EXPOSIÇÃO: Tropeirismo ganha espaço na Torre do Morro do Cruzeiro em Aparecida

Museu de Nossa Senhora Aparecida disponibiliza parte de seu acervo para visitação

O Vale do Paraíba, historicamente, tem em seu currículo ser caminho de tropeiros.

De suas idas e vindas, levando e trazendo ouro, café, notícias, a partir de certo tempo começaram, esses trabalhadores, a fazer parada de pouso em Aparecida. Para reverência à imagem de Nossa Senhora da Conceição e descanso de poder continuar a jornada.

Naturalmente, ao longo de seu progresso, o município desenvolveu recursos de manutenção e abastecimento aos tropeiros.

Por outro lado muitos, já devotos de Nossa Senhora, deixavam – como gratidão por alguma graça alcançada – peças de seus pertences ou acessórios, depositados aos pés do altar da Santa.

Somando-se ofertas e tempo, resultado há numa incrível coleção a qual, pela própria situação temporal, se torna registro de uma história dos tropeiros.

O Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília do Santuário Nacional, guarda um grande acervo desses objetos e, para marcar a presença do tropeirismo como contribuição não só ao desenvolvimento da região mas, muito especialmente, à propagação da fé e da devoção, realiza uma exposição de parte do seu conteúdo num espaço do Mirante do Morro do Cruzeiro.

“O caminho das tropas e o surgimento de vilas e cidades” foi montada no salão térreo da Torre do Mirante, contendo 43 peças como: estribos, caçambas, fivelas, freio, relho, focinheira, cincerros, guampa, cordas, chicote, tacho, panela de ferro, chocolateira, almofariz com mão, candeeiros, garfos, caneca, punhal com bainha, espora, isqueiro, porta pavio e outros.

Erica Andreza Coelho Bowersos, curadora da mostra, destaca a ideia de homenagear os tropeiros, os quais “há séculos foram responsáveis por desbravar trilhas e ampliar o povoamento e criação de novas cidades nos interiores do nosso país, colaborando com o transporte de alimentos e produtos para esses povoados".

A coleção principal de peças do tropeirismo está na reserva técnica no 2º andar do Museu de Nossa Senhora Aparecida, na Torre Brasília, onde existe uma mostra permanente sob o título “O Museu e suas Histórias”.

(Texto: Marcos Ivan, Canal39)

Morro do Cruzeiro

Importante local de peregrinação do município de Aparecida, o Morro do Cruzeiro abriga o caminho com as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos acontecem as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa.

No alto, além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.

A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os católicos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Desde junho de 2014, o local está ligado ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por meio do teleférico "Bondinhos Aéreos". A estrutura é composta por 47 cabines construídas com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. Cada Bondinho tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida.

História

A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925. As capelinhas da Via-Sacra foram inauguradas pelo vigário padre Antônio Pinto de Andrade, durante a celebração da Semana Santa, em 1948. Em 2014, foi concluída a instalação do teleférico com cabines fechadas, integrando o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida”.

(Texto de divulgação dos serviços – Elaboração Integrapress)

Fotos: Divulgação

Serviço

Onde: no pátio do Santuário Nacional, próximo à Capela do Batismo.

Funcionamento: segundas às sextas-feiras, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Valor: passeio completo adulto (Teleférico + Torre Mirante) R$30; ingresso infantil e sênior R$15; crianças de 0 a 5 anos não pagam.

Informações: (12) 3104-3470 ou comercial@bondinhoaparecida.com.br.

 

Comentários