ENSINO: EEAR forma mais 509 sargentos para a FAB

Especialistas promovidos tiveram solenidade na sexta-feira, 29 de novembro, em Guaratinguetá

(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Cumprindo sua missão de formar especialistas para o serviço de proteger o Brasil por meio dos diversos departamentos da Força Aérea Brasileira, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, com sede na Estância Turística de Guaratinguetá, realizou solenidade de promoção a terceiros sargentos dos 509 alunos concluintes dos cursos CFS (Curso de Formação de Sargento) e EAGS (Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento).

O evento, presidido pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, contou com a presença de parentes, amigos e convidados dos formandos os quais, em todos os momentos da solenidade, viveram momentos de muita emoção pela conquista obtida.

Por ter alcançado sua promoção a Terceiro Sargento, o aluno “Zero Um” (primeiro colocado) Caio Vilégas de Castro passou o estandarte da EEAR ao primeiro colocado da terceira para a quarta série, Alessandro Nunes Rosas Júnior, agora líder do Corpo de Alunos. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

O Comandante da Aeronáutica destacou o importante papel dos pais, enquanto principais educadores e incentivadores dos filhos. Em sua fala, referiu-se aos esforços de todos os alunos, sua dedicação nos exercícios e estudos, o que os capacita à carreira na Força Aérea Brasileira.

“Neste momento, se pudéssemos ouvir os pensamentos dos formandos destas duas turmas, Hélius e Bandeirantes, teríamos diferentes imagens de lugares e pessoas; de sonhos e de experiências, muitas das quais vividas no solo sagrado desta Escola e contariam histórias que, de maneira quase mágica, trariam todos a esse vitorioso dia”, disse Bermudez, que concluiu com a garantia de que “desde que cruzaram os portões dessa valorosa instituição de ensino, vindos de todo o Brasil, reuniram-se na Terra das Garças Brancas para dar início à concretização de um sonho. [.. . ] Não tenho dúvida de que muitos foram os desafios mas, unidos, os 290 homens e as 222 mulheres do Curso de Formação de Sargento e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento concluem, hoje, uma importante etapa em suas carreiras e se encontram aptos ao exercício das mais diversas funções em suporte da atividade fim da Aeronáutica”. (Na foto, o Comandante da Aeronáutica fala aos formandos - (Foto: Tenente Candiani, EEAR)

Os primeiros colocados do CFS e do EAGS receberam os prêmios “Honra ao Mérito” do Ministério da Defesa, entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, “Força Aérea Brasileira”, entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, e a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo, imposta pelo Comandante da Aeronáutica. Todas as premiações foram acompanhadas também pelo Comandante da EEAR.

Os primeiros colocados também tiveram a imposição de suas divisas pelas autoridades da Aeronáutica e familiares, sendo que os demais formandos as receberam de seus padrinhos e madrinhas.

Diante da Bandeira do Brasil os novos sargentos prestaram seu compromisso de defender a Nação até mesmo com o sacrifício do próprio sangue.

O Grupo Elite de Ordem Unida fez uma demonstração de habilidade, disciplina e entrosamento. Na foto, de Edna Maischberger para o Canal39, o Terceiro Sargento Fabrício, ex-líder do Grupo, faz sua última apresentação, antes de entregar o comando ao aluno Leão, novo destaque do Elite Especialista.

Após o desfile da tropa, os formandos retornaram ao pátio do prédio do Comando para o tradicional “fora de forma”, momento de plena e forte emoção, quando todos atiram seus quepes para o ar.

O Cerimonial da solenidade registrou a presença do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; do Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; além de Oficiais-Generais da Aeronáutica; autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Adidos Militares estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica; e familiares dos 509 novos sargentos.

(Texto de Marcos Ivan, Canal39, com informações do Tenente Mateus Candiani - EEAR)

ACESSE, ABAIXO, AS GALERIAS DE FOTOS DESSE IMPORTANTE EVENTO REALIZADO PELA EEAR EM GUARATINGUETÁ

Nota da Redação do Canal39:

Considerada oficialmente uma das Sete Maravilhas de Guaratinguetá, a Escola de Especialistas de Aeronáutica, efetivamente, dá sua contribuição ao trade turístico do município e das cidades do entorno, haja vista o grande número de pessoas envolvidas nas solenidades de formatura.

Praticamente todo o trade tem maior movimentação, considerando-se a necessidade de muitos turistas (essa é a denominação técnica para quem fica mais de um dia numa cidade à qual visita) em terem atendimento por serviços de hospedagem, alimentação, beleza, locação de vestimentas, transportes, souvenirs, saúde, etc.

Calculando-se com base no total de formandos (509), por exemplo, houve um aumento de pelo menos cinco vezes mais pessoas, basicamente no centro comercial da cidade. Ou seja, perto de 2.600 pessoas passaram pelo comércio de bens e serviços, movimentando a economia local.

Marcos Ivan de Carvalho

Diretor do Canal39 – MTb36001

Gestor de Turismo

GALERIAS DE FOTOS: Clique no link e, já navegando em cada galeria, clique para ampliar as fotos e mudar de página.

GALERIA 01       GALERIA 02     GALERIA 03   

GALERIA 04      GALERIA   05     GALERIA 06

Comentários