EVENTO: Cristina Lira promove o 6º Encontro dos Profissionais do Turismo em Aparecida - contém áudio

Duas palestras e jantar de confraternização marcam noite de 06 de dezembro no Peregrinos Hotel



Jornalista profissional, especializada em Turismo & Negócios, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de divulgação e promoção dos atrativos e meios de hospedagem de diversas cidades, assessora de imprensa de importantes estabelecimentos do trade e integrante da ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagem, Cristina Lira promoveu a edição de número seis do seu Encontro dos Profissionais do Turismo em Aparecida.

O local do encontro foi o salão do restaurante do Peregrinos Hotel, na Estância de Aparecida (SP).

Na abertura do evento, Cristina Lira falou da importância da troca de conhecimentos e sobre a possibilidade de se realizarem negócios durante a ocorrência de encontros entre profissionais, agradeceu a presença dos convidados, inclusive do secretário de Turismo de Aparecida, João Gilberto de Oliveira; Zenilda Cunha, diretora de Cultura de Aparecida; empreendedores do trade e jornalistas especializados.

Carlos Henrique Dezen, proprietário da operadora de Turismo Senator, discorreu sobre a importância de se buscar superar as dificuldades advindas da pandemia, mostrou um apanhado atualizado dos números referentes à movimentação em Turismo Religioso em diversas ocasiões, destacando serem, esses dados, comprovação inequívoca de o Turismo ser a grande alavanca criadora de emprego e geradora de rendas.

Dezen passeou pelas possibilidades a serem entendidas e aproveitadas, conduziu o raciocínio para a introdução do modal aéreo regional, uma opção a ser bem comercializada para viabilizar o maior e mais constante fluxo de turistas à região, considerando-se Aparecida como destino final, mas, entretanto, abrindo o leque para outros municípios serem destinos também importantes, ampliando o tíquete médio.

Com a utilização de voos fretados especificamente para turistar religiosamente em Aparecida, os peregrinos desembarcam em São José dos Campos e se transferem, por rodovia, ao destino.

Por sua vez, Jarbas Favoretto – presidente da AMITUR e um dos especialistas designados para analisar projetos envolvendo pleitos de cidades à classificação como Estâncias ou MITs – Municípios de Interesse Turístico, desenhou um panorama sobre a ação dos empresários como decisiva para a evolução do trade.

Segundo Favoretto, não há a possibilidade de se depender, única e exclusivamente, de ações governamentais, mas, sim, o start de tudo quanto se deseja realizar é imprescindível ser gesto da sociedade civil.

Discorrendo sobre a sua atuação enquanto agente de viagens, explicou o foco adotado para o interior do Estado, vindo a desenvolver grande conhecimento das ofertas de atrativos acessíveis a uma classe de público exigente e com orçamento mais singelo, comparando-se aos turistas internacionais.

Conselheiro do CONTURESP – Conselho de Turismo do Estado de São Paulo, Jarbas Favoretto fez uma fala importante, destacando como deve ser planejada a aplicação de verbas repassadas para os municípios. “Não é o prefeito quem vai dizer onde vai usar a verba. É o Conselho Municipal de Turismo”, frisou.

Segundo o palestrante, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de uma cidade, por estabelecimento legal, precisa ser composto por dois terços de conselheiros representando a iniciativa privada e um terço por indicação do prefeito. “Vocês, conselheiros, decidem onde aplicar a verba... Quem confere as atas, os registros de tudo quanto for feito é esse vos fala”, explicou, complementando.

Pela Lei 1261/2015, elaborada com a participação efetiva de Jarbas Favoretto, não mais acontecem as indicações políticas para a classificação de municípios, habilitando-os a receber repasses financeiros. A esse respeito, Favoretto comentou: “Tiramos o poder de o deputado estadual indicar, diretamente, ao governador, um município seu “afilhado””.

A classificação como Município de Interesse Turístico passa, hoje, por um fluxograma o qual envolve a elaboração do Plano Diretor de Turismo, com participação dos conselheiros de Turismo. Esse PDT precisa passar por discussão e aprovação pelo COMTUR; discussão em audiências públicas antes de ser enviado, pela prefeitura, para apreciação da Câmara de Vereadores.

“Esse processo todo é encaminhado, pelo prefeito, ao deputado escolhido para este protocolar junto à Assembleia Legislativa. Daí, depois de discutido e analisado pelas Comissões Permanentes, é enviado à Casa Civil, seguindo para a Secretaria Estadual de Turismo e daí para o Grupo de Análises Técnicas”, ilustrou Favoretto sobre a sequência de procedimentos.

Ao encerrar sua fala, Favoretto deixou uma espécie de “receita de ficar em paz”: “Em turismo nós precisamos ter jogo de cintura. Precisamos suportar as pressões. É muito importante cada um que vive do turismo, direta ou indiretamente, saber que o pouco realizado individualmente é muito, em coletividade. O que foi feito hoje, em Aparecida, no âmbito do poder dos conselheiros, será possível obter bons resultados. Como sempre digo: o nosso travesseiro é o que conta...”.

Após o evento, foi servido um jantar aos participantes e a reportagem do Canal39 conversou rapidamente com Jarbas Favoretto. Ouça o Papo39, clicando no player do topo da matéria.

VEJA ALGUMAS FOTOS CLICANDO AQUI

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista independente especializado em Turismo.

 

 

 

Comentários