LITERATURA: Dom Pedro III, se a monarquia tivesse levado a melhor

Livro de estreia do jornalista Aurélio Figueiredo imagina o retorno do Império brasileiro

Em 1993, o Brasil foi convocado às urnas. Nada de escolher candidatos. Em jogo, algo inédito na história recente: um plebiscito para definir a forma e o sistema de governo do país. O resultado – todos nós sabemos – foi a vitória da República presidencialista. Mas, no livro de estreia do jornalista Aurélio Figueiredo, as coisas aconteceram de outro jeito.

Ao melhor estilo WHAT IF (E se), ou seja, de histórias contra factuais que alteram fatos e personagens conhecidos do passado, o livro Dom Pedro III – o começo da história apresenta ao público Pedro Leopoldo de Orleans e Bragança, um personagem fictício que seria bisneto da Princesa Isabel, trineto de Dom Pedro II e herdeiro do extinto trono brasileiro.

Em 1988, ano da promulgação da Constituição Cidadã, que de fato incluiu a realização do plebiscito, Pedro Leopoldo é procurado por uma jovem e ambiciosa deputada que deseja restaurar a monarquia. Ambos se unem ainda a um padre e um jornalista. Embora inspirados por um ideal, os quatro personagens veem no retorno do rei a possibilidade de vencer as próprias frustrações e realizar sonhos pessoais.

A narrativa de texto ágil e costurada a partir da ficção misturada com fatos e personagens reais, o que desperta no leitor a curiosidade sobre passagens da História do Brasil. "No meu livro, a história não parou em Dom Pedro II. Há um novo Dom Pedro, o terceiro, e o país volta a ser um Império a partir de 1993 após uma trama de acontecimentos sociais, políticos e religiosos. Farei ainda mais dois livros, formando assim uma trilogia. Neles, a história dará um salto e chegará aos dias atuais", afirma o autor.

SERVIÇO:

Dom Pedro III – o começo da história

Lançamento: 7 de setembro de 2021 (mídias sociais)

Número de páginas: 184

Formato: físico e ebook

Vendas: www.dompedroterceiro.com.br

Instagram: @dompedroterceiro

Contato: (11) 99897-9485

SOBRE O AUTOR: O jornalista Aurélio Figueiredo é natural de Lorena/SP. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui passagens pela TV Aparecida, TV Pai Eterno e TV Globo – RJ. É fundador do Instoria, empresa especializada em projetos culturais e históricos. Foi produtor-executivo e roteirista da série Guia Politicamente Incorreto – Temporada 2 (History Channel) e do docudrama Aparecida do Brasil (TV Aparecida e History Channel).

.......................................................................................................................

(INTEGRAPRESS – Assessoria de Imprensa / Foto dos livros: Divulgação)

Comentários