RELIGIÃO: Pescadores de Tremembé mantêm tradição da Romaria Fluvial (contém vídeo)

Edição 33 do evento ocorreu no primeiro domingo de julho

Tradição desde 1989, a romaria fluvial organizada pela Colônia de Pescadores Profissionais Emílio Varolli aconteceu, em 2022, do primeiro domingo de julho.

Partindo de Tremembé, do bairro Padre Eterno, o cortejo sobre as águas percorreu o trecho do Rio Paraíba do Sul até o Bar do Peixe, em Aparecida.

Aconteceu uma parada no Bosque da Princesa, em Pindamonhangaba e a costumeira parada no Porto Mantiqueira, em Moreira César, praticamente não aconteceu, talvez por conta do adiantado da hora.

Reunindo diversos tipos de embarcações, a romaria já há bom tempo é atração para fiéis católicos e público em geral, os quais se posicionam, por exemplo, na ponte sobre o Rio Paraíba, na estrada para a Sapucaia, próximo ao Porto Mantiqueira.

Nessa retomada de quase normalidade, notou-se menor número de participantes na edição de nº 33 do evento.

Barcos andores, transportando as imagens de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Padroeira do Brasil), São Pedro (Padroeiro dos Pescadores), Senhor Bom Jesus (Padroeiro de Tremembé) e Santa Teresinha (Padroeira das Missões e Doutora da Igreja) foram seguidos pelos demais participantes.

Comprovadamente, o Rio Paraíba do Sul tem condições de boa navegabilidade, mesmo em tempos de estiagem, quando normalmente é mais baixo o nível das águas.

A reportagem do Canal39 registrou a passagem das embarcações por Moreira César e nós mostramos alguns momentos na galeria de fotos e no vídeo ao final deste texto.

 

GALERIA DE FOTOS 01

GALERIA DE FOTOS 02

 

Comentários