ARTESANATO: Secretarias Estaduais do Turismo e Desenvolvimento Econômico firmam parceria

Programa Artesanato Local pretende dar mais visibilidade aos produtores

A produção artesanal é, sem dúvida, uma das mais importantes e históricas fontes de renda para subsistência das famílias de incontáveis localidades brasileiras.

Além de preservar e difundir a tradição artesanal, as peças comercializadas atraem, para os locais onde são produzidas, grande número de turistas, revendedores e colecionadores.

Em cada região, em cada peça de artesanato, é possível distinguir a herança cultural por meio das cores, tramas, traços, entalhes, linhas e meios de expressão. Soma-se, a isso, a criatividade e a sensibilidade de cada um dos artesãos.

Com foco  nesse comprovado ambiente, as Secretarias Estaduais do Turismo e do Desenvolvimento Econômico   firmaram agora em março, importante parceria para maior fomento da produção cultural originada no artesanato, propondo-se, os dois organismos de governo, envidar esforços para contribuir no processo de retomada pós-pandemia e motivando, ainda mais, as localidades vocacionadas em artesanato.

O projeto ganhou a denominação de Artesanato Local, autenticando a proposta de fomentar, ainda, o desenvolvimento dos demais integrantes do trade, como meios de hospedagem, alimentação, transportes, atrativos formatados e, naturalmente, a atuação dos Guias de Turismo ou monitores.

Segundo o secretário de Turismo do estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, “Turismo e Artesanato tem tudo a ver e podem, juntos, levar a cultura paulista para mais longe, e o desenvolvimento caminha junto. [...] Para o turista é muito importante levar um pedaço do  destino visitado. E a forma de fazer isso é por meio do artesanato”.

“Estamos assinando um acordo de cooperação técnica para o fomento do artesanato paulista. Desta forma, vamos integrar todas as nossas forças do Turismo, do artesanato e dos empreendedores de SP para que possamos ter melhores resultados do artesanato, que valoriza tanto a nossa cultura e a nossa história”, comentou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico e coordenadora da SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades.

Em sua fala, por ocasião da assinatura da parceria, Lummertz sinalizou com a proposta de, efetivamente, acontecer um “plus” no segmento. “Poderemos assim, fomentar o artesanato e o turismo nesse que e é um importante passo para as ações de retomada, quando pudermos voltar as nossas atividades normais. Estamos nos preparando para quando isso passar, e essa é uma ação essencial”, destacou o secretário.

..............................................

Texto: Marcos Ivan, Canal39.

Comentários