EVOLUÇÃO: Brasileiros redescobrem o país e turismo interno se fortalece

Ministro Carlos Brito destaca resultados em evento na Câmara dos Deputados

A partir do momento no qual os brasileiros redescobrem o Brasil, em turismo, dá-se – consequentemente – o reposicionamento econômico do trade, comparando-se aos resultados dos últimos anos.

Participando de reunião com a Câmara dos Deputados, o ministro Carlos Brito, do Turismo, mostrou uma face positiva das ações pelo fomento do turismo. “Mesmo em meio à pandemia, com fechamento de fronteiras entre os países e a adoção de medidas sanitárias protetivas, muitos brasileiros que antes viajavam para o exterior tiveram oportunidade de descobrir ou redescobrir o nosso país, que é lindo por natureza”, disse Brito.

Dados referentes ao ano de 2019 mostram a movimentação de turistas na casa de 21 milhões de viagens, bem acima do ocorrido nos tempos de pandemia. Em 2021 os registros apontavam somente 12 milhões de viagens.

Durante sua participação no encontro com os membros do Legislativo, Carlos Brito acentuou os cuidados da pasta, e do governo federal, para ações em infraestrutura, qualificação, promoção e investimento.

Segundo o titular da Pasta, esses pontos são estratégicos na superação das dificuldades atuais, no Brasil. Especificamente apontou os eventos dos municípios mineiros de Brumadinho e Mariana; o vazamento de óleo no Nordeste; os reflexos da guerra Rússia x Ucrânia, além dos impactos da pandemia de Covid-19.

“Se tem algo que podemos tirar da pandemia, é que o brasileiro conheceu o Brasil”, disse deputado Rodrigo Coelho (PODE-SC), que presidiu a reunião, concordando com a afirmação de Brito.

Em seu relatório, durante o evento, foram apresentados destaques para mais de 2.935 obras, para melhorar a infraestrutura em turismo, totalizando valores acima de R$ 1 bilhão, gerando quase 43 mil postos de trabalho. Além disso, citou a retomada dos eventos consagrados, como as festas juninas do Nordeste.

Brito acenou, também, com ações a partir do segundo semestre deste ano, especialmente nos setores de gastronomia e turismo rural, além da sequência de entrega de obras e realização de eventos de porte.

“Em relação ao que vem pela frente, um dos eixos de atuação é justamente o turismo gastronômico, por meio do programa nacional de turismo, que lançamos recentemente. Esse segmento é o terceiro principal indutor de viagens em todo mundo”, finalizou.

(Marcos Ivan de Carvalho, ME91207/SP, com informes da Agência Câmara de Notícias)

 

Comentários