CIRCUITO SESC DE ARTES: Programação on-line em evidência

Com programação que abrange 157 cidades do estado de São Paulo, evento totalmente on-line traz nomes de nove cidades do Vale do Paraíba.

De 8 a 19 de setembro o Sesc Taubaté apresenta uma programação com diversos nomes – entre artistas e pesquisadores – do Vale do Paraíba no CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS.


O evento é on-line, gratuito e apresenta atividades nas áreas de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

Com programação que abrange 157 cidades do estado de São Paulo, evento totalmente on-line traz nomes de nove cidades: Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Cunha, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga.
VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Turismo

Mapa Interativo: Cultura no Vale

O Vale do Paraíba reúne diferentes manifestações artísticas e culturais, sendo um celeiro para novas possibilidades criativas. Nesta ação, reunimos uma série de informações sobre lugares, tradições e curiosidades de nossa região em um passeio virtual para conhecer algumas das riquezas artísticas de nossas cidades.

De 8 a 19/9, terças a domingos. Disponível durante todo o período do circuito.

Youtube Instagram Facebook

Grátis. Livre.

Nomes e locais do passeio virtual:

· Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão

· Pintor naïf José Carlos Monteiro, de São Luiz do Paraitinga

· Museu do Zé Pereira, em São Bento do Sapucaí

· Casa dos Figureiros de Taubaté

· Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha

Ficha técnica

Direção: Magno Silveira

Fotografia: André Yamamoto

Magno Silveira - é designer, ilustrador e bibliófilo. Já teve trabalhos expostos na Mostra Seletiva da 6ª Bienal de Design Gráfico da ADGBrasil e obteve o primeiro lugar em cinco categorias nas 1ª e 2ª Semanas de Artes Gráficas do Vale do Paraíba, SP.

Autor de diversos projetos gráficos premiados e de exposições, há dois anos desenvolve pesquisa iconográfica e textos para a Globo Livros, selo Biblioteca Azul, sobre os ilustradores da obra infantil de Monteiro Lobato.

André Yamamoto – É fotógrafo de São José dos Campos com formação em design gráfico e direção de fotografia pela AIC. Desenvolve trabalhos relacionados a produção artística e performances ao vivo.

Música

Encontros musicais: Cultura popular e processo criativo

Com Siba Veloso e o coletivo de músicos da cidade de São Luiz do Paraitinga.

O encontro entre artistas locais da música, especialmente da cidade de São Luiz do Paraitinga, com o músico Siba Velloso, propõe trocas artísticas, partilha de processos criativos e práticas musicais, além de experimentações musicais e reflexões sobre as trajetórias destes músicos e a relação de sua arte com a cultura.

De 8 a 10/9, quarta a sexta, das 18h às 20h

Dia 11/9, sábado, das 10h às 12h

Plataforma Teams. Grátis. Livre.

Para músicos da cidade de São Luiz do Paraitinga.

Teatro

Residência em Teatro: Corpo e Dramaturgia na tela

Com Ivam Cabral, estudante de psicanálise, ator e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. Doutor em Teatro pela ECA/USP, é cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros. Como ator e dramaturgo, recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro (Shell, APCA, Governador do Estado, Aplauso Brasil, Arcanjo de Teatro, Cidadão Paulistano, entre outros). Em 2017, foi condecorado comendador, pela Câmara Brasileira de Cultura; e, em 2019, recebeu o Título Cidadão Paulistano, pela Câmara Municipal de São Paulo. É Diretor Executivo da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco.)

Umas das características mais marcantes da arte é sua multiplicidade de formas e conteúdo. Com a pandemia de covid-19, artistas, diretores e outros profissionais foram provocados a pensar diferentes formas de fazer teatro. A realização da residência pretende ser um espaço para a troca sobre os novos processos do fazer teatral, linguagens, expressão e a reinvenção do artista no ambiente virtual.

De 8 a 17/9, segunda, quartas, quinta e sextas, das 15h às 17h30. Exceto dias 14 e 16/9.

Inscrições a partir de 02/09 no inscrições.sescsp.org.br

Vagas limitadas. Plataforma Zoom

Grátis. 16 anos

Bate-papo

Fé e Cultura

Com Prof. Dr. Ana Carolina Nascimento, historiadora, cientista social pesquisadora; Prof. Me. Marco Sá, fotógrafo, pesquisador e Mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP; Prof. Dr. João Rafael Cursino, historiador. Mediação de Cristiane Cobra.

Uma conversa sobre fé e cultura, sobre devoções e religiosidades diversas, suas relações com as mais variadas manifestações culturais que compõem o patrimônio imaterial brasileiro, especialmente do Vale do Paraíba.

Dia 9/9, quinta, das 19h às 20h30. Youtube.

Grátis. Livre.

Reexibição

Web Série: Na Cozinha com Sacy

Com Solange Barbosa e equipe da comedoria do Sesc Taubaté

Quem acha que Sacy gosta só de piruá está muito enganado! Eles adoram ingredientes variados. A web série traz, em 4 episódios, a cultura alimentar dos peraltas e o passo a passo de alguns quitutes de dar água na boca. Vamos para a cozinha!

