GESTÃO: Parceria viabiliza lançamento de Crédito Turístico para o Vale do Paraíba

Municípios e iniciativa privada podem contratar empréstimos para alavancar o turismo

Em ação a qual contou com a visão administrativa do secretário de Desenvolvimento Econômico de Guaratinguetá, Rodrigo Muassab, cujas ações ganharam o aval do prefeito Marcus Soliva, aconteceu, na Estância Turística de Guaratinguetá, o Seminário de Crédito Turístico para o Vale do Paraíba.

Especialistas em gerenciamento e concessão de crédito dos programas Invest SP, Desenvolve SP e dos bancos do Brasil e Caixa Federal apresentaram as bases para obtenção de crédito para investimento em melhorias focadas no fomento do turismo, por parte das administrações municipais ou, ainda, da iniciativa privada.

Além dos representantes dos parceiros do setor financeiro, o Seminário recebeu a visita do Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo do Estado de SP, Guilherme Miranda, representando Vinícius Lummertz, titular da pasta. “O Turismo, mais que um segmento, é uma dimensão econômica que congrega mais 52 outros segmentos” disse Miranda em um trecho de sua fala.

Destacando a importância de obras levadas a efeito com verbas como as do DADETUR (referindo-se, inclusive, ao próprio Espaço Multiúso, local onde acontecia o evento, a autoridade comentou que o Brasil também tem evoluido nos investimentos para fomento do trade turístico, promovendo geração de emprego e renda, de ativos para a sociedade e bem estar, de maneira extremamente positiva.

Referindo ser, o turismo no Brasil, responsável por 8% do PIB, no Estado de São Paulo esse destaque chega a 10%, representando 1/3 do PIB Nacional. “São Paulo é um país e, nessa lógica, o Vale do Paraíba é um grande Estado desse país que é São Paulo. São Paulo tem de tudo, para todos”, pontuou ainda Miranda, elogiando a agilidade na organização do evento e a adesão dos parceiros como Sebrae, Codivap, instituições financeiras, Desenvolve SP, Invest SP e SP pra Todos, além da Prefeitura de Guaratinguetá, sede dessa primeira ação do Crédito Turístico para o Vale do Paraíba.

Os organismos parceiros tiveram a oportunidade de manifestar sua adesão e dirigir o foco para o Turismo, disponibilizando-se em atender à demanda que se manifestar.

Marcus Soliva, prefeito anfitrião, também disse de sua satisfação em assumir a realização do Seminário, cumprimentou a todos os parceiros e público presente, citando ações focadas no turismo para o crescimento não só do município mas, também, das cidades do entorno e do Vale do Paraíba, num todo. Informou estarem em bom andamento, em fase adiantada, as tratativas para a privatização do aeroporto Edu Chaves (que atende a Escola de Especialistas de Aeronáutica), inicialmente com atendimento a vôos de aeronaves com até nove lugares.

No período da tarde os especialistas das instituições financeiras atenderam aos empresários interessados nas linhas de crédito disponibilizadas. Segundo estes técnicos, basicamente há a necessidade de se apresentar um projeto consistente e justificado, possuir o Certificado Digital e estar quites com as responsabilidades fiscais.

Para os municípios, a concessão de crédito também demanda projetos estudados e definidos, adequação das finanças à Lei de Responsabilidade Fiscal, uma autorização do Legislativo para contratação do empréstimo, o qual é concedido com taxas bastante diferenciadas do mercado financeiro, a partir de 0,98%, em alguns casos, levando-se em conta valores e prazos.

Participaram, com destaque, além dos já citados: vice-presidente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Clodomiro Junior; Gerente do SEBRAE Guaratinguetá, Ariane Canelas; Diretor Executivo do CODIVAP, Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Augusto Pereira; Superintendente da Desenvolve SP, Anderson Possa e o Prefeito da Estância Climática de Cunha, Rolien Garcia.

Para saber mais:

CRÉDITO TURÍSTICO

DESENVOLVE SP – Na página inicial do site os interessados podem optar como “empresas” ou “municípios”.

INVEST SP – Clicar em “setores de negócios”

SEBRAE – (Capacitação)

VÍDEO: PAPO39 COM GUILHERME MIRANDA. (CLIQUE PARA ASSISTIR)

GALERIA DE FOTOS. CLIQUE PARA ACESSAR

Texto: Marcos Ivan de Carvalho, Canal39

Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan,Canal39

Comentários