TÍTULO: Cunha a poucos passos de vir a ser a Capital Nacional da Cerâmica de Altas Temperaturas

Com aval favorável da relatora, Plenário do Senado aprova o PLC 65/2018 e município aguarda sanção do governo.

Estância Climática localizada no chamado Alto Paraíba e integrante da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Cunha (SP) é famosa por muitos motivos: o receptivo sempre carinhoso de seus moradores, os espaços para visitação sempre bem organizados, como a Casa dos Artesãos, a cultura musical evidente, com a realização de inúmeros festivais.

A gastronomia, com destaque para o pinhão, a truta, o cordeiro serrano e outros pratos típicos também movimentam a economia, por atraírem turistas, o ano todo.

Dispondo de vários meios de hospedagem, destacadamente pousadas, e atrativos naturais, Cunha é considerada, também, a Capital Nacional do Fusca, um dos mais queridos carros da Volkswagen.

Um verdadeiro carro chefe do turismo é, sem dúvida, o elenco de cerâmicas produtoras de artefatos sob alta temperatura, promovendo um dos eventos mais concorridos: a festa da abertura de fornos. Em todas as vezes, o turismo gera receita aos produtores.

TÍTULO NACIONAL

No último dia 27 de abril foi aprovado o Projeto de Lei da Câmara, de número 65/2018, proposto pela deputada Pollyana Gama (Cidadania/SP), por meio do qual o município de Cunha passa a ser, oficialmente, a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura.

A relatora do projeto foi a senadora Eliziane Gama, a qual destaca a importância da cerâmica para a economia do município. "A produção ceramista é parte indissociável da vida do município de Cunha, estando presente na região desde os tempos da ocupação pelos índios tamoios, tendo passado também pela atividade das 'paneleiras', que produziam utensílios com técnica rudimentar, queimadas em 'forno de barranco'", relata a senadora em seu parecer.

O processo segue, agora, para sanção do presidente da República.

Da redação do Canal39, com informes da Agência Senado.

Comentários