ATRATIVO: Trem do Devoto de Aparecida retoma atividades e amplia atendimento aos visitantes (contém vídeo)

Trenzinho passa pelo Caminho do Rosário, ligando Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu.

Um dos mais frequentados atrativos de lazer, em Aparecida (SP), é o Trem do Devoto.

Paralisado por alguns meses, por conta dos protocolos sanitários estabelecidos para enfrentamento à COVID-19, o Trenzinho volta a circular no trajeto de 1,4km, unindo a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, próximo ao local onde os três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora.

Procurado por moradores locais e um sem número de turistas peregrinos, tornou-se, em curto espaço de tempo, uma recomendada opção de passeio.

Funcionando, agora, com duas composições (2 trens) tracionadas sobre monotrilho suspenso, cada uma dela transporta, por viagem, 60 pessoas, 12 em cada um dos 5 vagões.

Viajar no Trem do Devoto é uma experiência diferente, segundo muitos depoimentos de visitantes.

Indicado para, também, facilitar a participação de idosos, crianças e pessoas com limitação da capacidade motora, o Trem do Devoto percorre todo um cenário, a céu aberto, o qual contém, em escala natural, 128 obras dos artistas plásticos Blas e Angela Servín ilustrando as principais passagens dos 4 Mistérios do Rosário.

Momentos únicos para oração, meditação e contemplação.

“Protocolos de segurança

Devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), o do Trem do Devoto está operando com um protocolo de medidas para prevenção contra a doença, seguindo as orientações dos órgãos competentes.

. Redução da capacidade de operação em 25%;

. Distanciamento de 1,5m por visitante, inclusive colaboradores;

. Uso de máscara em todo complexo e durante o passeio;

. Sinalização no piso, com áreas delimitadas, distanciadas a 1,5m.;

. Grupos familiares e/ou de amigos não serão separados,

Em todo o complexo, serão instalados totens de álcool em gel com acionamento pelos pés e dispenser de álcool em gel para higienização dos visitantes;

Higienização constante nos equipamentos de uso coletivo e também dependências do empreendimento, inclusive o próprio equipamento em cada ciclo de viagem.

Projeto

A implantação do Trem do Devoto foi realizada pela Bontur, empresa que também opera os Bondinhos Aéreos, que ligam o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. A operação e a tecnologia utilizadas no novo empreendimento também estão a cargo da empresa.

O sistema é o mesmo ao utilizado no Parque Unipraias, de Balneário Camboriú (SC). Apesar de ser baseado em conceitos internacionais de automação, o empreendimento possui engenharia brasileira.

Serviço - Trem do Devoto

Local: Caminho do Rosário. (Cidade do Romeiro)

Para informações sobre ingressos e horários de funcionamento, consulte: (12) 3104-3470 ou comercial@bondinhoaparecida.com.br.

Mais informações, acesse: https://tremdodevoto.com.br/

..........................

Texto: Marcos Ivan/Canal39 e Wilson Silvaston/Integrapress

Comentários