RELIGIÃO: Lagoinha tem missa pela Rota “Do Mar a Maria, uma só Fé”

Evento marca lançamento oficial do caminho de peregrinação

Conforme noticiado em setembro, durante a Semana39, comemorativa à Semana Mundial do Turismo, o Mestre de Cultura Popular Amarildo Pereira Marcos consolidou a denominação do caminho de peregrinação entre Ubatuba e Aparecida, passando por Catuçaba e outras localidades.

Segundo Marcos, o caminho já existia e precisava ser valorizado, inclusive, como recurso para a movimentação do turismo na região por onde a Rota passa.

Objetivos Específicos:

No arrazoado apresentado para o lançamento da Rota, objetiva-se “promover a integração dos municípios de Lagoinha, Ubatuba, Catuçaba (Distrito de São Luiz do Paraitinga), Bairro do Bonfim e Aparecida através da devoção a Nossa Senhora Aparecida, possibilitando o desenvolvimento: cultural, religioso, histórico, econômico, o fortalecimento, a sensibilidade, da Fé e a criatividade humana por meio do contato com a linguagem Religiosa e Devocionário típica da Região na qual em que vivemos. É certo que a Fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida fazem parte do dia-dia do nosso povo católico, independentemente de sua classe socioeconômica. Hoje, até na escola, não se pode pensar na educação com simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Nessa visão há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito por meio de incentivo à criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em diversos lugares que certamente podem ser aproveitadas ao contexto regional com a realização da presente proposta. É de amplo conhecimento que a Fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, possibilita o trabalho das emoções, a sociabilidade entre as pessoas que compartilham da mesma crença, embora esse projeto possa atingir também pessoas de outras crenças que venham a fazer a caminhada com um viés diferente da religião. Por isso há possibilidade de proporcionar a vivência de uma pessoa com outros contextos socioculturais. Assim estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver o turismo na nossa região e descobrir, as belezas naturais que o percurso dessa rota oferece. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática de irmos à busca de Nossa Senhora Aparecida, torna as pessoas integradas, motivadas e responsáveis dentro ou fora da sua casa. Com tudo isso, por meio do projeto “Do Mar À Maria Uma Só Fé” se espera que o amor e o apreço por Nossa Senhora Aparecida, irradiem dentro das nossas casas, nossa comunidade e do nosso coração.

A rota está situada em uma região onde ocorre um grande fluxo de romeiros: Ubatuba, por suas praias, é ponto de partida de centenas de romeiros, todos os anos, com destino a Aparecida; Catuçaba, Distrito de São Luiz do Paraitinga - cidade histórica de tantas tradições; Lagoinha, cidade com maior número de católicos do Estado de São Paulo, (95,06%, segundo o IBGE) terra onde Padre Osmar Barbosa viveu, durante 40 anos, evangelizando e pregando a devoção a Nossa Senhora Aparecida; Bairro do Bonfim, uma comunidade acolhedora e hospitaleira e Aparecida colo Materno de Maria. Temos certeza com a presente proposta, nossa região estará se fortalecendo ainda mais nos mais diversos aspectos da cultura religiosa do interior de São Paulo”.

(Material extraído da monografia para apresentação do projeto)

A oficialização da Rota “Do Mar a Maria, uma só Fé” acontece neste sábado, 04 de dezembro, como a reza da Novena de Nossa Senhora da Conceição, seguida de uma santa missa, na Igreja Matriz de Lagoinha.

Comentários