CULTURA: Bete Guimarães no Papo39 fala de Pindamonhangaba no Grito do Ipiranga

A Guarda de Honra do Príncipe Dom Pedro e a Igreja São José estão no roteiro da conversa.

Prosseguindo com a programação de transmissões ao vivo, pelo nosso canal nas redes sociais, o Papo39 de sexta-feira, 20 de agosto, conta com a presença de Elisabete Nogueira da Silva Guimarães.

A professora Bete Guimarães.

Natural de Pindamonhangaba, casada, mãe de três filhos, avó de cinco netos.

Formada professora de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Brasileira, e Língua Inglesa.

Tem várias especializações na área de Língua Portuguesa e Redação Oficial e para vestibulares, e pós graduação em Língua Portuguesa e Gramática aplicada ao texto.

Ministrou aulas por todo esse Vale do Paraíba, escolas públicas e privadas, Universidade de Taubaté e Fasc/Famusc, aposentando- se pela Unesp de Guaratinguetá em 2002.

Fundou uma escola nesta cidade, Alfabete Cursos preparatórios, que contribuiu para a Educação por quase 25 anos.

Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura por 4 anos, presidente da Associação Cultural e Turística de Pindamonhangaba, Diretora de eventos do Clube Literário de Pindamonhangaba, secretária do Conselho de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Prefeitura de Pindamonhangaba por dois anos, secretária da Academia Pindamonhangabense de Letras por 8 anos e presidente desta mesma instituição por 8 anos.

Sua produção literária soma, até agora, 12 livros, alguns em parceria, com temáticas e gêneros distintos: poemas, crônicas, ensaios, história, romances e participa da segunda antologia da Academia Pindamonhangabense de Letras.

Pindamonhangaba no Grito do Ipiranga

O Papo39 vai fluir num clima de contar a contribuição de Pindamonhangaba para com a jornada do Príncipe Dom Pedro e a proclamação da Independência do Brasil.

Vamos conversar sobre a Guarda de Honra e a importância da Igreja São José, sepulcro dos restos mortais desses cidadãos locais os quais participaram do Grito.

Transmissão pelo Facebook.com/canal39pinda, a partir das 18 horas de sexta-feira, 20 de agosto.

 

 

.

 

 

 

Comentários