PEREGRINAÇÃO: Caminho “Do Mar à Maria, uma só Fé” é apresentado em live

De Ubatuba a Aparecida, rota passa por Lagoinha, onde nasceu a ideia

Em reunião realizada na quarta-feira, 29, contando com representantes da Região Turística da Fé, Amarildo Pereira Marcos, Mestre de Cultura Popular e ex-secretário de Turismo de Lagoinha oficializou publicamente a sua ideia de um caminho de peregrinação entre o Litoral e Aparecida, sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora.

“O caminho já existe, nós buscamos dar um nome e definir trechos”, disse Marcos durante a sua conversa com nossa reportagem por ocasião da live para a qual foi convidado, integrando a Semana39, transmitida na manhã do dia 30, quinta-feira.

O principal objetivo do novo projeto, já denominado “Do Mar à Maria, uma só Fé” é o de integração entre os municípios de Lagoinha, Ubatuba, Catuçaba (Distrito de São Luiz do Paraitinga, Bairro do Bonfim (em Roseira) e Aparecida, congregando devotos de Nossa Senhora Aparecida).

Com esse roteiro, consequentemente, acontece fomento e desenvolvimento cultural, religioso, histórico e econômico, com fortalecimento e maior sensibilização quanto ao exercício da Fé e da devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Amarildo apresentou, especialmente para o Canal39 e seus seguidores, o Projeto aprovado pela governança da RegiãoTurística da Fé durante a Semana39, comemorativa à Semana Mundial do Turismo.

“É certo que a Fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida fazem parte do dia-dia do nosso povo católico independentemente de sua classe socioeconômica. Hoje até na escola não se pode pensar na educação com simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Nessa visão há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito por meio de incentivo à criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em diversos lugares que certamente podem ser aproveitadas ao contexto regional com a realização de presente proposta. É de amplo conhecimento que a Fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, possibilita o trabalho das emoções, a sociabilidade entre as pessoas que compartilham da mesma crença, embora esse projeto possa atingir também pessoas de outras crenças que venha a fazer a caminhada com um viés diferente da religião”, diz o texto de apresentação do Projeto. Na próxima semana publicaremos o vídeo contendo a conversa entre Amarildo Pereira Marcos (foto à esquerda) e nossa reportagem.

 

 

Comentários