PESQUISA: Setur SP quer saber quem comanda o Turismo dos Municípios

Questionário busca apurar quantos profissionais capacitados trabalham nas prefeituras

Planejar ações para o trade turístico, com foco no melhor desempenho e obtenção de resultados exige, naturalmente, diálogo “na mesma língua” entre Estado e Municípios.

Daí, a pergunta básica: quem, e em quantas prefeituras do Estado de São Paulo, tem alguma formação focada em turismo? Quantos profissionais e quais os encargos a eles atribuídos pela administração municipal?

O elenco de atores, capazes de fazer a diferença na promoção inteligente do Turismo Receptivo de cada município é composto por Turismólogos, Guias de Turismo e Tecnólogos?

Sem dúvida, é passível de análise, pelos administradores municipais, a nomeação de gestores para atuação eficaz e eficiente.

Um grande risco é utilizar espaços da administração pública para preenchê-los tão somente com nomes e não qualificação. Principalmente no Turismo Receptivo, área capaz de promover a inclusão social, a geração de empregos e renda. Para isso, a importância da especialização dos responsáveis por sua condução.

Visando obter o mais exato perfil da gestão de turismo no Estado de São Paulo, enquanto a análise se estabelece no plano da Administração dos Municípios, a Secretaria Estadual de Turismo, por meio de sua Coordenadoria de Turismo – COTUR e do Centro de Inteligência de Economia do Turismo – CIETUR, instituiu uma pesquisa sobre a verdadeira situação trabalhista e acadêmica dos grupos existentes em cada cidade paulista.

Essa ação tem apoio da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo – ABBTUR.

Em fala, anunciando o lançamento da pesquisa, o titular da pasta no Estado de SP, Vinícius Lummertz, destacou a importância dessa ação. “As pesquisas são elementos fundamentais para o avanço da nossa atuação e, com este trabalho, pretendemos identificar informações relevantes que subsidiarão tanto o estado quanto os municípios no planejamento, desenvolvimento e prática da atividade turística”, disse.

O site da Secretaria Estadual de Turismo traz, no corpo da nota referente ao assunto, o seguinte texto:

“Turismólogo  é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. Já o Guia de Turismo, única profissão regulamentada do setor, é o profissional cuja função é assessorar turistas ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos, além de dar apoio na logística da viagem. Por sua vez, os Tecnólogos são formados em curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, de Hotelaria, Eventos e Gastronomia”.

CLIQUE PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DA PESQUISA

___________________________

Marcos Ivan de Carvalho, MTb36001, da Redação do Canal39 com informações da SETUR-SP.

Comentários