CERTIFICAÇÃO: Setur SP e Sebrae apresentam Seminário de Sensibilização do Programa SP EcoAventura

Encontro no Intercity Pátio Pinda teve cerca de 100 inscritos



ATENÇÃO: 

A reportagem do Canal39, único veículo especializado em Turismo e Cultura, com sede em Pindamonhangaba, assistiu ao Seminário de Sensibilização -  Polo 5, do Programa SP EcoAventura, desenvolvido pela SETUR SP em parceria com SEBRAE.

Ariane Canellas, gerente regional do escritório Sebrae em Guaratinguetá, abriu o evento com sua saudação a todos e destacou os objetivos do seminário: a gestão de segurança e qualidade em serviços prestados com Turismo de Aventura.

Segundo Canellas, “o programa vai beneficiar 120 empresas, ao final. Porém, aqui do nosso polo são quinze empresas atuantes e preparadas para voar baixo aí no mercado”.

Apresentado por Leonardo Persi, do Sebrae; Massimo Desiati (empreendedor em Turismo de Aventura e proprietário da Quatro Elementos Expedições) e Rodrigo Ramos, Coordenador de Turismo da SETUR SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), o Seminário de Sensibilização do Polo 5 do Programa SP EcoAventura trouxe, aos envolvidos, os objetivos do programa: fortalecer a cultura da qualidade, da gestão de segurança e da competitividade das empresas e destinos com vocação para o Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Com a participação de representantes de mais de duzentos municípios, quinhentos empreendedores e gestores sensibilizados, o foco é definir pela melhoria no ambiente de negócios e desenvolvimento sustentável de empresas e destinos, o programa pretende viabilizar a certificação em gestão da segurança em turismo de aventura, segundo as normas internacionais, por meio da ABNT_NBR ISO.

Ao final do cronograma de ações deverão estar certificadas 150 dessas empresas participantes dos seminários iniciais. Isso por conta de precisarem cumprir todos os requisitos do programa o qual fornecerá orientações sobre Sistema de Gestão de Segurança; importância de uma segurança jurídica; educação financeira; atendimento de emergência, dentre outros itens.

Uma apresentação em vídeo mostra: quase metade dos acidentes em Eco Turismo e Turismo de Aventura acontece por falta de capacitação do responsável pelo serviço oferecido. Detalhe: cerca de 75% dos casos tem origem na ausência dos equipamentos de proteção disponíveis no mercado.

Os empreendedores precisam distinguir entre matéria prima e produto turístico; rusticidade e precariedade; custo e investimento. Os produtos turísticos precisam ser formatados, sinalizados, com infraestrutura de atendimento e divulgados.

O empreendedor não pode considerar despesas (custo) com investimento (maneira de fazer seu serviço efetivamente aparecer bem referido e conceituado.

Em outro momento das apresentações, quando do esclarecimento de dúvidas, os apresentadores foram bastante consistentes na assertiva de os empreendedores terem posicionamento organizado, definido, fazendo valer os seus Conselhos de Turismo e o indispensável cumprimento das leis, para as conquistas não se perderem por conta da mudança da gestão municipal. “Se não tiver a aprovação do COMTUR, não sobe, não progride”, destacou Rodrigo Ramos.

Os apresentadores, em suas falas, deixaram explícita a situação sobre o não cumprimento de leis implicar em conivência, aprovação às irregularidades e corresponsabilidade.

O Programa SP EcoAventura tem previsão de investimento, nas ações de sensibilização, capacitação e preparação para a certificação de 150 empresas, na casa do R$ 5 milhões.

“O investimento é grande e nós precisamos do retorno, o comprometimento de todos os selecionados. Não devem ficar apenas com a certificação, mas compartilhar a capacitação com seus contratados é muito importante, para os objetivos do Programa”, disse O Coordenador de Turismo Rodrigo Ramos.

Participaram do encontro, realizado no auditório do Intercity Hotel Pátio Pinda, secretários e demais cargos diretivos de Turismo de diversas cidades contidas no Polo 5 do EcoAventura; empreendedores do trade; conselheiros de Turismo; convidados.

A coordenadoria de Turismo da Setur SP e o parceiro Sebrae escolheram Pindamonhangaba para sede desse evento pela sua localização estratégica, praticamente no meio da linha que une as cidades envolvidas no Polo 5.

A reportagem do Canal39 agradece a colaboração de Bruno Vita, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

E-BOOK:

Durante o evento foi realizada uma apresentação, em vídeo, das ações desenvolvidas pela Ong Férias Vivas. O conteúdo de um e-book gratuito é excelente ferramenta de orientação a todos os empreendedores e usuários dos serviços de turismo de aventura.

Vale a pena dedicar atenção à avaliação de mais de quarenta casos reais de acidentes em Eco Turismo ou Turismo de Aventura e em outros espaços de lazer, como piscinas.

PEGUE AQUI O SEU EXEMPLAR

...............

Texto/fotos: Marcos Ivan, jornalista independente ME91.207/SP

Fotos: Edna Maischberger ME923677/SP

 

Comentários