De 11 a 19/9, sábados e domingos, das 9h às 12h.

Youtube. Grátis. Livre.

Dança

Espetáculo

Vídeodança Ausências

Com os bailarinos Pollyana Nunes, Jeff e Gustavo Fartaki. Trilha: beatbox de Joãozinho e Marcola, soprano Mere de Oliveira e percussão Maracatu do Vale.

Performance de dança realizada nos espaços do Sesc, mostrando a relação do espaço e as ausências evidenciadas em tempos de isolamento social: ausência de visibilidade e de igualdade. A performance resultará em uma peça de videodança, com trilha do beatbox de Joãozinho e Marcola e da canção à capela da mezo soprano Mere de Oliveira.

Dias 11 e 18/9, sábados, às 19h.

Youtube. Grátis. Livre.

Dança

Jongo do Tamandaré: memórias e territórios

Com integrantes da comunidade do Jongo do Tamandaré

Apresentação do Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá), uma manifestação cultural típica do sudeste brasileiro, que envolve religiosidade, dança e música. As origens do Jongo remontam ao Congo-Angola, lugar de onde os negros de origem bantu foram trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Dia 13/9, segunda, às 15h.

Youtube. Grátis. Livre.

Bate-papo

Onda resistente: rádio e suas metamorfoses

Com José Rogério Martins, secretário de Cultura de Cruzeiro e radialista, Claudio Nicolini jornalista e radialista e o Prof. Dr. Lourival Galvão Jr. pesquisador da cultura do rádio. Mediação de Marcelo Hespaña, jornalista.

O encontro propõe uma discussão sobre o Rádio e suas metamorfoses durante a pandemia e com os avanços tecnológicos.

Dia 14/9, terça, das 19h às 20h30.

Youtube. Grátis. Livre.

Mural de Afetos

Curadoria de (Felipe Rezende) Ifi!

Intervenção urbana com artistas de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena e São Bento do Sapucaí, que propõe a criação de um espaço para a reflexão sobre os afetos positivos no período da pandemia da Covid-19. Por meio do olhar do fotógrafo e artista André Yamamoto, os murais vão ganhando espaço nas redes sociais e se tornando um canal de fruição de pensamentos positivos e de união entre todos que assistem.

De 08 a 19/09. Grátis. Livre.

Youtube Instagram Facebook

Mural de Afeto - A Coletividade

Com Pablo Rodrigo (Pablo 78)

Utilizando tinta acrílica e spray o artista usará sua técnica de desenhar e de capturar gestos criando uma composição de personagens que interagem entre si para representar a coletividade e sua diversidade, inspirando o respeito às diferenças entre outros valores de civilidade. Seus traços ganham curvas e formas em um emaranhado de cores convidando para a contemplação da composição.

De 8 a 10/9, quarta a sexta, das 8h às 17h. Grátis. Livre.

Local: Cruzeiro

Mural de Afeto - O Tempo

Com Gui Mogli e Daniel Retroarte

Mogli interpreta aspectos regionais com elementos de uma sociedade rural, muito presente em cidades do interior. Sua arte coloca um olhar sobre as relações e a transformação do tempo, entre elementos naturais e humanos presentes na região. A paleta de cores reduzida, traços grossos e desenho fluido ampliado nos muros em preto e branco, sintetizam paisagens humanas e urbanas de maneira marcante.

De 11 a 13/9, segunda a domingo, das 9h às 17h. Grátis. Livre.

Local: Guaratinguetá

Mural de Afeto- Juventude

Com Reginaldo BK

O artista traz personagens autorais que interagem com temas atuais e propõe uma obra que se relaciona com a juventude e o espaço da cidade, por meio de uma linguagem descontraída. Sob os efeitos do spray, uma série de elementos gráficos e pictóricos surge, que partem da influência do grafite. BK pretende apresentar um olhar bem-humorado para promover afetos a partir de sua obra.

De 14 a 16/9, terça a quinta, das 9h às 17h. Grátis. Livre.

Local: São Bento do Sapucaí

Mural de Afeto- As Emoções

Com Felipe Rezende (Ifi!)

A linguagem gráfica do estêncil, marca do trabalho do artista, retrata expressões humanas obtidas a partir de fotografias que capturam olhares que transmitem emoções leves e imaginativas. Ao utilizar tinta acrílica e sprays, em uma paleta de cores equilibrada, com tons frios e quentes, o artista busca uma atmosfera vibrante, oferecendo uma janela de contemplação para momentos de reflexão.

De 17 a 19/9, sexta a domingo, das 9h às 17h. Grátis. Livre.

Local: Lorena

Informações à imprensa:

_______________________________________

Consuelo Carvalho
Coordenadora de Comunicação | Sesc Taubaté

Fabio Silva
Assessor de imprensa

Comentários