MÚSICA: 3º Festival de Arte Vale do Paraíba - Tributo à Pena Branca e Xavantinho divulga programação

Festival de Arte Vale do Paraíba busca preservar o universo da viola caipira do interior de São Paulo

Evento mergulha nas raízes culturais do interior, exaltando a viola caipira como instrumento presente nas manifestações populares tradicionais, compondo a paisagem sonora do Brasil!

Movimentando grupos, formando novos artistas e unindo gerações, a viola caipira, instrumento característico da cultura brasileira já reconhecido como patrimônio imaterial em lugares como Minas Gerais, é o argumento para reunir cem artistas durante quatro dias em um grande festival virtual.

Enaltecendo tudo o que a viola caipira representa na cultura do Estado de São Paulo, de 06 a 10 de janeiro de 2021, acontece a 3ª edição do Festival de Arte Vale do Paraíba, com um Tributo à Pena Branca e Xavantinho (foto). O evento idealizado pela produtora cultural Ivete Nenflidio, da In Totum Cultura Criativa, com produção artística de Luciana Passarini, da Carretel Music, acontece em formato on-line com transmissão gratuita pelo Facebook e Youtube.

O evento conta atrações especiais no segundo dia (07) como a apresentação do músico, compositor, arranjador e produtor musical João Oliveira, Nô Stopa, cantora e compositora, filha do cantor/compositor mineiro Zé Geraldo, Anderson Martins, violeiro cantador, Caio de Souza, que mostra como o universo da viola brasileira é rica em timbres e texturas, Lia Marques, Léo Couto e o Grupo Paranga, que trabalha uma visão cosmopolita das raízes da cultura regional, traz a alegria do universo caipira.

O terceiro dia (08) conta com apresentações de Fabrício Conde, compositor, violeiro, poeta, escritor e exímio contador de causos, Rodrigo Zanc e Cláudio Lacerda, compositores, cantores e instrumentistas, apaixonados pelo Brasil caipira, apresentando canções que foram eternizadas por Pena Branca e Xavantinho, os artistas Zanc e Lacerda, o violeiro cantador e compositor Luiz Salgado, Leticia Leal, produtora, cantora, compositora e instrumentista.

No dia 09 de janeiro o festival recebe Noel Andrade, acompanhado pelos músicos Felipe Câmara e Edu Malta, para apresentar canções que falam do Brasil caboclo, do universo caipira e de manifestações populares. Bruno Sanches músico de espírito andejo, que viaja por tempos e lugares diversos através da poesia, novos arranjos e interpretações. Jackson Ricarte, guiado pela sonoridade da viola, cantando as paisagens sonoras do Brasil caipira e Moreno Overá acompanhado pelo músico instrumentista Rafael Gandolfo, que com leveza, poesia e humor, homenageiam a dupla, em meio a canções emblemáticas e declamações.

O evento tem apoio cultural da Casa de Oswaldo Cruz (São Luiz do Paraitinga) e do SESI São José dos Campos, onde foram gravadas as apresentações com mediação do cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, importante nome do gênero caipira, que já atuou em parceria com Pena Branca, um dos grandes homenageados.

A realização do projeto é do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e foi contemplado pelo ProAC Editais, com idealização da In Totum Cultura Criativa e produção artística da Carretel Music.

SERVIÇO:

3º Festival de Arte Vale do Paraíba – Tributo à Pena Branca e Xavantinho - Grátis

Onde assistir

 www.facebook.com/intotumeventos ou www.festivaldeartevaledoparaiba.com

www.youtube.com/channel/UCo6KdMUgV3PJXIVZDYzgJPw/videos

Programação:

07 de janeiro de 2021 - Quinta-feira – Horário: a partir de 20h00

- João Oliveira / Nô Stopa e Juninho Serafranny / Anderson Martins / Caio de Souza / Lia Marques e Léo Couto / Grupo Paranga

08 de janeiro de 2021 – Sexta-feira - Horário: a partir de 20h00

- Fabrício Conde / Rodrigo Zanc e Claudio Lacerda / Luiz Salgado / Letícia Leal

09 de janeiro de 2021 - Sábado - Horário: a partir de 20h00

- Noel Andrade, Felipe Câmara, Edu Malta / Bruno Sanches / Jackson Ricarte / Moreno Overá e Rafael Gandolfo

10 de janeiro de 2021 - Domingo – Horário: a partir de 20h00

- Oficina de lutheria com Luciano Queiroz

- Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha - Mediador: Cláudio Lacerda - Convidados: Luciano Batista (Mestre de Folia de Reis), José Ricardo (Contramestre de Folia de Reis) e Ari Pereira (Tocador de rabeca / Articulador Cultural)

- Grupo de Jongo Mistura da Raça - Mediador: Cláudio Lacerda - Convidados: Laudeni de Souza (Mestre Jongueiro), Márcia Cunha (Jongueira / Articuladora Cultural) e a senhora Dona Adélia (Matriarca da família)

- Maracatu Baque do Vale

- Palestra Show com João Oliveira e Luiz Salgado (encontro foi filmado na Casa Oswaldo Cruz)

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini / Foto de abertura: Divulgação

Comentários