PLANEJAMENTO: Turismo avança com rotas cênicas de SP

Cadernos técnicos das quatro rotas cênicas são a última etapa antes dos editais que darão início às obras no Vale do Ribeira / Litoral Norte valida intervenções em sua Rota Cênica SP

O secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz, recebeu oficialmente nesta quarta-feira (29) os Cadernos Técnicos de validação das quatro rotas cênicas de SP, elaborados juntamente com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que contemplam trechos do Vale do Ribeira, do Litoral Norte, do Circuito das Águas e Flores e da Mantiqueira Paulista, além de 10 Cadernos Técnicos para o início da implantação da rota no Vale do Ribeira. O próximo passo será a abertura de edital para o início das obras. Estiveram presentes Ademir Villatoro e Luiza, Stankunas, do DER, Ike  Gevaerd, consultor do projeto Rota Cênica SP, além de Ailston Barbosa, coordenador de projetos da Invest-SP.

“Com as rotas cênicas, as rodovias deixam de ser apenas locais de passagem para se tornarem parte da experiência de viagem”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens de SP.  A ideia de implantar rotas cênicas é valorizar os atributos naturais e culturais em viagens rodoviárias e estabelecer paradas que deem mais significado ao deslocamento. “Pode ser uma vista exuberante no alto de uma serra, um patrimônio histórico e cultural com a instalação de plataformas, paradouros, mirantes e skywalks”, disse.

No caso do Vale do Ribeira/Vale do Futuro, foram validados 36 pontos de intervenção, que podem ser passarelas, mirantes, locais para venda de produtos locais de artesanato, gastronomia, informação turística, paradouros e estacionamentos. A primeira Rota Cênica SP vai passar por sete municípios: Iporanga, Apiaí, Ribeira, Guapiara, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras.

O Rota Cênica SP envolve diversos órgãos públicos além da Secretaria de Turismo e Viagens, tais como a Secretaria de Logística e Transportes, de Infraestrutura e Meio Ambiente, o DER, InvestSP, Fundação Florestal, prefeituras e secretarias de Turismo das cidades e ainda empreendedores e representantes do trade turístico da região. 

Elas foram aprovadas por decreto estadual (65.630) em abril de 2021 e deram ao estado a responsabilidade de fomentar as rodovias de potencial turístico em todo o estado. São Paulo tem a vantagem de possuir as dez melhores rodovias do País, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o que possibilita, na maioria das vezes, a construção de estruturas anexas e integradas, que não prejudicam o fluxo e viabilizam o turismo de forma segura.

O conceito de rotas cênicas já está consolidado nos Estados Unidos e em países europeus. Apenas na Alemanha há cerca de 150, que reforçam a vocação cultural, histórica e arquitetônica de trechos de rodovias com belezas naturais, culturais e polos gastronômicos. No Brasil, há algumas experiências pontuais, mas SP é o primeiro estado a incorporar a proposta de forma estruturante em sua política de estado.

Litoral Norte valida intervenções da Rota Cênica SP

Secretaria de Turismo e Viagens concluirá os projetos executivos no início de outubro
Equipes do Estado e das prefeituras das cidades do Litoral Norte fizeram uma vistoria na BR 101/SP 055 para validação dos locais que, após a conclusão dos projetos executivos, poderão receber as intervenções vinculadas às Rotas Cênicas de São Paulo. A esse trecho inicial, entre Bertioga e Ubatuba, será acrescentada a SP-131, em Ilhabela.
“O Litoral Norte tem as características de uma Rota Cênica. Com as intervenções vai agregar centros de visitantes, parques de campismo e estacionamentos, mirantes e passarelas panorâmicas, áreas de escape e descanso, trilhas, sinalização informativa e educativa, locais para venda de produção local, como artesanato e gastronomia, gerando emprego e renda para os moradores”, afirma o secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.
Feita a vistoria, a Secretaria de Viagens e Turismo do Estado entregará em outubro os projetos executivos das intervenções para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).


O Rota Cênica SP envolve diversos órgãos públicos além da Secretaria de Turismo e Viagens, tais como a Secretaria de Logística e Transportes, de Infraestrutura e Meio Ambiente, o DER, Invest SP, Fundação Florestal, prefeituras e secretarias de Turismo das cidades que integram o programa, e ainda empreendedores e representantes do trade turístico das regiões beneficiadas.
Integrante do grupo de trabalho, Guga Monteiro de Carvalho, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte, afirmou que “o projeto Rota Cênica é fundamental na valorização turística, pois além de uma intervenção intermunicipal, uma ligação entre um município e o outro, gera novas atrações turísticas e valorizando as paisagens que não são apreciadas”.
Para Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga, a Rota Cênica “os municípios terão suas atrações e potencial multiplicados pelo conjunto de intervenções”.
Um exemplo é o Morro das Sete Voltas. Na proposta, receberá equipamentos como paradouro, café e módulo sanitário, próximos ao acesso da rodovia. No final da trilha que leva ao platô, com vista para as praias de Barequeçaba e do Guaecá, será implantado com mirante suspenso. “A Rota Cênica é o produto ‘menina dos olhos’ do Litoral Norte. A Rio-Santos já é uma das estradas mais bonitas do Brasil, com histórico de belas vistas”, lembra Niuara Tedesco, secretária adjunta de Turismo de São Sebastião.
Consultor do projeto Rota Cênica SP, Ike Gevaerd ficou bastante satisfeito com os resultados da visita ao Litoral Norte. “Com a entrega do Caderno Técnico de Validação dos pontos, os municípios poderão buscar patrocínio junto à iniciativa privada ou usar recursos próprios para implantar as primeiras estruturas”.

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(Assessoria de Imprensa – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo)

 

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