PESQUISA: Estado tem COMTURs como mobilizadores para melhores resultados

SETUR-SP quer estudar perfil dos municípios turísticos para daqui a 10 anos

Atualmente o Estado de São Paulo soma 210 cidades turísticas. Setenta delas são Estâncias e os demais 140 são MIT – Municípios de Interesse Turístico.

Todas essas cidades têm repasses do Estado para a realização de ações focadas no fomento e divulgação do turismo.

Focando alcançar o mais real dos perfis regionais e, naturalmente, a vocação turística preponderante, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo iniciou uma pesquisa de campo, com previsão de término em 08 de janeiro.

Até o momento dos trabalhos a pesquisa já obteve mais de cinco mil e quinhentos formulários retornaram respostas à pesquisa “Como você vê o turismo da região onde mora”. Moradores de 169 dos 210 municípios já deram sua contribuição ao evento.

A SETUR SP conta, em seu projeto, com o apoio de representações do trade turístico, departamentos municipais de turismo e o principal objetivo e estabelecer o retrato socioeconômico dos moradores nesses municípios, fator determinante para se avaliar, também, os impactos da circulação de turistas e a projeção de desenvolvimento regional dentro da próxima década.

Segundo fala do titular da pasta estadual do Turismo, Vinicius Lummertz, “ao opinar, por meio da pesquisa, os moradores estão contribuindo para o desenvolvimento local”.

Ubatuba, Garça, Araraquara, Marília e Tupã são os municípios com maior número de participantes, até o momento, contribuintes com respostas aos formulários.

COMTUR

Naturalmente a imprensa é uma ferramenta de divulgação desse trabalho de pesquisa, mas, segundo técnicos da SETUR-SP, é indispensável a ação apoiadora dos COMTURs – Conselhos Municipais de Turismo para a consecução do mais amplo sucesso e alcance dos objetivos.

PERGUNTAS:

Alguns itens indagados na pesquisa:

Quais são suas principais preocupações em relação ao turismo em sua cidade?

Quais são os principais benefícios do turismo em sua comunidade?

Você trabalha no setor de turismo? (alojamento, alimentação, transporte de passageiros, agência de viagens, eventos, atividades culturais, desportivas ou recreativas).

OUTROS ITENS:

(Para escolher a melhor adequação)

. turismo causa danos ao meio ambiente

. turismo torna difícil encontrar moradia

. turismo cria empregos para as pessoas da minha cidade

As associações comerciais também constam nos planos de obtenção de resultados.

Para saber mais, basta acessar a pesquisa, disponível até 8 de janeiro de 2021 no site da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39)

Ilustração: Setur-SP - Divulgação.

 

Comentários