EFCJ: Trem de Serra ainda sem previsão de retomada

Cronograma passa por adequações por conta das condições impostas pela pandemia

Muito se fala sobre a bonita viagem no trecho Pindamonhangaba/Campos do Jordão, a bordo das automotrizes da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

O chamado “Trem de Serra”, cujas atividades estão paralisadas há bom tempo, devido à ocorrência de acidente e necessária adequação das condições de trânsito e estruturais, deveria ter seu retorno já anunciado.

Devido às alternâncias de orientações por conta da pandemia, todas as atividades tiveram seus calendários intensamente afetados.

A última informação obtida, da parte de um ex-diretor da EFCJ, seria o retorno do Trem de Serra ainda no primeiro semestre de 2021.

Em consulta formal ao departamento de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, obtivemos a informações de referido trecho de serra da Estrada de Ferro Campos do Jordão continuar “em obras de melhorias na via permanente para que possam voltar a circular no local os chamados "Trens de Serra". Devido à pandemia, estão sendo realizadas adequações no cronograma das obras, mas a ferrovia trabalha para que logo possa anunciar uma data de retorno dos trens de passageiros no trecho”.

Com respeito às condições do leito ferroviário e as principais medidas de modernização dos sistemas de segurança e dos próprios trens a SMT destacou a execução de diversas ações, como a manutenção preventiva e corretiva na via permanente, incluindo:

. Troca de dormentes;

. Substituição de trilhos;

. Aplicação de brita sob o trilho;

. Instalação de 3º trilho nas curvas;

“A ferrovia também realiza a manutenção de suas placas de segurança ao longo da via e seus trens passam por revisões periódicas visando aumentar a confiabilidade e a segurança operacional ferroviária”.

ÁGUAS CLARAS

No embalo do pedido de informações, perguntamos a respeito do Parque Reino das Águas Claras, inclusive quanto às possibilidades de sua privatização.

RESPOSTA: “O Parque Reino das Águas Claras teve suas estátuas em cerâmica reformadas em 2020 e funcionava de segunda a sábado até o início da pandemia. Desde 20 de março de 2020 está com atividades suspensas como medida de prevenção ao avanço da Covid-19, porém conta com limpeza e conservação periódica da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Não há informações sobre possibilidade de privatização do local”.

--------------------------------

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informes da Imprensa STM/SP

 

Comentários