autoguiado, ou seja, caso desejar, o caminheiro o cobre em viagem solo, por conta da boa sinalização, a ser melhorada por meio desse projeto da SETUR-SP.

Dados de pesquisas realizadas pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, as ações de peregrinações em turismo religioso movimentam cerca de R$ 6 bi por ano.

A Rota da Luz é um ícone do turismo religioso e tem potencial enorme para atrair visitantes do Brasil e do exterior. Mais estruturada, favorece o turismo e o desenvolvimento local”, diz Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

(Marcos Ivan, com informes da SETUR-SP)

Comentários