HISTÓRIA: Núcleo Pindamonhangaba de A Jornada dos Príncipes realiza primeira reunião

Aproximação com o CEO do evento, envolvimento da mídia local e resgate da Igreja São José forma itens da pauta

Contando com a presença de Malcom Forest, CEO de A Jornada dos Príncipes - evento comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil, em 2022, a primeira reunião do Núcleo Pindamonhangaba da AJDP aconteceu na noite de sábado, 28, em formato virtual.

O jornalista Marcos Ivan, do Canal39, representando a produção do evento em Pindamonhangaba, fez as apresentações dos convidados cujas presenças se confirmaram: Bete Guimarâes, professora aposentada, escritora e acadêmica da APL; jornalistas Ana Maria Braz e Adelson Cavalcante, proprietários a Visual Produções e Lightman Publicidade e Propaganda.

Na ocasião, Forest estabeleceu os objetivos da Jornada dos Príncipes e destacou a importante participação dos poderes constituídos nos municípios pelos quais deverá ocorrer a Jornada. Da mesma forma, há a intenção de, ao máximo, promover-se a integração com a sociedade civil, haja vista o importante momento cívico.

Por conta da pandemia do corona vírus, as ações foram retardadas e, a partir de agora há o propósito de se estabelecer o mais rápido envolvimento de todos os setores e promover a captação de recursos, por meio de patrocínios os quais suportem os custos das comemorações.

Especificamente em Pindamonhangaba, a organização da Jornada dos Príncipes pretende realizar ações capazes de ofertarem, à ocasião do bicentenário, bons resultados para, de maneira indelével, acontecer o registro das homenagens também à Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro, haja vista o fato de dez cidadãos pindamonhangabenses terem sido testemunhas oculares do Grito do Ipiranga. Historiadores contam estarem, os restos mortais desses nobres locais, sepultos na Igreja São José da VIla Real de Pindamonhangaba.

A reunião, organizada pelo diretor do Canal39, jornalista Marcos Ivan, representando AJDP, buscou envolver a mídia local, por conta da indispensável multiplicação das informações geradas pelo Núcleo. Assim, justifica-se plenamente o convite feito ao presidente da AJOP - Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba, cujo presidente se dispôs em despachar comunicado oficial da entidade notificando seus associados a respeito da participação na reunião.

Com isso, em havendo a sensibilidade natural dos profissionais de comunicação do município, haverá maior cobertura de público, por conta da natural diversificação de veículos.

O evento online serviu como preparatório para o próximo, agendado para as 17h do dia 02 de setembro, quando deverá estar presente o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

Cabe destacar, em tempo, ter havido convite para o presidente e demais membros da Comissão pelo Bicentenário, nomeada pelo prefeito Isael Domingues. Entretanto, não houve o comparecimento dos mesmos, talvez por conta do agendamento em final de semana.

Com referência à Igreja São José, foi feito o lançamento oficial do abaixo assinado pleiteando tombamento, pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de todas as instalações do templo, bem como a sua restauração, em razão de o mesmo ser um panteão histórico nacional.

O abaixo assinado pode ser acessado por meio do QRCODE abaixo.

Outro bicentenário comemorado em 2022 é o da morte de Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, o Frei Galvão. 

Devoto fervoroso e miraculado pelo primeiro Santo brasileiro, Malcolm Forest também informou estar elaborando agenda comemorativa.

Em conversa anterior com o subsecretário Alexandre Pereira Costa, responsável pela área de Imprensa da Prefeitura de Pindamonhangaba, o mesmo garantiu a fala do chefe do Executivo, Dr. Isael Domingues, o qual deverá estar engajado nas tratativas e ações em comemoração ao bicentenário do Grito do Ipiranga.

Por sua vez, padre Kleber Rodrigues da Silva, pároco de Nossa Senhora do Bom Sucesso, resposável pela Igreja São José, também informou a respeito de seu empenho em prol da restauração do panteão formado pela Igreja São José.

.................................

Da redação do Canal39.

 

 

Comentários